[:pb]Calculando facilmente o grau de fibrose – Índice APRI[:es]Calculando fácilmente el grado de fibrosis – Índice APRI[:]

19803

[:pb]Somente por meio da realização de uma biopsia do fígado é possível se conhecer com segurança o real estado do fígado, mas a biopsia é um procedimento invasivo do qual muitos pacientes tem verdadeiro pavor.

Existem métodos não invasivos, mas todos eles têm o defeito de não serem totalmente seguros no resultado obtido. Em geral os métodos não invasivos são assertivos quando existe pouca ou nenhuma fibrose ou, quando existe uma fibrose muito avançada ou cirrose, mas o resultado fica comprometido nos casos de fibrose moderada. Isto é, se na escala METAVIR que indica os níveis de fibrose pela letra F, onde cada número corresponde ao grau de fibrose, assim, F0 e F1 indicam um fígado em bom estado, F3 e F4 indicam um dano considerável e F2 um quadro moderado de fibrose.

Um dos métodos mais simples e fáceis para se calcular o nível de fibrose é o APRI, o qual considera o resultado do nível da transaminases TGO (ou AST) e o número de plaquetas. O resultado da transaminases AST/TGO deve ser dividido pelo valor de referencia (máximo) que aparece no resultado do exame. O resultado da divisão é então dividido pelo número de plaquetas e depois esse novo resultado é multiplicado por 100.

Pronto! Se o resultado do APRI é inferior a 0,5 muito provavelmente não existe fibrose (F0) ou existe um mínimo de fibrose (F1). Mas se o resultado do calculo APRI for superior a 1,5 o resultado não é bom, já que indica que pode existir uma fibrose avançada (F3) ou até cirrose (F4). Um resultado entre 0,5 e 1,5 não consegue identificar se existe qualquer grau de fibrose ou cirrose.

Veja alguns exemplos de como o calculo é realizado:

Tendo um resultado da transaminase TGO/AST de 33 obtido por um resultado de laboratório que mostra um índice de referência máximo de 40, devemos fazer o seguinte calculo:

33 dividido por 40 = 0,825

Então 0,825 é dividido pelo número de plaquetas mostradas no hemograma, por exemplo, 200, o que vai dar um resultado de 0,004125. Finalmente devemos multiplicar este número por 100, obtendo então um resultado final de 0,41 o que mostra que muito provavelmente não existe nenhuma fibrose significativa.

Outro exemplo:

Tendo um resultado da transaminase TGO/AST de 115 obtido por um laboratório que mostra um índice de referência máximo de 40, devemos fazer o seguinte calculo:

115 dividido 40 = 2,875

Então 2,875 é dividido pelo número de plaquetas mostradas no hemograma, por exemplo, 150, o que vai dar um resultado de 0,01916. Finalmente devemos multiplicar este número por 100, obtendo então um resultado final de 1,91 mostrando que provavelmente o fígado apresente uma fibrose mais significativa ou até uma cirrose.

ATENÇÃO:

O resultado do valor da transaminase ALT/TGO pode sofrer variações por vários motivos, por isso não deve se utilizar como valor correto o último dos resultados, sendo recomendável realizar a média de três resultados, com intervalos superiores de trinta dias entre eles.

IMPORTANTE:

Em nenhuma situação o calculo APRI pode substituir a biopsia como conduta diagnostica, servindo somente como mais um instrumento para a estratégia clínica a ser seguida pelo profissional que atende o paciente.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.


Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.


Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM


O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO[:es]Solamente por medio de la realización de una biopsia del hígado es posible se conocer con seguridad el real estado del hígado, pero la biopsia es un procedimiento invasivo de la cual muchos pacientes tiene verdadero pavor.

Existen métodos no invasivos, pero todos ellos tienen el defecto de no ser totalmente seguros en el resultado obtenido. En general los métodos no invasivos son asertivos cuando existe poca o ninguna fibrosis o, cuando existe una fibrosis muy avanzada o cirrosis, pero el resultado queda comprometido en los casos de fibrosis moderada. Esto es, si en la escala METAVIR que indica los niveles de fibrosis por la letra F, donde cada número corresponde al grado de fibrosis, así, F0 y F1 indican un hígado en buen estado, F3 y F4 indican un daño considerable y F2 un cuadro moderado de fibrosis.

Uno de los métodos más simple y fáciles para calcular el nivel de fibrosis es el APRI, el cual considera el resultado del nivel de la transaminasas TGO (o AST) y el número de plaquetas. El resultado de la transaminasas AST/TGO debe ser dividido por el valor de referencia (máximo) que aparece en el resultado del examen. El resultado de la división es entonces dividido por el número de plaquetas y después ese nuevo resultado es multiplicado por 100.

¡Pronto! Si el resultado del APRI es inferior a 0,5 muy probablemente no existe fibrosis (F0) o existe un mínimo de fibrosis (F1). Pero si el resultado del calculo APRI es superior a 1,5 el resultado no es bueno, ya que indica que puede existir una fibrosis avanzada (F3) o hasta cirrosis (F4). Un resultado entre 0,5 y 1,5 no logra identificar se existe cualquier grado de fibrosis o cirrosis.

Vea algunos ejemplos de como el cálculo es realizado:

Teniendo un resultado de la transaminasa TGO/AST de 33 obtenido por un resultado de laboratorio que muestra un índice de referencia máximo de 40, debemos hacer el siguiente cálculo:

33 dividido 40 = 0,825

Entonces 0,825 es dividido por el número de plaquetas mostradas en el hemograma, por ejemplo, 200, lo que va a dar un resultado de 0,004125. Finalmente debemos multiplicar este número por 100, obteniendo entonces un resultado final de 0,41 lo que muestra que muy probablemente no existe ninguna fibrosis significativa.

Otro ejemplo:

Teniendo un resultado de la transaminasa TGO/AST de 115 obtenido por un laboratorio que muestra un índice de referencia máximo de 40, debemos hacer el siguiente cálculo:

115 dividido por 40 = 2,875

Entonces 2,875 es dividido por el número de plaquetas mostradas en el hemograma, por ejemplo, 150, lo que va a dar un resultado de 0,01916. Finalmente debemos multiplicar este número por 100, obteniendo entonces un resultado final de 1,91 mostrando que probablemente el hígado presente una fibrosis más significativa o hasta una cirrosis.

ATENCIÓN:

El resultado del valor de la transaminasa ALT/TGO puede sufrir variaciones por varios motivos, por eso no debe se utilizar como valor correcto el último de los resultados, siendo recomendable realizar la media de tres resultados, con intervalos superiores de treinta días entre ellos.

IMPORTANTE:

En ninguna situación el cálculo APRI puede sustituir la biopsia como conducta diagnostica, sirviendo solamente como más un instrumento para la estrategia clínica a ser seguida por el profesional que atiende el paciente.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com 


IMPORTANTE: Los artículos se encuentran en orden cronológico. El avanzo del conocimiento en las pesquisas puede tornar obsoleta cualquier colocación en pocos meses. Encontrando colocaciones diversas que puedan ser consideradas controversias siempre debe se considerar la información más actual, con fecha de publicación más reciente.


Carlos Varaldo y el Grupo Optimismo declaran que no tienen relaciones económicas relevantes con eventuales patrocinadores de las diversas actividades.


Aviso legal: Las informaciones de este texto son meramente informativas y no pueden ser consideradas ni utilizadas como indicación médica.


Es permitida la utilización de las informaciones contenidas en este mensaje si se cita la fuente: WWW.HEPATO.COM


El Grupo Optimismo es afiliado a AIGA – ALIANZA INDEPENDIENTE DE GRUPOS DE APOYO[:]