Exames de laboratório necessários antes de iniciar o tratamento da hepatite C

530

Voltar

Vamos falar sobre os principais exames de laboratório de fundamental importância, esclarecendo que o médico poderá, ainda, solicitar muitos outros, conforme a necessidade e sua interpretação de dados complementares.

– Hemograma completo – Avalia a anemia, leucopenia e trombocitopenia. Também determina a deficiência de ferro antes do tratamento.

– Creatinina – Fundamental para avaliar a existência de doenças nos rins que podem afetar a dosagem da ribavirina. Serve também para diagnosticar possível causa da doença renal.

– Transaminases – As transaminases são as enzimas hepáticas ALT, AST e GGT mediante as quais é possível determinar o grau inicial de inflamação no fígado, mas não serve para diagnosticar a causa de inflamação.

– Função hepática – Determina a função hepática mediante os resultados de albumina, INR e bilirrubina.

– TSH – Para identificar anormalidades existentes na tiroide.

– Anti-HIV – Exame para diagnosticar a infecção pelo HIV (AIDS) o que pode determinar um tratamento diferenciado da hepatite C em pacientes co-infectados HIV/HCV. No tratamento com inibidores de proteases a interação medicamentosa com medicamentos para o tratamento da AIDS pode ser altamente perigosa.

– Hepatite B – Necessidade de efetuar os testes HBV (HBsAg, anti-HBs Ab e anti-HBc Ac para diagnosticar a presença ou ausência de imunidade, co-infecção HBV/HCV ativa ou a hepatite B já curada. Pacientes curados da hepatite B correm o risco de reativar a hepatite B após o tratamento da hepatite C.

– Ferro (saturação) – Necessário para identificar pacientes que sofrem de hemacromatose.

– Gravidez – Obrigatório em mulheres, para garantir com total segurança que a paciente não está gravida.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.


Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.


Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM


O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar