Café, um protetor para obesos com esteatose não alcoólica – ALEH 2014

672

Voltar

Diversos estudos confirmam ao beneficio do consumo de café com algumas doenças do fígado, como a hepatite C e a esteatose (gordura no fígado) não alcoólica.

Um grupo de 100 pacientes obesos, com índice de massa corporal acima de 35, submetidos a cirurgia bariátrica que tiveram diagnostico de esteatose (não provocada pelo consumo de álcool) tiveram os dados analisados no relativo a sexo, idade, índice de massa corporal, consumo de café, e danos no fígado, todos eles apresentando um índice de resistência a insulina similar.

Dentro do grupo os pacientes foram divididos em 3 grupos, os que bebiam menos de 200 ml de café ao dia, os que bebiam entre 200 e 400 ml de café ao dia e os que bebiam mais de 400 ml ao dia.

A relação entre o consumo de café com a esteatose não alcoólica e grau de fibrose foi observada em 69% dos pacientes que bebiam menos de 200 ml de café ao dia, em 63,2% dos que bebiam entre 200 e 400 ml de café ao dia e em 52,6% dos que bebiam mais de 400 ml de café ao dia.

Concluem os autores que o diagnostico da esteatose não alcoólica e a fibrose foi menos frequente nos obesos que tinham um consumo mais elevado de café e que os resultados sugerem que esse tipo de paciente obeso que bebe café pode ter uma possibilidade menor de desenvolver esteatose.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
COFFEE CONSUMPTION IS A PROTECTOR FACTOR FOR SEVERE OBESE PATIENTS WITH NONALCOHOLIC STEATOHEPATITS – ALEH 2014 – Barros RK, Cotrim HP, Daltro CH, Alves E, Freitas LA, Oliveira YP, Vasconcelos AC; Araújo F; Daltro CS and NASH Study Group – NASH Study Group – PPgMS – Faculdade de Medicina – Universidade Federal da Bahia – Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade, Salvador – BA – CpGMS – FIOCRUZ, Salvador – BA

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.


Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.


Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM


O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar