[:es]ABSURDO – ONGs de hepatites são contra tratar infectados com fibrose F2[:]

1970

ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO – AIGA
Aliança Brasileira pelos Direitos Humanos e o Controle Social nas Hepatites
ONG Registro n° 055986/2009
Internet: www.aigabrasil.org e-mail: aiga@aigabrasil.org

ABSURDO – ONGs de hepatites são contra tratar infectados com fibrose F2

Semana passada o Movimento Brasileiro de Luta Contra as Hepatites Virais – MBHV – de forma oficial, pelo Ofício Nº 10/05/2017/CAMS/PR endereçado a Diretora do Departamento ITS/AIDS/Hepatites Virais, Dra. Adele Benzaken, entre outras coisas coloca textualmente:

” Dizem que a procura por tratamento caiu tanto que deveríamos incluir os pacientes com F2 no protocolo de tratamento, opção pela a qual somos radicalmente contra, pois ninguém morre com F2. ”

É isso mesmo que você está lendo, o MBHV e as ONGs a ele associadas estão solicitando para que não sejam contempladas com o tratamento os infectados com hepatite C com fibrose F2.

Um posicionamento totalmente contrário ao das associações que compõem a Aliança Independente dos Grupos de Apoio – AIGA – as quais lutam para que os infectados com fibrose F2 sejam contemplados até a metade deste ano e todos os infectados, incluindo os com fibrose F0 e F1 sejam contemplados no próximo ano, dentro da nossa meta TESTAR E TRATAR, assim imediatamente após o diagnostico o infectado com qualquer dano no fígado receberá o tratamento. Temos certeza que essa também é o compromisso e a meta do ministério da saúde.

PARA COMPRENDER COMO AS ASSOCIAÇÕES DE PACIENTES (ONGs) ESTÃO REPRESENTADAS

No Brasil existem dois movimentos que congregam as associações de pacientes. Eles são o Movimento Brasileiro de Luta Contra as Hepatites Virais – MBHV, conforme o Oficio posicionados contra tratamento para fibrose F2 e, a Aliança Independente dos Grupos de Apoio – AIGA a favor de tratamento para todos os infectados, com qualquer fibrose.

Por ética, em respeito a algumas das ONGs associadas do MBHV e, ainda, para não ser processado, não posso colocar quais ONGs são associadas do Movimento Brasileiro de Luta Contra as Hepatites Virais – MBHV. As ONGs associadas ao MBHV, expressam seus posicionamentos por meio de seus representantes legais e na medida em que estes manifestam posicionamentos, entende-se que há consenso entre seus filiados.

No mesmo sentido, as ONGs que compõem a Aliança Independente dos Grupos de Apoio – AIGA – da qual tenho orgulho de ser o presidente, são associações compostas em sua maioria por pacientes (ONGs), assim como o MBHV. A diferença é que as decisões publicitadas pela AIGA, são discutidas exaustivamente entre os filiados até que haja consenso para manifestação de opinião. Entendemos que na representação dos pacientes não podemos prejudicá-los negando provimento às suas necessidades. Pelo contrário, precisamos ajudar a promoção da política de saúde e buscar mecanismos de controle, prevenção e tratamento da doença que mata milhões de pessoas. Assim, ante nossa manifestação, contrária àquela, entendemos o diagnóstico e imediato tratamento da doença, antes do agravamento, gera melhor condição de vida ao paciente, impede gastos excessivos, ao SUS, em caso acometimento grave do paciente, equilibra os gastos do sistema de saúde e busca o bem estar social do doente.

Portanto, prevenir, diagnosticar e tratar, é melhor do que deixar agravar.

Carlos Varaldo
Presidente da ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO – AIGA

Grupos de pacientes e ONGs associadas da AIGA

Entre em contato com um deles!

AM – Manaus – Yura-NÁ – Liga amazonense de apoio ao portador de hepatite e controle social – e-mail: valedojavari-am@hotmail.com
BA – Feira de Santana – Grupo Otimista Feirense de Apoio aos Portadores Hepatites Virais – e-mail: grupootista@gmail.com
BA – Ipiaú – Grupo Nova Vida de Apoio as Pessoas Vivendo com DST, Aids e Hepatites Virais – e-mail: assnovavida@gmail.com
BA – Salvador – ATX-BA – Associação de Pacientes Transplantados da Bahia – e-mail: atxba@hotmail.com
CE – Fortaleza – ABC VIDA Associação Cearense de Portadores de Hepatite C – e-mail: abcvida.ce@bol.com.br
DF – Brasília – ANIMANDO-C – e-mail anabarcellos@gmail.com
GO – Goiânia – Grupo Eles por Eles atuando nas DST – HIV e Hepatites Virais – e-mail: liorcino@yahoo.com.br
MA – São Luis – Grupo UNA-C – de Apoio a Portadores de Hepatite C – e-mail: rosangelaeleres@yahoo.com.br
PA – Belém – APAF – Associação Paraense dos Amigos do Fígado – e-mail: apaf13@yahoo.com.br
PE – Recife – NAPHE – Núcleo de Apoio aos Portadores de Hepatite – e-mail naphenaphe@hotmail.com
RJ – Niterói – Grupo Gênesis de Apoio a Portadores de Hepatite de Niterói – e-mail Genesisnit@gmail.com
RJ – Petrópolis – Grupo Hepato Certo de Apoio a Portadores de Hepatite C – e-mail: kyciadoo@gmail.com
RJ – Rio de Janeiro – Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite – e-mail: hepato@hepato.com
RJ – São Gonçalo – Grupo Amarantes de Apoio a Portadores a Hepatites Virais – e-mail: grupoamarantes@gmail.com
SC – Blumenau – Grupo Hercules – Coordenadoria de Doações e Transplantes de Fígado – e-mail: astroblu20@gmail.com
SC – Chapecó – Grupo Desbravador de Apoio aos Portadores da Hepatite C – e-mail:barella@epagri.rct-sc.br
SC – Florianópolis – Grupo Hercules de Apoio a Portadores de Hepatites Virais – e-mail: gru_hercules@yahoo.com.br
SP – Araçatuba – Grupo ARAÇAVIDA de Araçatuba – e-mail: famorin@ig.com.br
SP – Barretos – Grupo Direito de Viver de Apoio a Portadores de Hepatite C – e-mail: direitoviver@ig.com.br
SP – São José do Rio Preto – GADA Grupo de Amparo ao Doente de Aids e Hepatites Virais – e-mail: gada@terra.com.br
SP – São Paulo – INSTITUTO ONCOGUIA (Somente para questões de câncer de fígado) – e-mail: tiagomatos@oncoguia.org.br
SP – São Manuel – ONG C Tem que Saber C Tem que Curar de Apoio a Portadores de Hepatite C – e-mail: contato@ctemquesaber.com.br

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente. Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades. Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO