[:pb]Mitos e verdades na alimentação da pessoa com diabetes[:es]Mitos y verdades en la alimentación de la persona con diabetes[:]

4860

[:pb]

Realizando um apanhado resumido de publicações da Associação Americana de Diabetes (American Diabetes Association) é possível desmitificar mitos e verdades que circulam sobre a alimentação de pessoas com diabetes.

Muito bem coloca uma médica da associação quando coloca que a desinformação somada a experiências ruins nos cuidados sabem ser a fonte de uma série de mitos acerca da alimentação das pessoas com diabetes, assim, comentaremos a seguir alguns deles.

MITO 1 – Uma pessoa com diabetes deve seguir uma dieta estrita, sem doces ou farinhas.

FALSO – Na atualidade a alimentação de um diabético é muito mais liberal que anos atrás. A pessoa com diabetes pode comer quase de todo, porém em porções pequenas e deve “queimar” calorias realizando exercícios diariamente. É importante no início seguir os conselhos de um nutricionista.

MITO 2 – As pessoas com diabetes devem seguir dietas com poucos carboidratos.

FALSO – Os alimentos ricos em carboidratos, como os pães, cereais, arroz e massas, são uma importante forma de energia para o organismo e, por isso, são muito importantes para uma alimentação saudável. Não pode deixar de comer carboidratos, mas deve ser comedido na quantidade. Uma dieta com poucos carboidratos pode ocasionar problemas digestivos, aumentar o colesterol ou os triglicerídeos.

A alimentação de uma pessoa com diabetes deve ser variada sem cair em excessos. Deve cuidar o consumo de açúcar existente em refrigerantes e produtos de padaria doces e, também de gorduras saturadas, como a existente na manteiga.

A Associação Americana de Diabetes recomenda limitar o consumo de refrigerantes, sucos de fruta, bebidas energéticas e outras bebidas açucaradas. Uma lata de refrigerante contem aproximadamente 150 calorias e 40 gramas de carboidratos, o que equivale a 10 colheres de café de açúcar.

Na página da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) é encontrado um excelente manual que ensina as pessoas com diabetes a calcular a quantidade da carboidratos, acesse o manual em http://www.diabetes.org.br/publico/component/content/article/171-informativo-3/1452-contagem-de-carboidratos?Itemid=445

MITO 3 – Alimentos diet ou light controlam o peso, a glicemia e podem ser consumidos indiscriminadamente.

FALSO – Apesar de serem produtos com menos gordura ou sem açúcar eles podem ter muitas calorias e tudo o que uma pessoa come e não o elimine com atividades físicas resultará em ganho de peso.

MITO 4 – Comer açúcar em excesso causa diabetes.

CONTROVERSO – Comer açúcar ou doces em excesso pode levar a obesidade e, especialmente se existe histórico familiar de diabetes, poderá levar a desenvolver diabetes. Não existem estudos que indiquem que comer doces ou açúcar em excesso causem diabetes em todas as pessoas.

Alimentos com açúcar “especial”, isto é, a frutose (por exemplo) não oferecem nenhum benefício extra, também em geral são mais caros e podem ter efeitos colaterais não desejados pelos elementos que contem.

MITO 5 – Suco de limão e suco de abacaxi queima gordura e curam a diabetes.

FALSO – Pessoas que comem em excesso e decidem fazer uma dieta a base de sucos de limão e de abacaxi conseguem diminuir o nível de açúcar no sangue e passa a queimar a gordura, mas isso se deve porque radicalmente durante dias se alimentam com os sucos reduzindo drasticamente o consumo de alimentos calóricos e o organismo passa a usar as reservas de energia que se encontram na gordura. O resultado será provocar uma hipoglicemia que pode levar a causar um desmaio e até levar ao coma. E quando voltar a alimentação normal o peso aumenta e o açúcar no sangue também. Nunca faça tal regime!

MITO 6 – A fruta é um alimento saudável, podendo comer quanto quiser.

CONTROVERSO – As frutas são um alimento saudável, fornecem fibras ao organismo, vitaminas e minerais, mas também contém carboidratos. Consulte seu médico ou nutricionista sobre a quantidade, frequência e tipos de frutas ideais para um diabético.

MITO 7 – Pessoas com diabetes não podem comer chocolate, doces ou balas.

REALIDADE – Chocolate, doces e balas não estão proibidos para pessoas com ou sem diabetes, mas o importante é comer em pequenas porções e de preferência somente em ocasiões especiais.

MITO 8 – Diabetes pode ser transmitido a outra pessoa.

FALSO – Diabetes não é uma enfermidade contagiosa. As causas do diabetes são genéticas e, no caso do Tipo 2, associadas ao estilo de vida.

MITO 9 – Uma pessoa com diabetes pode ter gripe ou outras doenças com maior facilidade.

FALSO – Uma pessoa com diabetes não possui maior facilidade para pegar gripe ou ter outras doenças que a população em geral, mas é importante se prevenir tomando todo ano a vacina contra a gripe, pois no diabético as complicações da gripe podem ser maiores.

FINALIZANDO

A melhor dieta para uma pessoa com diabetes é a combinação de alimentos, medicamentos e exercícios. Cada um deles por separado não funcionam, os três devem ser feitos simultaneamente todos os dias.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.


Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.


Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM


O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO[:es]

Realizando un resumen de publicaciones de la Asociación Americana de Diabetes (American Diabetes Association) es posible desmitificar mitos y verdades que circulan sobre la alimentación de personas con diabetes.

Muy bien coloca una médica de la asociación cuando coloca que la desinformación sumada a experiencias ruines en los cuidados saben ser la fuente de una serie de mitos acerca de la alimentación de las personas con diabetes, así, comentaremos a continuación algunos de ellos.

MITO 1 – Una persona con diabetes debe seguir una dieta estricta, sin dulces o harinas.

FALSO – En la actualidad la alimentación de un diabético es mucho más liberal que años atrás. La persona con diabetes puede comer casi de todo, sin embargo, en porciones pequeñas y debe “quemar” calorías realizando ejercicios diariamente. Es importante en el inicio seguir los consejos de una nutricionista.

MITO 2 – Las personas con diabetes deben seguir dietas con pocos carbohidratos.

FALSO – Los alimentos ricos en carbohidratos, como los panes, cereales, arroz y masas, son una importante forma de energía para el organismo y, por eso, son muy importantes para una alimentación saludable. No puede dejar de comer carbohidratos, pero debe ser comedido en la cantidad. Una dieta con pocos carbohidratos puede ocasionar problemas digestivos, aumentar el colesterol o los triglicéridos.

La alimentación de una persona con diabetes debe ser variada sin caer en excesos. Debe cuidar el consumo de azúcar existente en refrescos y productos de panadería dulces y, también de grasas saturadas, como la existente en la mantequilla.

La Asociación Americana de Diabetes recomienda limitar el consumo de refrescos, jugos de fruta, bebidas energéticas y otras bebidas azucaradas. Una lata de refresco contiene aproximadamente 150 calorías y 40 gramos de carbohidratos, lo que equivale a 10 cucharitas de café de azúcar.

MITO 3 – Alimentos diet o light controlan el peso, la glicemia y pueden ser consumidos indiscriminadamente.

FALSO – A pesar de ser productos con menos grasa o sin azúcar ellos pueden tener muchas calorías y todo qué una persona come y no lo elimine con actividades físicas resultará en ganancia de peso.

MITO 4 – Comer azúcar en exceso causa diabetes.

CONTROVERSO – Comer azúcar o dulces en exceso puede llevar a la obesidad y, especialmente se existe histórico familiar de diabetes, podrá llevar a desarrollar diabetes. No existen estudios que indiquen que comer dulces o azúcar en exceso causen diabetes en todas las personas.

Alimentos con azúcar “especial”, esto es, la fructosa (por ejemplo) no ofrecen ningún beneficio extra, también en general son más caros y pueden tener efectos secundarios no deseados, por los elementos que contienen.

MITO 5 – Zumo de limón y zumo de piña quema grasa y curan la diabetes.

FALSO – Personas que comen en exceso y deciden hacer una dieta a base de zumos de limón y de piña consiguen disminuir el nivel de azúcar en la sangre y pasan a quemar la grasa, pero eso se debe porque radicalmente durante días se alimentan con los zumos reduciendo drásticamente el consumo de alimentos calóricos y el organismo pasa a usar las reservas de energía que se encuentran en la grasa. El resultado será provocar una hipoglicemia que puede llevar a causar un desmayo y hasta llevar al coma. Y cuando vuelva la alimentación normal el peso aumenta y el azúcar en la sangre también. ¡Nunca haga tal régimen!

MITO 6 – La fruta es un alimento saludable, pudiendo comer cuanto quiera.

CONTROVERSO – Las frutas son un alimento saludable, suministran fibras al organismo, vitaminas y minerales, pero también contiene carbohidratos. Consulte su médico o nutricionista sobre la cantidad, frecuencia y tipos de frutas ideales para un diabético.

MITO 7 – Personas con diabetes no pueden comer chocolate, dulces o caramelos.

REALIDAD – Chocolate, dulces y caramelos no están prohibidos para personas con o sin diabetes, pero lo importante es comer en pequeñas porciones y de preferencia solamente en ocasiones especiales.

MITO 8 – Diabetes puede ser transmitido a otra persona.

FALSO – Diabetes no es una enfermedad contagiosa. Las causas de la diabetes son genéticas y, en el caso del Tipo 2, asociadas al estilo de vida.

MITO 9 – Una persona con diabetes puede tener gripe u otras enfermedades con mayor facilidad.

FALSO – Una persona con diabetes no posee mayor facilidad para pegar gripe o tener otras enfermedades que la población en general, pero es importante se prevenir tomando todo año la vacuna contra la gripe, pues en el diabético las complicaciones de la gripe pueden ser mayores.

FINALIZANDO

La mejor dieta para una persona con diabetes es la combinación de alimentos, remedios y ejercicios. Cada de ellos por separado no funcionan, los tres deben ser hechos simultáneamente todos los días.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com 


IMPORTANTE: Los artículos se encuentran en orden cronológico. El avanzo del conocimiento en las pesquisas puede tornar obsoleta cualquier colocación en pocos meses. Encontrando colocaciones diversas que puedan ser consideradas controversias siempre debe se considerar la información más actual, con fecha de publicación más reciente.


Carlos Varaldo y el Grupo Optimismo declaran que no tienen relaciones económicas relevantes con eventuales patrocinadores de las diversas actividades.


Aviso legal: Las informaciones de este texto son meramente informativas y no pueden ser consideradas ni utilizadas como indicación médica.


Es permitida la utilización de las informaciones contenidas en este mensaje si se cita la fuente: WWW.HEPATO.COM


El Grupo Optimismo es afiliado a AIGA – ALIANZA INDEPENDIENTE DE GRUPOS DE APOYO[:]