ANVISA aprova o primeiro medicamento para todos os genótipos da hepatite C

147

Voltar

Um novo remédio para tratamento de hepatite C teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na segunda-feira (16), com publicação no Diário Oficial da União.

O Maviret® (glecaprevir/pibrentasvir) foi aprovado para utilização em comprimidos de 100mg e 40mg.  O medicamento é indicado para pacientes com e sem cirrose em tratamento de hepatite C. Por ser um medicamento pan-genótipo serve para tratar os genótipos 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

Está sendo aguardado para os próximos dias o registro na ANVISA do Epclusa® (sofosbuvir/velpatasvir), também um medicamento pan-genótipo, e quando da aprovação o Brasil terá disponível tudo o de mais moderno e atual para o tratamento da hepatite C.

MUDANÇAS NO PROTOCOLO DE TRATAMENTO – PCDT

A recomendação da CONITEC aprovada em março para atualização do protocolo de tratamento indica os seguintes medicamentos:

– Daclatasvir

– Simeprevir

– Sofosbuvir

– Viekira Pack®

– Harvoni®

– Zepatier®

– Interferon Peguilado

Com a aprovação do Maviret® e nos próximos dias o Epclusa® seguramente um novo texto para incorporação dos medicamentos no protocolo deverá ser submetido a CONITEC, pois depende desses dois medicamentos a possibilidade de cumprimento do plano para eliminação da hepatite C no Brasil.

Surgirá então uma dúvida, será possível administrar estoques e logística de distribuição de nove medicamentos?

Acredito que será uma tarefa impossível e o ministério da saúde, em discussão com o Departamento de Assistência Farmacêutica e o Departamento ITS/AIDS/Hepatites Virais vai reduzir a oferta a somente três ou quatro medicamentos já que com esses é possível atender todos os infectados e todas as situações possíveis e a logística de aprovação, controle e distribuição será simplificada.

Estimo que somente após essa definição de quais medicamentos serão incorporados num novo texto do protocolo de tratamento é que o ministério vai realizar a compra dos medicamentos.

Nos esperam algumas semanas muito emocionantes!

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar