Tratamento do câncer de fígado com sorafenibe e radiação interna (SIRT) – EASL 2018

803

Voltar

Dois estudos apresentados no Congresso Europeu de Fígado EASL 2018, relataram o tratamento do câncer de fígado usando combinações de terapia sistêmica com sorafenibe e terapia seletiva de radiação interna (SIRT) ou quimo embolização trans-arterial (TACE) em pessoas com câncer de fígado avançado.

O estudo SORAMIC de sorafenib versus sorafenib e SIRT recrutou pessoas na Europa com câncer de fígado localmente avançado considerado inadequado para tratamento potencialmente curativo. O objetivo do tratamento foi melhora dos sintomas.

O sorafenibe associado à SIRT não melhorou a sobrevida comparado ao sorafenibe em monoterapia na população geral do estudo, mas a análise por subgrupo mostrou que o tratamento combinado melhorou a sobrevida em pessoas sem cirrose, em pessoas sem doença hepática alcoólica e em pessoas com menos de 65 anos.

O estudo STAH recrutou pessoas com carcinoma hepatocelular avançado na Coréia do Sul e randomizou os participantes do estudo para receber sorafenibe em mono terapia ou sorafenibe mais TACE (injeção de drogas quimioterápicas nos vasos sanguíneos que alimentam tumores).

Este estudo também não encontrou nenhuma diferença de sobrevida global, mas as pessoas que receberam duas ou mais sessões TACE tiveram uma sobrevida mais longa. Sobrevida livre de progressão, tempo mediano até a progressão e taxa de resposta tumoral foram modestas, mas significativamente, maiores no braço de combinação.

Eventos adversos graves ocorreram com maior frequência no braço de combinação. Os pesquisadores concluíram que o tratamento combinado melhorou a sobrevida em pessoas capazes de passar por mais de uma sessão TACE, mas não relatou preditores de quais pessoas seriam capazes de passar por mais de uma sessão.

MEU COMENTÁRIO

O tratamento com sorafenibe (Nexavar®) continua sendo a opção preferencial para o câncer de fígado.

Fontes:

  • Ricke J et al. The impact of combining Selective Internal Radiation Therapy (SIRT) with Sorafenib on overall survival in patients with advanced hepatocellular carcinoma: The Soramic trial palliative cohor – Ricke J et al.  – EASL 2018 – Abstract LBO-005.
  • Sorafenib with versus without concurrent conventional transarterial chemoembolization (cTACE) in patients with advanced hepatocellular carcinoma (HCC): Results from a multicenter, open-label, randomized, controlled phase III STAH trial – Park JW et al.  – EASL 2018 -Abstract GS-003.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar