Impacto da cura da hepatite C nas manifestações extra-hepáticas: uma meta-análise.

424

Voltar

As manifestações extra-hepáticas nos infectados pela hepatite C são responsáveis ​​pela morbidade e mortalidade de muitos pacientes. Os novos esquemas de tratamento antiviral livres de interferon, que apresentam a oportunidade de tratar todos os pacientes infectados, exigem uma melhor compreensão dos benefícios do tratamento de indivíduos cronicamente infectados não cirróticos.

Uma revisão sistemática foi realizada a partir de buscas em bancos de dados direcionados no Embase e no Medline. Os dados foram extraídos de um total de 48 estudos científicos.

A cura da hepatite C foi associada à redução da mortalidade extra-hepática. A cura foi associada com remissões completas mais altas em pacientes com vasculite por crioglobulinemia e uma resposta objetiva maior naqueles com doenças linfo proliferativas malignas de células. A cura também foi associada à redução da resistência à insulina e um efeito protetor significativo na incidência de diabetes.

Foi observada uma redução na incidência de eventos cardiovasculares nos pacientes curados. Ao comparar os resultados da Avaliação Funcional da Terapia da Doença Crônica – Escala de Fadiga (FACIT-FS) no acompanhamento dos pacientes uma melhora significante foi encontrada nos pacientes curados da hepatite C.

Concluem os autores que a cura da hepatite C pode reduzir as manifestações extra-hepáticas relacionadas a doença. Dados de alta qualidade e relatórios durante períodos de acompanhamento mais longos serão necessários para explorar completamente as estratégias abrangentes de tratamento da hepatite C.

Fonte: Impact of sustained virological response on the extrahepatic manifestations of chronic hepatitis C: a meta-analysis – Cacoub P, Desbois AC, Comarmond C , Saadoun D – Gut. 2018 Apr 27. pii: gutjnl-2018-316234.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar