Os 20 melhores alimentos para o fígado

3314

Voltar

O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, e seu funcionamento está diretamente ligado aos alimentos que ingerimos diariamente. Você sabe quais são os alimentos preferidos do seu fígado? Eles podem auxiliá-lo em suas funções e fazer com que nosso organismo também se sinta melhor em geral.

Sem um fígado, uma pessoa não pode sobreviver. O fígado tem a função de desintoxicar o sangue para se livrar de substâncias nocivas (como drogas, álcool e outras toxinas), fornece vitaminas e ferro ao corpo, usa o açúcar como fonte de energia quando os níveis estiverem abaixo do necessário, produz a bile (substância necessária para digerir gorduras), dividir a hemoglobina bem como a insulina e outros hormônios e eliminar os glóbulos vermelhos sem funcionamento.

Tudo o que você comer ou beber irá passar através do fígado. A seguir, iremos explicar quais são os 20 principais alimentos que ajudam no bom funcionamento do fígado.

Aveia

Alimentos com muita fibra podem ajudar seu fígado a trabalhar melhor. A aveia é uma aliada da dieta para perda de peso pois tem um processo digestivo lento (é um carboidrato composto) e é capaz de liberar energia aos poucos para o organismo. Quer uma ótima maneira de começar o dia? Experimente aveia. Estudos mostram que pode ajudar a perder alguns quilos extras e a gordura da barriga, o que é uma boa maneira de afastar a doença do fígado gorduroso.

Abacate

O abacate é riquíssimo em gorduras saudáveis e oferece uma enorme variedade de benefícios para a saúde do organismo. Carregado de nutrientes, ajuda a cuidar do fígado principalmente por conter glutationa, um antioxidante muito poderoso que auxilia no processo de desintoxicação e limpeza do organismo.

Abacaxi

O abacaxi possui uma potente enzima chamada bromelina ajudando a desobstruir o fígado do acúmulo de gorduras e toxinas.

Água

Uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu fígado é manter o peso ideal e manter seu organismo hidratado. Acostume-se a beber água em vez de bebidas adoçadas, como refrigerantes ou bebidas esportivas.

Excelente para os rins. Muito mais do que matar a sede e hidratar seu corpo e organismo, beber água é essencial para o bom funcionamento dos rins. Ela ajuda a eliminar os resíduos e nutrientes desnecessários, como o sódio, ureia e toxinas do corpo. Ao menos dois litros de água por dia fazem um bem necessário para o corpo. Além de regular as funções do organismo.

Amêndoas, Nozes, Castanhas, etc.

São boas fontes de vitamina e, um nutriente que pesquisas sugerem que podem ajudar a proteger contra o acumulo de gordura no fígado. Pesquisas recentes sugerem que comer um punhado diariamente afasta o diabetes, impulsiona a perda de peso e ainda resguarda o coração

Para garantir os ganhos à saúde, o conselho é que o consumo de castanha-do-pará, nozes, castanha de caju e amêndoas seja de 30 gramas por dia.

As Nozes são fonte de ômega 3; a Macadâmia possui maior teor de gordura e menor concentração de proteínas e carboidratos as Amêndoas são fonte de antioxidantes, de gorduras monoinsaturadas, das vitaminas B1 e E, e de minerais; a Avelã é a principal oleaginosa para reduzir o colesterol ruim (LDL) e elevar os níveis do colesterol bom (HDL); a Castanha do Pará também conhecida como castanha do Brasil, é a maior fonte de selênio conhecida e a Castanha de Caju por conter zinco em sua composição é fundamental para prevenir casos de anemia e reduz os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumenta as taxas de HDL (colesterol bom).

Batata doce

Um de seus maiores benefícios é a presença de betacaroteno, um anti-inflamatório natural fundamental para a saúde do organismo. Após a sua ingestão, o betacaroteno é convertido em vitamina A no fígado, permitindo assim que o corpo faça uso deste importante nutriente.

Beterraba

A beterraba contribui para limpar e purificar o sangue, contribuindo para a produção de nutrientes no organismo e para o bom funcionamento do fígado.

Brócolis

Se você quer manter seu fígado saudável, brócolis deve fazer parte dessa estratégia. Alguns estudos sugerem que brócolis pode ajudar a proteger da acumulação de gordura no fígado.

É rico em diversos nutrientes, pobre em calorias, composto por inúmeras propriedades anticancerígenas e muito eficaz na prevenção de doenças. Possui altas quantidades de cálcio, ferro, potássio, zinco e de vitaminas A, B, C e K.

Pode ser cozido no vapor, colocado no arroz, em sopas e refogado. É também delicioso assado com alho e um respingo de vinagre balsâmico.

Café

O café possui alguns benefícios para o fígado. Estudos mostram que beber dois a três copos por dia pode proteger o seu fígado de danos causados por muito álcool ou uma dieta insalubre. Algumas pesquisas sugerem que pode diminuir o risco de câncer no fígado.

O café faz bem para a saúde por incluir antioxidantes, que protegem o corpo dos malefícios de radicais livres. Essas moléculas causam envelhecimento e estão associadas a doenças como câncer e problemas cardíacos, distúrbios que o café também ajuda a prevenir.

Chá verde

Está repleto de um tipo de antioxidante chamado catequinas. A pesquisa sugere que pode proteger contra algumas formas de câncer, incluindo fígado. Muitos estudos apontam que ele pode aumentar a queima de gordura e ajuda a perder peso.

Chá gelado e aqueles engarrafados e prontos para beber têm níveis muito inferiores de antioxidantes. O chá verde em capsulas também não é recomendado.

Cebola

Assim como o alho, a cebola é rica em alicina, muito importante para facilitar as funções do fígado por ajudar na digestão e na eliminação de toxinas.

Condimentos

Quer proteger seu fígado e seu coração ao mesmo tempo? Polvilhe na comida com um pouco de orégano, sálvia ou alecrim. Eles são uma boa fonte de polifenóis saudáveis. Um benefício extra: eles ajudam você a reduzir o sal em muitas receitas.

Uma das principais vantagens é o fato de os temperos serem ricos em substâncias antioxidantes prevenindo contra o envelhecimento precoce, auxiliando na melhora da circulação sanguínea, na digestão e são excelentes para o bom funcionamento do organismo.

Espinafre

Folhas verdes têm um poderoso antioxidante chamado glutationa, que pode ajudar a manter seu fígado funcionando de forma correta. Melhor ainda porque o espinafre é fácil de preparar. Com poucas calorias, mas repleto de nutrientes, o espinafre é um dos vegetais de folhas escuras que está se tornando cada vez mais presente nas refeições.

O espinafre contém um antioxidante conhecido como o ácido alfa-lipóico, que serve para reduzir os níveis de glicose, aumentar a sensibilidade à insulina e impedir alterações oxidativas induzidas pelo estresse em pacientes com diabetes

O espinafre é uma rica fonte de betacaroteno que é um antioxidante que auxilia o organismo contra processos de oxidação pelos radicais livres, reduz o risco de câncer e de várias doenças relacionadas com o coração, ajuda também no fortalecimento do sistema imunológico e a prevenir o declínio cognitivo.

Frutas vermelhas

Morango, amora, cereja, framboesa e outras frutinhas avermelhadas são poderosos antioxidantes. Eles ajudam a combater as substâncias tóxicas acumuladas no fígado.

Gengibre

O gengibre é considerado um tônico do fígado. Ajuda na secreção da bile, que é produzida pela vesícula biliar com isso a digestão de gorduras é mais eficiente, evitando a sobrecarga do fígado

Limão

O limão é um excelente alimento para limpar o organismo, e por isso é um dos preferidos do fígado. É rico em antioxidantes, vitamina C, e ajuda o fígado a produzir mais enzimas, contribuindo para a boa digestão dos alimentos e para a obtenção de mais energia.

Maçã

A maça e de grande ajuda para o fígado.  As maçãs são ricas em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol e eliminar toxinas do organismo.

Mirtilos (Arándanos o Blueberry)

Eles têm nutrientes neles chamados polifenóis que podem ajudar a protegê-lo contra o acumulo de gordura no fígado. Outros alimentos ricos em polifenóis incluem chocolate escuro, azeitonas e ameixas.

O Mirtilo também conhecido como Arándamos e Blueberry é uma frutinha com alto teor de antioxidante, é riquíssima em nutrientes e tem um poder inacreditável para o organismo.

É conhecido pela sua riqueza em diversas vitaminas como a A, B, C e PP, possuindo ainda sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, açucares, pectina, tanino, ácidos cítrico, málico e tartárico.

Própolis

O extrato de própolis, obtido das abelhas é facilmente encontrado em farmácias, contém substâncias chamadas bioflavonoides que estão ligadas a uma melhora da função do fígado. Dessa forma, ajudam a acelerar a desintoxicação do organismo.

Salmão e azeite

O salmão é rico em ômega 3, uma gordura considerada boa por ajudar na proteção do fígado. O azeite de oliva também apresenta ômega 9, outro componente que traz benefícios ao fígado.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar