O uso de medicamentos biológicos aumenta os casos de hepatite autoimune

212

Voltar

Um estudo realizado na Islândia apresentado no DDW 2018 encontrou que o aumento na incidência de casos de hepatite autoimune pode estar associado a um maior uso de medicamentos biológicos utilizados para tratar diversas doenças.

Os pesquisadores coletaram dados de novos diagnósticos de hepatite autoimune na Islândia durante um período de 10 anos (2006 a 2015).

A hepatite autoimune foi definida como uma reação a uma droga bem documentada no histórico clínico dos pacientes que utilizaram anticorpos anti-nucleares positivos (ANA) e ou anticorpos anti-musculo liso (SMA) e ou imunoglobulina G (IgG) elevada ou necessidade de uso de corticosteroides, em pacientes sem recuperação espontânea de testes hepáticos apesar da descontinuação do tratamento.

A prevalência de hepatite autoimune na Islândia é de 12 casos por 100 mil habitantes com uma incidência de 2,2 casos a cada 100 mil habitantes a cada ano e 86% dos casos acontecem em mulheres.

93% dos casos de hepatite autoimune foram positivos para anticorpos anti-nucleares positivos (ANA) e ou anticorpos anti-musculo liso (SMA) e 61% apresentavam níveis de IgG acima dos limites normais.

8 casos de hepatite autoimune estavam relacionados com infliximab; dois para nitrofurantoína e um cada para etanercept, imatinib e natalizumab. O tratamento imunossupressor com corticosteroides e / ou azatioprina foi iniciado em todos, exceto dois pacientes.

Após seis anos de seguimento dos casos diagnosticados 93% dos pacientes continuavam vivos e nenhum teve necessidade de um transplante de fígado, um morreu de câncer de fígado e quatro de causas não relacionadas ao fígado.

Concluem os autores que a prevalência da hepatite autoimune é a mais alta relatada até o momento e o aumento pode ser parcialmente explicado pelo aumento de medicamentos biológicos. O tratamento imunossupressor parece ser eficaz e o prognostico favorável.

Fonte: Increased incidence of autoimmune hepatitis is associated with wider use of biological drugs – Kjartan B. Valgeirsson, Einar Björnsson , Sigurdur Olafsson , Ottar Bergmann – Presented on Monday, June 4 in the DDW 2018 – Abstract Mo1459

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

 

Compartilhar