Cuidando do fígado e da obesidade com frutas com menos açúcar

444

Voltar

A alimentação com açúcar é um dos principais fatores para a pessoa engordar, aumentar a glicose no sangue, ter maior resistência a insulina e ser diabético e, também, desenvolver esteatose (gordura no fígado) devido ao distúrbio metabólico.

Uma alimentação natural sempre recomenda que devem ser consumidas verduras e frutas, mas é necessário considerar que muitas frutas podem ter açúcar em abundância. Neste artigo vamos falar das frutas que são recomendadas por ter menos açúcar.

Abacate (Palta, Aguacate)

Por muito tempo o abacate foi considerado um verdadeiro inimigo da alimentação, visto como uma fruta gordurosa e calórica. No entanto, hoje já se sabe que as gorduras encontradas no abacate, mesmo sendo calóricas, são responsáveis pela redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo, podendo prevenir doenças cardíacas e até o câncer.

Em relação ao conteúdo de açúcar um abacate tem apenas meio grama de açúcar.

No Brasil o abacate é considerado uma sobremesa, mas em muitos países é consumido em saladas, colocado sobre torradas ou para fazer o famoso guacamole.

Além dos macronutrientes, o abacate contém uma variedade muito grande de vitaminas e minerais. Destacam-se as vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina A, vitamina E, cobre, manganês, magnésio, fósforo, potássio e zinco.

O abacate pode agir como anti-inflamatório natural e antienvelhecimento, além de reduzir os níveis de glicose no sangue. A ação anti-inflamatória que a ingestão do abacate proporciona é graças a vitamina E. Outra substância importante encontrada na fruta é o beta sitosterol, responsável no controle do hormônio do estresse, o cortisol.

Goiaba (Guayaba)

Em cada goiaba existem 5 gramas de açúcar e cerca de 3 gramas de fibra, quantidade maior de fibras que as encontradas n uma porção de arroz integral ou numa fatia de pão integral. Se ao preparar um suco adicionar goiabas com a pele terá ainda mais fibras.

O consumo de goiaba traz inúmeros benefícios para a saúde pois ela é um “superalimento”. Contêm inúmeros minerais e vitaminas e quantidades consideráveis de fibras.

Uma porção de 100g de goiaba fornece 54 calorias distribuídas da seguinte forma: 13gr de carboidratos, 1,5gr de proteínas e aproximadamente 0,6gr de gorduras. Contém ainda uma quantidade grande de fibras, cerca de 5gr, não contém colesterol nem sódio.

A goiaba é extremamente rica em vitamina C, 100gr contém 80 mg da vitamina, quase o dobro da recomendação diária. O potássio também se destaca, pode chegar a mais de 400 mg em 100gr, até mais do que a banana. A fruta contém ainda, vitamina A, licopeno e outros antioxidantes, que são extremamente benéficos contra os efeitos dos radicais livres.

Excelente alimento para diabéticos por possuir um baixo índice glicêmico e é rica em fibras. Esses fatores auxiliam a evitar picos de glicose.

Por ser rica em potássio, a goiaba se torna uma fonte natural para diminuir a pressão sanguínea e os lipídios no sangue

Framboesas

Um copo de framboesas fornece 8 gramas de fibras e apenas 5 gramas de açúcar. A fibra é boa para a digestão.

Os Benefícios da Framboesa são diversos, pois, possui grande quantidades de nutrientes essenciais para a saúde geral do corpo. A Framboesa é rica em vitaminas, antioxidantes e fibras, além de ser uma deliciosa fruta. Além disso, a Framboesa tem uma elevada concentração de ácido elágico, um composto fenólico que previne o câncer, e o crescimento de células cancerosas e eliminando o progresso de alguns tipos de câncer.

As framboesas existem em uma variedade de cores como rosa, roxo, preto, amarelo, laranja e branco. Além disso, a Framboesa tem dois híbridos, ou seja, framboesas e Amoras.

Contêm quantidades notáveis de antioxidantes polifenólicos, como pigmentos antocianinas que estão associados a uma proteção ótima à saúde. Assim como uma elevada percentagem de fibra dietética. Além disso, A Framboesa é um dos alimentos de origem vegetal com os mais altos teores de fibra. De todos os conteúdos, a fibra compreende cerca de 20% do peso total da fruta.

O consumo de framboesas frescas, promove uma variedade de nutrientes, tais como, proteínas, fibras solúveis, carboidratos, vitaminas A, C e B9 (ácido fólico), e outros minerais, tais como potássio, cálcio, magnésio. Elas também são extremamente ricas em antioxidantes naturais, que são considerados a chave para uma boa saúde.

Amoras (Zarzamoras)

As Amoras estão entre os alimentos que provaram em estudos ser muito benéfica para a saúde. devido ao seu teor em nutrientes tais como: antioxidantes, fito nutrientes, fibras, ferro, magnésio, potássio, zinco etc. Amora é eficaz em evitar danos nas células de DNA a partir dos radicais livres, que são a causa de muitos problemas de saúde, como o câncer, doenças cardiovasculares, degeneração muscular, envelhecimento e muitos mais. Amora também é eficaz em melhorar a saúde dos olhos, a imunidade, melhora a memória e promove a saúde do cabelo.

Existem três tipos de amoras, brancas, pretas e vermelhas. Amoras pretas são as melhores em sabor e benefícios para a saúde.

Melão

É incrível o sabor e a satisfação em uma única fatia média a qual pode ter apenas 5 gramas de açúcar e apenas 23 calorias.

As diferentes variedades de melão contêm poucas calorias, são nutricionalmente ricas, alimentam, são absorvidas rapidamente pelo organismo e são de fácil digestão.

O melão contém antioxidantes em abundância, incluindo colina, zeaxantina, e betacaroteno, todos proporcionam proteção contra uma gama de doenças que variam de um simples resfriado até o câncer.

Tem uma boa quantidade de Vitamina A, sendo a fruta que mais a contem. Um poderoso antioxidante bom para a pele e a mucosa.

Fornece flavonoides que protegem as células dos radicais livres, reduzindo a possibilidade de sofrer de câncer de pâncreas, de mama ou do cólon.

Melhora a visão e evita, por sua vez, a degeneração macular, frequente ao longo dos anos.

Controla a frequência cardíaca e a pressão arterial devido ao seu conteúdo de potássio, o que evita as doenças relacionadas ao coração.

Ajuda o corpo a resistir às doenças provocadas por infecções, como vírus e bactérias, ao conter vitamina C e Magnésio.

Mamão – Papaya – Papaia

O mamão ajuda a destravar o intestino, favorece a imunidade e ainda facilita a perda de peso.

O mamão é bem-vindo logo na primeira refeição porque dá um empurrão para irmos ao banheiro. O conteúdo fibroso do alimento ajuda a formar um bolo dentro do intestino, que pressiona suas paredes e contribui com as contrações, dando adeus à prisão de ventre.

A presença das fibras no cardápio matinal também é importante para obter saciedade, o que atenua exageros nas refeições seguintes. Dá para entender por que o desjejum é o momento-chave contra a obesidade?

O mamão contém uma substância conhecida como papaína, que favorece a digestão das proteínas. Daí pode ser uma opção de sobremesa interessante depois de um belo filé. De quebra, ainda vai tornar tudo mais vitaminado.

É fonte de vitamina C. E um estudo realizado por brasileiros mostra que as papaias, por assim dizer, mais feinhos, com manchas nas cascas, são campeões no nutriente que protege o sistema imune. As tais manchas denunciam condições ambientais desfavoráveis que – acredite! – propiciam maior produção de antioxidantes.

Dica culinária

Para não desperdiçar nada da vitamina C que o mamão oferece, os especialistas recomendam o consumo imediato da fruta depois de abri-la. Isso porque, quando o alimento é cortado, algumas de suas substâncias começam a se perder.

EM TEMPO:  Toda fruta deve ser consumida com moderação.

Fonte: Informações de páginas de nutricionistas profissionais encontradas na internet.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

 

Compartilhar