Provável luto na hepatite C

498

Voltar

Ontem aconteceu em Brasília no Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde a reunião do Comitê Técnico de Hepatites, onde foi anunciado que TODOS os infectados com hepatite C serão tratados somente com sofosbuvir e daclatasvir. Somente para retratamentos é que existirão opções com os novos medicamentos.

Uma decisão do ministério da saúde difícil de engolir e mais ainda, difícil de compreender, principalmente quando para tratar o genótipo 1 existe uma opção mais moderna e mais barata. No genótipo 1 a opção pelo novo medicamento Zepatier® custa menos 308,28 dólares e já faz parte do protocolo de tratamento, significaria uma economia de quarenta e oito milhões de reais. E se na tomada de preços teriam também incluído o Harvoni® possivelmente a economia seria ainda maior. Porque o governo quer comprar um tratamento mais caro e porque não teve cotação do Harvoni® é muito difícil de compreender.

Saibam desculpar que nestes dias nada estamos divulgando sobre a doença e tratamentos, pois estamos totalmente envolvidos sobre quais medidas vamos tomar para tentar reverter a medida e iremos informando sobre o andamento da questão.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar