Últimas novidades na hepatite B

1019

Voltar

A terapia antiviral de ação direta (DAA) ofereceu uma cura altamente eficaz para a hepatite C. Infelizmente, opções curativas ainda não estão disponíveis para outros vírus da hepatite. Os pesquisadores continuam seus esforços para melhorar o tratamento e os cuidados continuados para os indivíduos infectados com hepatite B.

Os artigos a seguir incluem dados recentes sobre os resultados do tratamento da hepatite B.


Hepatite B – Tenofovir não piora a função renal na maioria dos pacientes com hepatite B

O tratamento com tenofovir para hepatite B crónica não se correlacionou com um risco mais elevado de agravamento da função renal em doentes com insuficiência renal significativa num estudo que comparou os resultados do tenofovir com entecavir.

Os resultados do estudo sugerem que o tenofovir e o entecavir para pacientes mais saudáveis, são opções de tratamento comparáveis em relação à segurança renal.

No entanto, para aqueles com insuficiência renal moderada ou acima de 60 anos, os resultados renais com tenofovir podem ser piores, enquanto uma melhora pode ser esperada para pacientes tratados com entecavir.

Artigo completo encontrado em https://www.healio.com/hepatology/chronic-hepatitis/news/online/%7B234fad2f-9162-45d1-97c2-db5198be4ab5%7D/tdf-for-hbv-does-not-worsen-renal-function-in-most-patients


Hepatite B – Pacientes com hepatite B morrem em idade mais jovem

Pacientes com infecção pelo vírus da hepatite B crônica morreram em média 14 anos mais jovens que a população em geral e tiveram maior incidência de morte por todas as causas em comparação com a população geral dos EUA, de acordo com resultados de estudos publicados recentemente na Clinical Infectious Diseases .

“Nos Estados Unidos, cerca de 1.800 atestados de óbito listam anualmente o vírus da hepatite B (VHB) como causa subjacente ou contribuinte da morte”, escreveram os pesquisadores. “No entanto, a quantificação precisa da mortalidade relacionada à hepatite é difícil por causa do período prolongado entre a infecção e a morte e porque a morte nem sempre está ligada à infecção subjacente. … Subestimar o verdadeiro prognóstico da infecção por hepatite B crónica pode ter consequências reais para os pacientes. ”

Artigo completo encontrado em https://www.healio.com/infectious-disease/gastrointestinal-infections/news/in-the-journals/%7B68c3689a-b68e-4edd-a8a1-b407fe9c262e%7D/patients-with-chronic-hbv-die-at-younger-age


Hepatite B – A não adesão ao tratamento aumenta o risco de complicações relacionadas ao fígado

A não adesão à medicação em pacientes com hepatite B aumentou o risco de câncer de fígado, complicações cirróticas e mortalidade por todas as causas, de acordo com dados recentemente publicados.

A adesão ao tratamento parece ser um fator chave na minimização dos eventos relacionados ao fígado.

Artigo completo encontrado em https://www.healio.com/hepatology/chronic-hepatitis/news/online/%7B4a2251db-99f4-4eab-bea9-771620f8c1ff%7D/hbv-therapy-nonadherence-increases-risk-for-liver-related-complications


Hepatite B – Níveis de anticorpos contra o vírus após a descontinuação de dos medicamentos prediz o risco de recaída

A descontinuação do tratamento da hepatite B quando utilizados entecavir ou tenofovir correlacionou-se com o risco de recaída clínica com base no nível sérico total de anticorpos do núcleo do vírus B após 2,5 anos de seguimento, de acordo com dados recentemente publicados.

Estudos sugeriram que o reconhecimento e o direcionamento de anticorpos principais do HBV (anti-HBc)] pelo sistema imunológico desempenham um papel importante na depuração viral, conforme este estudo realizado na Holanda.

Artigo completo encontrado em https://www.healio.com/hepatology/chronic-hepatitis/news/online/%7B60f28336-8d8f-4198-a60b-1c3236db39b7%7D/hbv-antibody-levels-after-na-discontinuation-predict-relapse-risk

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar