Boa Notícia – Finalmente! – Pregão para aquisição dos medicamentos para hepatite C

511

Voltar

Acontecerá no ministério da saúde em Brasilia, no dia 31 de outubro, o Pregão para registro de preços para a compra de 25.000 tratamentos para hepatite C.

Poderão realizar propostas de preço por tratamento os medicamentos:

– sofosbuvir (Sovaldi® ou o genérico),

– daclatasvir (Daklinza®)

– sofosbuvir / ledipasvir (Harvoni®),

– elbasvir / grazoprevir (Zepatier®),

– glecaprevir/pibrentasvir (Maviret®),

– sofosbuvir / velpatasvir (Epclusa®).

Para dar igualdade aos fabricantes as quantidades de tratamentos estão divididas por genótipo. Os medicamentos considerados pan-genótipos poderão ofertar nos diversos lotes ou no total do Pregão. Não serão aceitas cotações parciais.

Pela divisão é observado que estão contemplados todos os genótipos, quase 4.000 tratamentos para não respondedores aos medicamentos orais e também os pacientes com problemas renais crônicos.

Os fabricantes vencedores deverão entregar 50% do contratado em 30 dias após a assinatura do contrato e 50% no prazo de 90 dias.

Damos parabéns a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do ministério da saúde e ao Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais por finalmente sentar juntos e decidido pela melhor opção de compra, sem vícios na sua formatação e sem direcionamento para favorecer qualquer um dos fabricantes.

Valeu a luta por se lograr a melhor das opções, sem imposições, mas vamos continuar vigilantes para que nenhuma manobra seja realizada por qualquer interessado que venha a prejudicar a saúde dos infectados.

Finalmente, lembramos que a luta é em defesa do SUS, para que os medicamentos sejam comprados ao menor preço para o sistema de saúde e, seja qual for o vencedor, genérico ou de marca, que seja o tratamento a ser oferecido aos pacientes.

O Pregão detalhado é encontrado na página  http://portalms.saude.gov.br/acesso-a-informacao/participacao-social/44494-audiencia-publica-para-futura-aquisicao-de-medicamentos-para-tratamentos-da-hepatite-viral-c-e-coinfeccoes-causada-pelos-genotipos-1a-1b-2-3-4-5-e-6

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar