O que faz o fígado?

300

Voltar

O fígado faz três tarefas principais: filtra as coisas prejudiciais do seu sangue, armazena combustível e produz um líquido chamado bile que ajuda a digerir os alimentos.

O fígado adulto médio pesa cerca de 3 quilos e detém 1 litro ou cerca de 13% do sangue. Em forma de um cone e é de cor marrom-avermelhado.

A maioria dos medicamentos passa pelo fígado. Em alguns casos, eles têm que trabalhar da maneira correta e o órgão tem substâncias químicas que “ativam” algumas drogas para que elas possam funcionar. Esses produtos químicos também controlam a rapidez com que as drogas são decompostas, usadas, depois “desativadas” e eliminadas através da urina ou das fezes.

O fígado usa o colesterol para fazer um suco digestivo chamada bile. Ele ajuda a quebrar gorduras e certas vitaminas para que seu corpo possa usá-las. Pequenos tubos chamados ductos biliares transportam a bile do fígado para a vesícula biliar, onde ela é armazenada até que seja necessária no intestino delgado.

O intestino delgado absorve nutrientes dos alimentos – como açúcares, glicerol, aminoácidos, vitaminas, sais minerais – e os transmite para o sangue através de células especiais.

Além das toxinas presentes nos alimentos, o fígado também quebra os encontrados em coisas como álcool, pesticidas e metais pesados, e os transforma em resíduos inofensivos fáceis de se livrar.

O fígado mantém você pensando em se livrar de toxinas no sangue. Quando não funciona como deveria, esses produtos químicos podem se acumular e mudar seu humor, hábitos de sono e a maneira como você age. Você pode sentir-se deprimido ou ansioso ou ter dificuldade em se concentrar. Com o tempo, você também pode ter mãos trêmulas, músculos trêmulos e fala lenta.

O fígado usa nutrientes para produzir centenas de substâncias que seu corpo precisa. Entre outras coisas, eles quebram a comida que você come, constrói aminoácidos em proteínas úteis, toma vitaminas em certas partes do corpo e ajuda o sangue a coagular, para que você não sangre demais depois de uma lesão.

O fígado ajuda a se livrar de um produto residual chamado bilirrubina que é produzido quando os glóbulos vermelhos se quebram. Se o seu fígado não está funcionando bem, muita bilirrubina pode se acumular em seu corpo, uma condição chamada icterícia. Ela transforma a sua pele e o branco dos seus olhos em amarelo.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar