Opções de retratamento de não respondedores aos medicamentos orais livres de interferon na hepatite C

205

Voltar

Os tratamentos com os medicamentos orais livres de interferon não curam todos os infectados. Os esquemas de primeira geração, que utilizam sofosbuvir e simeprevir ou sofosbuvir e daclatasvir conseguem aproximadamente entre 93 e 95% de sucesso no total de infectados tratados, já os medicamentos de terceira geração, como Maviret® e Epclusa mostram na vida real cura superior a 95%, chegando em alguns grupos a uma possibilidade de cura de 99%.

Como Maviret® (Glecaprevir / Pibrentasvir) e Epclusa® (Sofosbuvir / Velpatasvir) ainda não são utilizados no sistema público de saúde brasileiro, vamos então relacionar quais seriam as melhores opções de retratamento que aqueles que não conseguiram a cura (ou que venham a não responder no futuro) com os medicamentos orais livres de interferon e, então, deveriam realizar conforme recomendações da “Comissão Assessora para as Hepatites Virais (CAHV)” que provavelmente serão adotadas no protocolo.

Se o tratamento do genótipo 1 foi realizado com o Viekira Pack® (Ombitasvir/Veruprevir/Ritonavir + Dasabuvir) existem duas opções:

Para pacientes infectados com o genótipo 1, sem cirrose ou com cirrose no nível Child-Pugh A o retratamento indicado será com  Maviret ® (Glecaprevir / Pibrentasvir) junto com Sofosbuvir.

Para pacientes infectados com o genótipo 1, com cirrose no nível Child-Pugh B ou C o retratamento indicado será com Epclusa® (Sofosbuvir / Velpatasvir) mais ribavirina.

A seguir, para os diferentes genótipos, os esquemas indicados para não respondedores a um tratamento com a combinação de sofosbuvir e daclatasvir:

Para pacientes infectados com o genótipo 1, sem cirrose ou com cirrose no nível Child-Pugh A o retratamento indicado será com  Maviret ® (Glecaprevir / Pibrentasvir) junto com Sofosbuvir.

Para pacientes infectados com o genótipo 1, com cirrose no nível Child-Pugh B ou C o tratamento indicado será com Epclusa® (Sofosbuvir / Velpatasvir) mais ribavirina.

Para pacientes infectados com o genótipo 2 que não tiveram sucesso com um tratamento com sofosbuvir e ribavirina, o retratamento indicado e com sofosbuvir / daclatasvir e ribavirina.

Para pacientes infectados com o genótipo 2 que não tiveram sucesso com um tratamento com sofosbuvir e daclatasvir, sem cirrose ou com cirrose no nível Child-Pugh A o retratamento indicado será com  Maviret ® (Glecaprevir / Pibrentasvir) junto com Sofosbuvir.

Para pacientes infectados com o genótipo 2 que não tiveram sucesso com um tratamento com sofosbuvir e daclatasvir, com cirrose no nível Child-Pugh B ou C o retratamento indicado será com Epclusa® (Sofosbuvir / Velpatasvir) mais ribavirina.

Para pacientes infectados com o genótipo 3 que não tiveram sucesso com um tratamento com sofosbuvir e daclatasvir, sem cirrose ou com cirrose no nível Child-Pugh A o retratamento indicado será com  Maviret ® (Glecaprevir / Pibrentasvir) junto com Sofosbuvir e mais ribavirina.

Para pacientes infectados com o genótipo 3 que não tiveram sucesso com um tratamento com sofosbuvir e daclatasvir, com cirrose no nível Child-Pugh B ou C o retratamento indicado será com Epclusa® (Sofosbuvir / Velpatasvir) mais ribavirina.

Para pacientes infectados com o genótipo 4 que não tiveram sucesso com um tratamento com sofosbuvir e daclatasvir, sem cirrose ou com cirrose no nível Child-Pugh A o retratamento indicado será com  Maviret ® (Glecaprevir / Pibrentasvir) junto com Sofosbuvir.

Para pacientes infectados com o genótipo 4 que não tiveram sucesso com um tratamento com sofosbuvir e daclatasvir, com cirrose no nível Child-Pugh B ou C o retratamento indicado será com Epclusa® (Sofosbuvir / Velpatasvir) mais ribavirina.

Para pacientes infectados com os genótipos 5 ou 6 que não tiveram sucesso com um tratamento com sofosbuvir e daclatasvir, sem cirrose ou com cirrose no nível Child-Pugh A o retratamento indicado será com  Maviret ® (Glecaprevir / Pibrentasvir) junto com Sofosbuvir.

 

Para pacientes infectados com o genótipo 5 ou 6 que não tiveram sucesso com um tratamento com sofosbuvir e daclatasvir, com cirrose no nível Child-Pugh B ou C o retratamento indicado será com Epclusa® (Sofosbuvir / Velpatasvir) mais ribavirina.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar