Novo Protocolo de Tratamento da Hepatite C – Participe da Consulta Pública – É muito importante!

364

Voltar

Está aberta desde hoje, encerrando o prazo no dia 19 de novembro, a Consulta Pública para aprovação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hepatite C e coinfecções, no qual estão incluídos todos os medicamentos registrados no brasil. São eles:

– Interferon Peguilado

– Ribavirina;

– Daclatasvir

– Sofosbuvir

– Viekira Pack© (3D)

– Harvoni® (Ledipasvir / sofosbuvir)

– Zepatier® (Elbasvir / grazoprevir)

– Mavirek ® (Glecaprevir / pibrentasvir)

– Epclusa® (sofosbuvir / velpatasvir)

– Alfaepoetina

Para ler na integra o Protocolo acesse a página http://conitec.gov.br/consultas-publicas    mas se somente deseja fazer sua contribuição acesse diretamente o formulário na página http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=43339

É muito fácil e rápido, um formulário curto e simples, sendo importante que você na pergunta 6 marque que a proposta é MUITO BOA.

Sua contribuição pode fazer a diferença e o Protocolo então ser aprovado.

Após a aprovação o ministério da saúde vai chamar os fabricantes para realizar a licitação para compra do medicamento, quando serão definidos quais desses medicamentos serão adquiridos pelo SUS, não serão todos, e sim os mais convenientes e de menor preço.  Esperamos que sejam os de última geração e que apresentem uma maior possibilidade de cura para os infectados.

Desculpem as poucas notícias, mas estou em tempo real acompanhando a compra de medicamentos para solucionar o absurdo que os responsáveis pelas hepatites conseguiram criar e conseguir pelo terceiro ano seguido a façanha de diminuir o número de tratamentos, também, minhas últimas duas semanas foram agitadas, primeiro participei de um simpósio sobre farmacovigilância em América Latina (ISoP Latin Charpter Fifth Symposium) e hoje estou regressando de um evento da Academia de Pacientes Latino Americana (Latin American Patient Academy) para capacitação de ONGs de região sobre pesquisas, desenvolvimento e registro de medicamentos.

OK, continuaremos informando sobre o andamento do imbróglio criado pela falta de medicamentos.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar