14% dos infectados que não responderam ao tratamento da hepatite C, curam espontaneamente seis meses depois

1351

Voltar

Pesquisadores do Canadá acompanharam em um caso controle 70 infectados com hepatite C não respondedores ao tratamento com os medicamentos orais (estavam positivos 12 semanas após o final do tratamento) e observaram que 10 (14%) deles resultaram indetectáveis (curados) nos seis meses seguintes, de forma espontânea, sem necessidade de retratamento.

Não foram encontradas diferenças na possibilidade da cura espontânea nos diversos tratamentos com os DAA (medicamentos orais livres de interferon) ou que tenham utilizado, ou não, ribavirina.

Concluem os autores que as enzimas hepáticas normais ou quase normais apesar da carga viral positiva na semana 12 após o tratamento pode, provavelmente, identificar a possibilidade de acontecer a cura espontânea na semana 24 após o tratamento.

Recomendam os autores que enquanto os mecanismos pelos quais a cura espontânea que acontece nesses pacientes não respondedores não esteja confirmada por outros estudos, o encontrado nesses 14% dos pacientes realça a necessidade para confirmar a viremia antes de indicar um retratamento.

Fonte: Spontaneous clearance of HCV RNA after documented relapse following DAA-therapy: A case-control study – H. Kuriry, L. Krassenburg, M. Kuczynski, D. La, O. Cerocchi, D. Kaznowski, B. Hansen, H. Janssen, J. Feld – Oral PS-038 – EASL 2018

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar