Hepatite B e hepatite C

690

Voltar

As hepatites B e C são infecções causadas por vírus que atacam fígado, provocando danos crônicos ao órgão, insuficiência hepática e morte. Por falta de campanhas de divulgação não existe consciência na população, fazendo com que as pessoas adquiram e transmitam inadvertidamente a infecção.

Deveria ter campanhas de divulgação, pois o diagnóstico das hepatites B e C é feito facilmente por testes sorológicos e PCR (reação em cadeia da polimerase) para o vírus. A vacinação está disponível para a hepatite B, mas não existe vacina para a hepatite C.

Enquanto a principal forma de transmissão da hepatite B é sexual, na hepatite C a transmissão sexual é controversa, seja como for toda relação sexual deve ser utilizando preservativos, pois existem muitas outras doenças de transmissão sexual. A atividade sexual que envolve trauma na cobertura da parte mole do ânus ou partes genitais pode facilitar a disseminação de infecções.

Os vírus das hepatites necessitam entrar no corpo seja numa transfusão não segura, por agulhas e seringas não esterilizadas, por tatuagens com agulhas contaminadas, colocação de piercings, no tratamento odontológico, por instrumentos de manicure ou pedicure não esterilizados, compartilhando lâminas de barbear etc., etc. Todo instrumento infectado pode transmitir a hepatite se provocam um ferimento.

Um indivíduo recentemente infectado raramente vai ter algum sintoma, fadiga sem explicação da causa ou perda do apetite podem ser únicos sinais que a pessoa está infectada.

Quando passa a existir considerável dano no fígado então sintomas passam a aparecer, há perda do apetite, náuseas, vômitos, icterícia (olhos amarelados) e prurido generalizado, um ou mais de um desses sintomas são sinais claros da necessidade de procurar assistência médica.

Inicialmente é a fase da fibrose, quando o fígado inflama, mais tarde ao progredir a infecção acontece a destruição gradual das células hepáticas, nesse ponto o quadro já é de cirrose.

Sinais da cirrose, além dos acima citados, podem incluir o acúmulo de líquido no abdome (ascite), deficiências de proteínas e fatores de coagulação. O sangramento interno ou externo agrava a condição clínica do infectado. O avanço dos danos no fígado altera o estado mental (encefalopatia) entrando em coma e com possibilidades de morte.

Outras condições de saúde ocasionam uma progressão acelerada da doença no fígado, como o consumo de bebidas alcoólicas, o uso exagerado de analgésicos, exposição a vapores tóxicos, obesidade, gordura no fígado (esteatose), diabetes e até pressão alta e sedentarismo.

O tratamento das hepatites B e C é feito por medicamentos antivirais eficazes no controle do progresso da doença no caso da hepatite B e para a cura no caso da hepatite C.  Quando a cirrose ou o câncer de fígado se desenvolveu o transplante de fígado passa a ser uma opção de tratamento, mas é um procedimento muito caro e não está disponível facilmente.

Resumindo, pode-se dizer que, se uma pessoa é infectada pela hepatite B ou C, ela está fadada a perder qualidade de vida. Portanto, é melhor prevenir evitando a infecção ou fazendo o teste para a diagnosticar precocemente e então tratar.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com 

IMPORTANTE: Los artículos se encuentran en orden cronológico. El avanzo del conocimiento en las pesquisas puede tornar obsoleta cualquier colocación en pocos meses. Encontrando colocaciones diversas que puedan ser consideradas controversias siempre es importante considerar la información más actual, con fecha de publicación más reciente.

Carlos Varaldo y el Grupo Optimismo declaran que no tienen relaciones económicas relevantes con eventuales patrocinadores de las diversas actividades.

Aviso legal: Las informaciones de este texto son meramente informativas y no pueden ser consideradas ni utilizadas como indicación médica.

Es permitida la utilización de las informaciones contenidas en este mensaje si se cita la fuente: WWW.HEPATO.COM

El Grupo Optimismo es afiliado a AIGA – ALIANZA INDEPENDIENTE DE GRUPOS DE APOYO

Compartilhar