Alimentação e saúde

289

Voltar

Todos sabem que a alimentação tem impacto na saúde. Mas existe uma dieta ótima?

Estudo publicado na “The Lancet” comentando estudo da Carga Global de Doenças, Lesões e Fatores de Risco (GBD)  contribui para responder a essas perguntas estimando a carga de mortalidade e incapacidade atribuíveis a riscos alimentares específicos.

15 riscos dietéticos foram avaliados por seus efeitos na mortalidade, de ocasionar câncer, doenças cardiovasculares e diabetes.

O resultado mostra que o consumo de quase todos os alimentos e nutrientes saudáveis ​​foi abaixo do ideal (superado pela baixa ingestão de nozes e sementes, leite e grãos integrais), enquanto todos os itens não saudáveis ​​excederam o nível recomendado (por exemplo, bebidas açucaradas, sódio e processados ​​e carne vermelha).

Mais da metade de todas as mortes relacionadas à dieta foram atribuíveis a apenas três fatores: alta ingestão de sódio, baixa ingestão de grãos integrais e baixa ingestão de frutas.

Concluem que existem desafios consideráveis ​​na mudança da dieta das populações para uma alimentação saudável, colocando como exemplo o custo de frutas e vegetais: os pesquisadores encontraram que duas porções de frutas e três porções de vegetais por dia por indivíduo representaram 52% da renda em famílias que moram em países de baixa renda, 18% em famílias de países de renda baixa, 16% em países de renda média e alta e 2% em países de alta renda.

MEU COMENTÁRIO

Uma dieta única e universal para o mundo todo é impossível de existir.

As dietas devem ser individualizas conforme a capacidade financeira de cada indivíduo.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

 

 

Compartilhar