Estatinas associadas a menor possibilidade de câncer em infectados com as hepatites B ou C

502

Voltar

Estudo realizado na Suécia entre os anos de 2005 e 2013 avaliou 16.668 pacientes dos quais 12.762 tinham vírus da hepatite C e 3.906 tinham infecção pelo vírus da hepatite B, que faziam uso de estatinas, comparando-os com outros 8.334 que não faziam uso de estatinas com o objetivo de observar se existiam associações para, naqueles que utilizavam estatinas, existir um risco significativamente menor da possibilidade de desenvolver câncer de fígado em infectados com as hepatites B ou C.

O risco de infectados com as hepatites B ou C desenvolver câncer de fígado, no período de 10 anos, naqueles que tomavam as estatinas lipofílicas (atorvastatina, fluvastatina, lovastatina e sinvastatina) foi 44% menor que nas pessoas, com hepatites B ou C que não tomavam essas estatinas.

A mesma vantagem não foi encontrada em infectados com as hepatites B ou C de desenvolver câncer de fígado, no período de 10 anos, naqueles que faziam uso de estatinas hidrofílicas (rosuvastatina e pravastatina) em comparação com aqueles infectados que não faziam uso dessas estatinas.

Concluem os pesquisadores que as estatinas lipofílicas podem exercer efeitos hepatoprotetores únicos e específicos para cada classe, sugerindo mecanismos potenciais na prevenção da replicação viral, potencializando a terapia antiviral e estimulando a imunidade antitumoral.

MEU COMENTÁRIO

– As estatinas são os principais remédios prescritos para baixar o colesterol.

As estatinas NUNCA devem ser tomadas por pessoas que não tenham indicação médica para tal.

Fonte: Simon TG, et al “Lipophilic statins and risk for hepatocellular carcinoma and death in patients with chronic viral hepatitis: results from a nationwide swedish population” – Tracey G. Simon, MD, MPH; Ann-Sofi Duberg, MD, PhD; Soo Aleman, MD, PhD; Hannes Hagstrom, MD, PhD; Long H. Nguyen, MD, MPH; Hamed Khalili, MD, MPH; Raymond T. Chung, MD; Jonas F. Ludvigsson, MD, PhD – Ann Intern Med 2019; DOI: 10.7326/M18-2753.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar