Exercício moderado reduz o risco de morte em pessoas com problemas no fígado

588

Voltar

Todo individuo com problemas no fígado terá maiores possibilidades de morte relacionadas ao fígado, em geral causada quando a doença hepática, seja qual for, progride para cirrose, câncer de fígado ou gordura no fígado.

Um estudo analisou dados de 121.706 mulheres (idades de 30 a 55 anos) e 51.529 homens (idades de 40 a 75 anos), nenhum deles com cirrose ou infectados com alguma hepatite viral. De 1986 a 2010, os dados sobre a atividade física semanal foram medidos a cada seis meses.

Aqueles que andaram um mínimo de 4 horas durante a semana tiveram uma redução superior aos 40% de risco de morte por problemas no fígado que as pessoas sedentárias. Oitenta e cinco por cento das pessoas relataram a caminhada como sua principal forma de exercício.

O maior benefício foi observado nos participantes que além da caminhada de 4 horas por semana praticavam, também, algum exercício de força praticado na academia.

Os pesquisadores colocam que a evidencias que a inatividade física e a obesidade aumentam o risco de progressão das doenças do fígado e o desenvolvimento do câncer de fígado, e, ainda, todas as causas de mortalidade específica do fígado.

Os benefícios da atividade física na pesquisa foram encontrados igualmente em pessoas magras ou obesas.

A obesidade tem demonstrado aumentar as enzimas hepáticas (transaminases) e estão associadas a certas formas de doença hepática. A resistência à insulina também pode levar ao acúmulo de lipídios no fígado e está associada à cirrose.

MEU COMENTÁRIO

Para que ficar parado, sem praticar atividades físicas, ao se conhecer que isso acelera o caminho para a morte?

Fonte: Simon T, et al “Physical activity, including walking and strength training, are associated with reduced risk of cirrhosis-related mortality: results from two prospective cohorts of U.S. men and women” DDW 2019; Abstract 310

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar