A importância dos farmacêuticos no enfrentamento das hepatites

66

Voltar

Por ocasião do Dia Mundial da Hepatite o Colégio de Farmacêuticos de Espanha baseado em estudo realizado no “Hospital Universitário del Henares” mostra o papel fundamental que os farmacêuticos podem ter no enfrentamento das hepatites A, B e C.

Em Espanha são 22.000 farmácias, no Brasil 89.000, isso configura um recurso sanitário de máxima eficácia se os farmacêuticos pudessem contribuir no diagnóstico das hepatites, orientar sobre a vacinação, orientar sobre prevenção e até acompanhar o tratamento.

Para as hepatites A e B existem vacinas e para as hepatites B e C existe tratamento medicamentoso, por isso é importante o farmacêutico ter conhecimento nas hepatites. O farmacêutico é a pessoa ideal quando alguém com hepatite compra um medicamento com receita médica ou um medicamento de venda livre, sendo quem pode alertar sobre interações medicamentosas que prejudiquem o fígado ou interfiram caso a pessoa esteja em tratamento das hepatites B ou C.

Nos Estados Unidos existem estudos mostrando a importância do diagnostico nas farmácias utilizando testes rápidos ou de fluido oral e, até algumas redes de farmácias possuem atendimento médico e até realizam o tratamento dos infectados.

Os governos que já estão implementando planos de eliminação das hepatites devem considerar a importância que pode ter o trabalho conjunto com as milhares de farmácias existentes. Uma parceria que muitos benefícios podem trazer à saúde pública aproveitando a capilaridade da enorme rede existente.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar