Primeiros comentários sobre o Dia Mundial da Hepatite em 28 de julho

87

Voltar

De meu ponto de vista a notícia mais importante veio dos Estados Unidos, onde o Departamento de Veteranos de Guerra alcançou um marco significativo ao curar mais de 100.000 veteranos da hepatite C utilizando os novos medicamentos orais, colocando a instituição como o líder global no diagnóstico e tratamento da hepatite C.

O Departamento de Veteranos de Guerra dos Estados Unidos inicia um novo tratamento a cada 72 segundos em cada dia de trabalho, uma taxa de quase 2.000 novos tratamentos a cada semana.

A notícia, que deveria ter muita repercussão, fica em segundo plano devido à grande epidemia de hepatite A que atinge os Estados Unidos, sendo esse o principal assunto nos jornais. A hepatite A, praticamente inexistente no país, de repente começou a se espalhar e já causou a morte de 221 pessoas desde 2016. As campanhas de saúde em relação as hepatites são direcionadas a população as incentivando a se vacinar, abandonando ações de divulgação nas hepatites B e C.

No Brasil, teve destaque a campanha da Sociedade Brasileira de Hepatologia, realizando testes junto com as secretarias da saúde das cidades de Belém, Salvador, São Paulo Porto Alegre e Goiânia, e, veiculando na internet e TVs filmes de alerta com famosos, como Regina Case, Tite, Ivete Sangalo, Claudia Leite, Preta Gil, Carolina Dieckmann, Gilberto Gil, Frejat, Evandro Mesquita, e muitos outros.

Mas a intenção da Sociedade Brasileira de Hepatologia é muito mais ampla e merece palmas, o objetivo final é gerar um relatório único com os dados obtidos em todo o Brasil. Parabéns, essa é a forma correta de trabalhar, realizar diagnósticos e depois informar detalhando o resultado dos testes.

Um filme no YouTube realizado pelo Grupo Vontade de Viver encontrado em https://www.youtube.com/watch?v=1mmhWho8KNg&feature=youtube mostra muito bem como foi realizada a campanha da Sociedade Brasileira de Hepatologia.

Vamos aguardar até o final de agosto quando acredito que o ministério da saúde atualizará dados sobre os resultados das atividades realizadas em todo Brasil por secretarias estaduais e municipais, instituições médicas e associações de pacientes, informando a quantidade de testes realizados e a percentagem de casos diagnosticados. Divulgaremos assim que os dados sejam disponibilizados.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE

Compartilhar