Silimarina em pacientes com gordura no fígado: um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo

254

Voltar

O produto botânico silimarina, um extrato de cardo de leite, é comumente usado pelos pacientes para tratar doenças hepáticas crônicas e pode ser um tratamento para a gordura no fígado (esteatose) devido às suas propriedades antioxidantes. O objetivo do estudo publicado em PLOS-ONE avaliou a segurança e eficácia de doses mais altas do que o habitual de silimarina em pacientes não cirróticos com gordura no fígado (esteatose).

Este estudo de Fase II multicêntrico, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, exploratório, testou a silimarina padronizada (Legalon ®, Rottapharm – Madaus, Mylan) e foi realizada em 5 centros médicos nos Estados Unidos.

Pacientes adultos realizaram uma biópsia do fígado dentro de 12 meses mostrando gordura no fígado (esteatose) sem cirrose com um nível de atividade NAFLD (NAS) igual ou maior que 4 por avaliação do patologista.

Os 78 participantes foram divididos em três grupos, um recebeu silimarina (Legalon®) 420 mg, outro grupo recebeu silimarina (Legalon®) 700 mg e os participantes do terceiro grupo recebeu um placebo, todos eles durante 48 semanas. O objetivo primário da pesquisa era obter melhora histológica maior que 2 pontos.

Após 48 semanas de tratamento uma nova biopsia mostra que 15% dos pacientes que tomaram a dose de 700 mg, 19% dos participantes que tomaram 420 mg e 12% dos que simplesmente receberam um placebo atingiram o objetivo primário de melhora histológica maior que 2 pontos, indicando como resultado que nenhum benefício foi obtido com a silimarina (Legalon®) em relação ao placebo.

O resultado da pesquisa mostra que em 63% dos participantes o estágio da fibrose melhorou, mais principalmente no grupo tratado com o placebo, embora essa melhoria da fibrose não seja significativamente diferente de aquela obtida nos dois grupos tratados com silimarina (Legalon®).

O efeito da silimarina em pacientes com gordura no fígado permanece inconclusivo.

Estudo registrado em clinicaltrials.gov, Identifier: NCT00680407.

Fonte: Silymarin in non-cirrhotics with non-alcoholic steatohepatitis: A randomized, double-blind, placebo controlled trial – Victor J. Navarro, Steven H. Belle , Massimo D’Amato , Nezam Adfhal , Elizabeth M. Brunt , Michael W. Fried , K. Rajender Reddy , Abdus S. Wahed ,  Stephen Harrison , on behalf of the Silymarin in NASH and C Hepatitis (SyNCH) Study Group – Published: September 19, 2019 https://doi.org/10.1371/journal.pone.0221683

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar