Os perigos de consumir refrigerantes, mesmo que sejam “light ou zero”

275

Voltar

Os resultados de um estudo publicado na revista científica “JAMA Internal Medicine” são impressionantes: dois copos diários de refrigerante estão associados a um risco de mortalidade prematura 17% maior e isso aponta para bebidas açucaradas e adoçadas com adoçantes artificiais, conhecidas como “light” ou “zero”.02

Este é um estudo realizado em quase meio milhão de europeus. Embora não seja uma análise conclusiva, possui o selo da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), uma instituição que depende da Organização Mundial da Saúde (OMS), razão pela qual é conveniente levar em consideração as observações deste estudo.

Segundo esta pesquisa, consumir dois ou mais refrigerantes por dia, tanto os que contêm açúcar quanto os adoçados artificialmente, tem sido associado a um risco maior de morte em comparação com aqueles que consomem um copo por mês. A pesquisa foi realizada em uma amostra de 451.743 pessoas de 10 países europeus que foram acompanhadas durante 16 anos.

Durante o acompanhamento aconteceram 41.693 mortes encontrando que homens e mulheres que bebiam dois ou mais copos de qualquer tipo de refrigerante por dia apresentavam um risco maior de morrer por qualquer causa de morte do que pessoas que bebiam menos de um copo por mês ou que nada bebiam.

Concluem os autores que o estudo constatou que o consumo de refrigerantes totais, adoçados com açúcar e adoçados artificialmente, foi associado positivamente a mortes por todas as causas nessa grande coorte europeia. Os resultados mostram a necessidade de realizar campanhas de saúde pública destinadas a limitar o consumo de refrigerantes.

Uma outra pesquisa publicada em julho pelo “BMJ Journal”, o periódico médico da British Medical Association, acompanhou mais de 100.000 adultos franceses e descobriram que beber apenas um copo pequeno de uma bebida açucarada por dia aumentou o risco geral de câncer em 18% e o risco de câncer de mama em 22%.

MEU COMENTÁRIO

Não somente os refrigerantes, também sucos de frutas engarrafados são açucarados e adoçados com açúcar ou adoçantes artificiais, portanto, cuidado com eles. Devemos sempre preferir sucos naturais preparados na hora.

Fonte Association Between Soft Drink Consumption and Mortality in 10 European Countries- Amy Mullee, PhD; Dora Romaguera, PhD; Jonathan Pearson-Stuttard, BMBCh; et al – JAMA Intern Med. Published online September 3, 2019. doi:10.1001/jamainternmed.2019.2478

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
Acesso livre: Este artigo é distribuído sob os termos da Licença Internacional Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 4.0 ( 
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ ), que permite qualquer uso, distribuição e reprodução não comercial em qualquer meio, desde que você dê o crédito apropriado ao (s) autor (es) original (is) e cite à fonte WWW.HEPATO.COM  e indique se foram feitas alterações.

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar