Um estilo de vida saudável pode ajudar a prevenir mortes relacionadas ao fígado – AASLD 2019

134

Voltar

Dados de um novo estudo apresentado no AASLD 2019 realizado em Boston, mostra que é possível diminuir as possibilidades de desenvolver câncer de fígado assim como, também, é possível reduzir as mortes causadas pela cirrose.

O mundo está vivendo uma verdadeira epidemia de câncer de fígado e de cirrose, aumentando de forma alarmante as mortes causadas por essas doenças.

O estudo realizado por pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts e da Harvard Medical School conclui que há evidências crescentes de que tanto a mortalidade por câncer de fígado quanto a cirrose são amplamente evitáveis por simples modificações no estilo de vida dieta, uso de álcool e exercícios.

O estudo foi conduzido pela crescente epidemia de doença hepática gordurosa (Esteatose, NAFLD e NASH)) em todo o mundo e pela necessidade de desenvolver abordagens de tratamento que sejam viáveis ​​e eficazes em nível populacional.

Vários estudos anteriores descobriram que fatores individuais de estilo de vida, que incluem peso corporal, exercício, uso de álcool, tabagismo e dieta, contribuem para o risco de desenvolver câncer de fígado.

No momento, ainda não existem medicamentos eficazes para reverter a fibrose hepática ou prevenir o câncer de fígado. É essencial controlar os fatores de risco por meio da prevenção primária. A modificação do estilo de vida representa um esforço de prevenção primária que provavelmente será a maneira mais eficaz e viável de prevenir o câncer de fígado e a mortalidade relacionada ao fígado.

O estudo incluiu dados de homens e mulheres adultos sem doença hepática conhecida no início do estudo. Os participantes do estudo forneceram dados clínicos, de estilo de vida e de dieta detalhados a cada dois anos, de 1986 a 2012. Todos os novos casos e mortes de câncer de fígado foram confirmados. Entre 121.893 adultos os pesquisadores confirmaram 121 novos casos de câncer de fígado e 350 mortes relacionadas à cirrose.

Um grupo de estilo de vida de baixo risco atendeu a todos os seguintes critérios: nunca fumar ou não fumar nos últimos cinco anos, uso moderado ou não de álcool, índice de massa corporal entre 18,5 e 24,9, atividade física semanal e uma dieta saudável. Todos os outros sujeitos do estudo foram colocados em um grupo de alto risco.

Sobrepeso e obesidade foi o fator de risco modificável mais significativo, com um aumento de 36% para incidência do câncer de fígado e de 42% para a mortalidade relacionada à cirrose.

Concluem os pesquisadores que as descobertas apoiam fortemente os esforços contínuos para desenvolver políticas de saúde pública para modificação do estilo de vida, para prevenir o câncer de fígado e a mortalidade relacionada ao fígado. Os dados sugeriram que a adesão a um estilo de vida saudável em geral poderia prevenir mais de 30.000 mortes relacionadas ao fígado nos Estados Unidos a cada ano.

Fonte: Impact of Healthy Lifestyle on the Incidence of Hepatocellular Carcinoma and Cirrhosis-Related Mortality Among U.S. Adults – Tracey G Simon and others – AASLD 2019 – Abstract 0016.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
Acesso livre: Este artigo é distribuído sob os termos da Licença Internacional Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 4.0 ( 
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ ), que permite qualquer uso, distribuição e reprodução não comercial em qualquer meio, desde que você dê o crédito apropriado ao (s) autor (es) original (is) e cite à fonte WWW.HEPATO.COM  e indique se foram feitas alterações.

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar