[:pb]Ibuprofeno ou Paracetamol, qual tomar?[:es]Ibuprofeno o Paracetamol, ¿cuál tomar?[:]

194737

[:pb]Durante a semana apareceram notícias sobre tomar IBUPROFENO ante a suspeita de contaminação com o novo coronavírus (COVID-19) informações depois desmentidas pela Organização Mundial da Saúde.

Para conhecer o Ibuprofeno e o Paracetamol, os quais são dois medicamentos de uso comum, muito indicados aos pacientes, vamos explicar as diferenças que existem entre eles.

Mas por favor, não tome nenhum medicamento sem antes consultar o médico!

Principais diferenças:

1 – O ibuprofeno é anti-inflamatório e o paracetamol não.

2 – As dosagens a serem tomadas são muito diferentes. Sempre deve se prestar atenção a bula.

3 – Com o uso contínuo por longo período o ibuprofeno apresenta um risco maior de provocar danos no estomago e cardiovasculares, já o paracetamol pode provocar danos ao fígado.

4 – O paracetamol apresenta menos riscos que o ibuprofeno durante a gravidez e enquanto a mãe amamenta.

5 – Em recém-nascido o paracetamol pode ser utilizado desde o nascimento e o ibuprofeno a partir dos três meses e com peso superior aos 3 kg.


PARA CONHECER – O QUE SÃO CADA UM DELES:

– Informações de entrevista dada por Irene Suarez farmacêutica dos Serviços Técnicos do Conselho Geral de Farmacêuticos de Espanha – Publicado em Infosalud


IBUPROFENO:

É um anti-inflamatório (diminui a inflamação), analgésico (acalma ou reduz a dor) e antipirético (diminui a febre).

É usado no tratamento de dor leve ou moderada, especialmente quando acompanhada de inflamação, como: inchaços, entorses, dores musculares, dor nas articulações, enxaqueca, dor menstrual ou controle da febre. Além disso, também pode ser usado em combinação com outros analgésicos para dores mais intensas e com descongestionantes, para aliviar os sintomas do resfriado.

Deve-se ter cuidado com pacientes com pressão alta, história cardiovascular, problemas gastrointestinais, insuficiência renal ou hepática e mulheres grávidas ou que estejam amamentando. O médico decidirá de acordo com a história do paciente, o tratamento e a dosagem mais adequados.

A dosagem deve ser ajustada de acordo com a idade ou peso corporal e o desconforto do paciente, sempre tentando usar a dose mínima que seja eficaz para aliviar os sintomas e pelo menor período possível.

Pode ser tomado com ou sem alimentos. No entanto, para evitar dores de estômago, recomenda-se tomar com alimentos. Nunca exceder a dose ou a duração do tratamento, pois aumenta o risco de efeitos adversos no nível do coração, cérebro ou desconforto gastrointestinal. No caso de tratamentos crônicos ou por períodos prolongados, o médico ajustará a dose mínima de manutenção que garante o controle da dor.


PARACETAMOL:

Medicação com atividade analgésica (acalma ou reduz a dor) e antipirético (a febre diminui).

Para que serve? Tratamento sintomático da dor ocasional leve ou moderada, como: dores musculares, dentárias, dor menstrual ou cefaleia e condições febris. Também pode ser usado em combinação com outros analgésicos para dores mais intensas e com descongestionantes ou antialérgicos, para aliviar os sintomas de resfriado ou alergia.

Contraindicações e efeitos colaterais: Diferentemente do ibuprofeno, ele não apresenta efeitos adversos gastrointestinais tão significativos. No entanto, devido à sua toxicidade hepática, é contraindicado em pessoas com insuficiência hepática ou hepatite viral. Pelo mesmo motivo, não é recomendável usá-lo com álcool. Embora em nenhum caso seja aconselhável tomar medicamentos com álcool, no caso do paracetamol, é especialmente importante evitar essa combinação, pois ambos podem aumentar a toxicidade e o risco de danos no fígado.

Dose: Assim como o ibuprofeno, a dose deve ser ajustada de acordo com a idade ou peso corporal e o desconforto do paciente, sempre tentando usar a dose mínima que seja eficaz para aliviar os sintomas e por um período mais longo. curto possível.

As doses comumente usadas são: adultos e adolescentes acima de 15 anos e pesando mais de 50 kg, doses de 325 a 650 mg a cada 4-6 horas ou 500 a 1000 mg a cada 6-8 horas, a dose diária máxima é de 4000 mg, embora seja prudente não exceder 3 g por dia; em crianças de 3 a 32 kg, dose máxima de 60 mg / kg / dia dividida em 4 ou 6 doses diárias.

O paracetamol pode ser tomado independentemente das refeições, pois, ao contrário do ibuprofeno, não irrita o estômago. No entanto, para alívio rápido da dor, é aconselhável tomá-lo separadamente das refeições, especialmente as ricas em carboidratos, pois aumentam o tempo necessário para absorver o paracetamol e levam mais tempo para entrar em vigor.

Ao contrário do ibuprofeno, o paracetamol pode ser administrado a crianças desde o nascimento. Em bebês e crianças, a via oral é utilizada, principalmente em xaropes ou comprimidos, ou a via retal em supositórios. A dose diária recomendada em crianças de 3 a 32 kg é de aproximadamente 60 mg / kg / dia, dividida em 4 ou 6 doses diárias.

MEU COMENTÁRIO

A entrevista foi dada a Infosalud não tendo nenhuma alteração ou comentário da nossa parte.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
Acesso livre: Este artigo é distribuído sob os termos da Licença Internacional Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 4.0 ( 
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ ), que permite qualquer uso, distribuição e reprodução não comercial em qualquer meio, desde que você dê o crédito apropriado ao (s) autor (es) original (is) e cite à fonte WWW.HEPATO.COM  e indique se foram feitas alterações.

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO[:es]Durante la semana aparecieron noticias sobre tomar IBUPROFENO cuando da sospecha de contaminación con el nuevo coronavirus (COVID-19), información que luego fue negada por la Organización Mundial de la Salud.

Para conocer el ibuprofeno y el paracetamol, que son dos fármacos de uso común, muy indicados para los pacientes, explicaremos las diferencias que existen entre ellos.

Pero, por favor, ¡no tome ningún medicamento sin consultar primero al médico!


Principales diferencias:

1 – El ibuprofeno es antiinflamatorio y el paracetamol no.

2 – Las dosis a tomar son muy diferentes. Siempre se debe prestar atención al prospecto.

3 – Con el uso continuo durante un período prolongado, el ibuprofeno tiene un mayor riesgo de causar daño estomacal y cardiovascular, mientras que el paracetamol puede causar daño hepático.

4 – El paracetamol presenta menos riesgos que el ibuprofeno durante el embarazo y mientras la madre amamanta.

5 – En los recién nacidos, el paracetamol se puede usar desde el nacimiento y el ibuprofeno desde los tres meses y con un peso de más de 3 kg.


SABER – QUÉ SON

– Información de la entrevista dada por Irene Suárez, farmacéutica de los Servicios Técnicos del Consejo General de Farmacéuticos de España – Publicado en Infosalud


IBUPROFENO

Es un antiinflamatorio (disminuye la inflamación), analgésico (alivia o reduce el dolor) y antipirético (disminuye la fiebre).

Se usa para tratar el dolor leve o moderado, especialmente cuando se acompaña de inflamación, como: hinchazón, entorses, dolor muscular, dolor en las articulaciones, migraña, dolor menstrual o control de la fiebre. Además, también se puede usar en combinación con otros analgésicos para el dolor más intenso y con descongestionantes, para aliviar los síntomas del resfriado.

Se debe tener cuidado con pacientes con presión arterial alta, antecedentes cardiovasculares, problemas gastrointestinales, insuficiencia renal o hepática y mujeres embarazadas o lactantes. El médico decidirá según el historial del paciente, el tratamiento y la dosis más apropiados.

La dosis debe ajustarse de acuerdo con la edad o el peso corporal y los síntomas del paciente, siempre tratando de usar la dosis mínima que sea efectiva para aliviar los síntomas y por el período más corto posible.

Se puede tomar con o sin comida. Sin embargo, para evitar malestar estomacal, se recomienda tomar con alimentos. Nunca exceda la dosis o la duración del tratamiento, ya que aumenta el riesgo de efectos adversos en el nivel del corazón, el cerebro o las molestias gastrointestinales. En el caso de tratamientos crónicos o por períodos prolongados, el médico ajustará la dosis mínima de mantenimiento que garantice el control del dolor.


PARACETAMOL

Medicamento con actividad analgésica (alivia o reduce el dolor) y antipiréticos (disminuye la fiebre).

¿Para qué sirve? Tratamiento sintomático del dolor ocasional leve o moderado, como: dolor muscular, dolor dental, dolor menstrual o dolor de cabeza y afecciones febriles. También se puede usar en combinación con otros analgésicos para el dolor más intenso y con descongestionantes o agentes antialérgicos, para aliviar los síntomas del resfriado o la alergia.

Contraindicaciones y efectos secundarios: a diferencia del ibuprofeno, no tiene efectos adversos gastrointestinales tan significativos. Sin embargo, debido a su toxicidad hepática, está contraindicado en personas con insuficiencia hepática o hepatitis viral. Por la misma razón, no se recomienda usarlo con alcohol. Aunque en ningún caso es aconsejable tomar medicamentos con alcohol, en el caso del paracetamol, es especialmente importante evitar esta combinación, ya que ambos pueden aumentar la toxicidad y el riesgo de daño hepático.

Dosis: al igual que el ibuprofeno, la dosis debe ajustarse de acuerdo con la edad del paciente o el peso corporal y las molestias, siempre tratando de usar la dosis mínima que sea efectiva para aliviar los síntomas y durante un período más prolongado. lo más corto posible

Las dosis comúnmente utilizadas son: adultos y adolescentes mayores de 15 años y que pesen más de 50 kg, dosis de 325 a 650 mg cada 4-6 horas o de 500 a 1000 mg cada 6-8 horas, la dosis diaria máxima es 4000 mg, aunque es prudente no exceder 3 g por día; en niños de 3 a 32 kg, una dosis máxima de 60 mg / kg / día dividida en 4 o 6 dosis diarias.

El paracetamol se puede tomar independientemente de las comidas, ya que, a diferencia del ibuprofeno, no irrita el estómago. Sin embargo, para el alivio rápido del dolor, es recomendable tomarlo por separado de las comidas, especialmente aquellas ricas en carbohidratos, ya que aumentan el tiempo necesario para absorber el paracetamol y tardan más en surtir efecto.

A diferencia del ibuprofeno, el paracetamol se puede administrar a niños desde el nacimiento. En bebés y niños, la ruta oral se usa, principalmente en jarabes o tabletas, o la ruta rectal en supositorios. La dosis diaria recomendada en niños de 3 a 32 kg es de aproximadamente 60 mg / kg / día, dividida en 4 o 6 dosis diarias.

MI COMENTARIO

La entrevista fue dada a Infosalud sin cambios ni comentarios de nuestra parte.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com 

IMPORTANTE: Los artículos se encuentran en orden cronológico. El avanzo del conocimiento en las pesquisas puede tornar obsoleta cualquier colocación en pocos meses. Encontrando colocaciones diversas que puedan ser consideradas controversias siempre es importante considerar la información más actual, con fecha de publicación más reciente.

Carlos Varaldo y el Grupo Optimismo declaran que no tienen relaciones económicas relevantes con eventuales patrocinadores de las diversas actividades.

Aviso legal: Las informaciones de este texto son meramente informativas y no pueden ser consideradas ni utilizadas como indicación médica.

Es permitida la utilización de las informaciones contenidas en este mensaje si se cita la fuente: WWW.HEPATO.COM[:]