COVID-19 e hepatite viral

2452

Voltar

Durante a pandemia do COVID-19, é provável que infectados que aguardam tratamento para hepatite C possam sofrer um atraso no recebimento do medicamento, situação que alguns países poderão enfrentar.

As pessoas em tratamento com hepatite B devem tentar garantir possuir medicamentos suficientes para a duração do período de quarentena, procure seu médico ou a farmácia onde recebe os medicamentos.

Para aqueles que aguardam um transplante de fígado, o procedimento pode ser atrasado devido ao medicamento imunossupressor usado após o procedimento e a falta de leitos de terapia intensiva.

Pacientes com doença hepática avançada e receptores de transplante de fígado representam grupos vulneráveis ​​e provavelmente correm um risco maior de infecção e / ou um curso grave se infectados pela COVID-19. Devem ficar em quarentena social durante a pandemia.

Atualmente, não há orientação específica para pessoas que vivem com hepatite viral ou para aqueles já curados. Caso infectados pelo COVID-19 os efeitos da infecção parecem ser iguais as consequências da população em geral.

Saindo na rua evite aglomerações. Ao entrar num comercio, farmácia, banco etc., use sempre uma máscara. Use máscaras de pano. As máscaras cirúrgicas estão em falta e devem ser deixadas para os professionais da saúde. Se os professionais da saúde não encontram máscaras ficarão doentes e não teremos pessoal para cuidar de você.

AVISO:  Durante a pandemia de COVID-19 não divulgaremos informações sobre as hepatites. Não é momento para isso.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
Acesso livre: Este artigo é distribuído sob os termos da Licença Internacional Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 4.0 ( 
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ ), que permite qualquer uso, distribuição e reprodução não comercial em qualquer meio, desde que você dê o crédito apropriado ao (s) autor (es) original (is) e cite à fonte WWW.HEPATO.COM  e indique se foram feitas alterações.

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar