[:pb]Como é feita a biopsia do fígado por Elastografia. Quantos sistemas existem e como funcionam?[:es]Como es realizada la biopsia del hígado por elastografia. ¿Cuántos sistemas existen y cómo funcionan?[:]

4612

[:pb]

A elastografia foi introduzida na forma de elastografia transitória em 2003. Rapidamente tornou-se uma ferramenta fundamental para a avaliação de pacientes com doença hepática crônica.

A primeira foi o FibroScan® e atualmente existem vários fabricantes de aparelhos de ultrassom cada um com uma modalidade de elastografia de ondas de cisalhamento proprietária em seus equipamentos.

No entanto, apesar de uma abordagem geral semelhante, os diversos equipamentos existentes não são idênticos na forma de realizar o diagnóstico e na forma de apresentar resultados, não sendo possível comparar dois resultados feitos por técnicas diferentes.

Portanto, o conhecimento específico sobre como realizar cada técnica específica é necessário para obter resultados confiáveis. Não somente a máquina deve estar perfeitamente calibrada como é fundamental que o operador esteja treinado e capacitado para obter um bom resultado.

Existem diversos fabricantes de equipamentos e técnicas de elastografia de ultrassom. Os mais empregados são:

Transient Elastography – FibroScan®

A elastografia transitória utilizada no FibroScan® fornece uma imagem quantitativa de rigidez de tecido. Funciona vibrando a pele com um motor para criar uma distorção de passagem no tecido (uma onda de cisalhamento) e imagem do movimento dessa. Esta técnica é utilizada principalmente pelo sistema FibroScan , que é utilizado para a avaliação do fígado.

Acoustic Radiation Force Impulse imaging (ARFI)

O ARFI usa ultra-som para criar um mapa qualitativo 2-D da rigidez do tecido. Ele faz isso criando um “impulso” dentro do tecido usando a força de radiação acústica de um feixe de ultra-som focado. A quantidade que o tecido ao longo do eixo do feixe é empurrado para baixo é reflexo da rigidez do tecido; Tecido mais macio é mais facilmente empurrado do que tecido mais rígido. ARFI mostra um valor de rigidez qualitativa. Aplicado em muitos lugares diferentes, um mapa da rigidez do tecido é acumulado.

Shear Wave Elasticity Imaging (SWEI)

O SWEI é semelhante ao ARFI, um ‘push’ é induzido profundamente no tecido por força de radiação acústica. A perturbação criada por este impulso viaja lateralmente através do tecido como uma onda de cisalhamento. Usando uma modalidade de imagem como o ultrassom ou a ressonância magnética, para ver o quão rápido a onda começa a diferentes posições laterais, a rigidez do tecido intervir é inferida. A principal diferença entre SWEI e ARFI é que SWEI é baseado no uso de ondas de cisalhamento propagando lateralmente a partir do eixo do feixe e criando mapa de elasticidade através da medição de parâmetros de propagação de onda de cisalhamento enquanto ARFI obtém informações de elasticidade do eixo do feixe para criar um mapa de rigidez 2-D. A SWEI é implementada na Supersonic Shear Imaging (SSI), uma das mais avançadas modalidades de elastografia de ultrassom.

Supersonic Shear Imaging (SSI)

O SSI dá um quantitativo, em tempo real, mapa bidimensional de rigidez do tecido. SSI é baseado em SWEI: ele usa força de radiação acústica para induzir um ‘empurrão’ dentro do tecido gerando ondas de cisalhamento e a rigidez do tecido é calculado a partir de quão rápido a onda de cisalhamento resultante viaja através do tecido. Existem duas principais inovações implementadas no SSI. Em primeiro lugar, ao utilizar muitos impulsos quase simultâneos, o SSI cria uma fonte de ondas de cisalhamento que é movida através do meio a uma velocidade supersónica. Em segundo lugar, a onda de cisalhamento gerada é visualizada usando a técnica de imagem ultrarrápida.

SSI é a primeira tecnologia de imagem ultrassônica capaz de atingir mais de 10.000 quadros por segundo de órgãos profundamente assentados. SSI fornece um conjunto de parâmetros quantitativos e em vivo que descrevem as propriedades mecânicas do tecido. Demonstrou benefício clínico na mama, tiroide fígado, próstata e imagem musculoesquelética.

Magnetic Resonance Elastography (MRE) – (Elastografia por ressonância magnética)

A elastografia por ressonância magnética (MRE) foi introduzida em meados da década de 1990, e múltiplas aplicações clínicas foram investigadas. No MRE, um vibrador mecânico é usado na superfície do corpo do paciente. Isso cria ondas de cisalhamento que viajam para os tecidos mais profundos do paciente. O resultado de uma varredura MRE é um mapa quantitativo 3-D da rigidez do tecido, bem como uma imagem convencional 3-D MRI.

A elastografia por ressonância magnética – MRE – tem a vantagem de ser mais uniforme entre os operadores e menos dependente da habilidade do operador do que a maioria dos métodos de elastografia de ultrassom.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.


Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.


Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM


O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO[:es]

La elastografia fue introducida en la forma de elastografia transitoria en 2003. Rápidamente se volvió una herramienta fundamental para la evaluación de pacientes con enfermedad hepática crónica.

La primera fue el FibroScan® y actualmente existen varios fabricantes de aparatos de ecografía cada uno con una modalidad de elastografia de olas de cizallamiento propietaria en sus equipos.

Sin embargo, a pesar de un abordaje general semejante, los diversos equipos existentes no son idénticos en la forma de realizar el diagnóstico y en la forma de presentar resultados, no siendo posible comparar dos resultados hechos por técnicas diferentes.

Por tanto, el conocimiento específico sobre cómo realizar cada técnica específica es necesario para obtener resultados confiables. No solamente la máquina debe estar perfectamente calibrada como es fundamental que el operador esté entrenado y capacitado para lograr un buen resultado.

Existen diversos fabricantes de equipos y técnicas de elastografia de ecografía. Los más empleados son:

Transient Elastography – FibroScan®

La elastografia transitoria utilizada en el FibroScan® suministra una imagen cuantitativa de rigidez del tejido. Funciona vibrando la piel con un motor para crear una distorsión de pasaje en el tejido (una ola de cizallamiento) e imagen del movimiento de esa. Esta técnica es utilizada principalmente por el sistema FibroScan, que es utilizado para la evaluación del hígado.

Acoustic Radiation Force Impulse imaging (ARFI)

El ARFI usa ultrasonido para crear un mapa cualitativo 2-D de la rigidez del tejido. Hace eso creando un “empuje” dentro del tejido usando la fuerza de radiación acústica de una corriente de ultrasonido direccionado. La cantidad que el tejido a lo largo del eje de la corriente es empujado para bajo es reflejo de la rigidez del tejido; Tejido más blando es más fácilmente empujado de que un tejido más rígido. ARFI muestra un valor de rigidez cualitativa. Aplicado en muchos lugares diferentes, un mapa de la rigidez del tejido es acumulado.

Shear Wave Elasticity Imaging (SWEI)

El SWEI es semejante al ARFI, un ‘push’ es inducido profundamente en el tejido por fuerza de radiación acústica. La perturbación creada por este empuje viaja lateralmente a través del tejido como una ola de cizallamiento. Usando una modalidad de imagen como en la ecografía o la resonancia magnética, para ver lo rápido que la ola comienza a diferentes posiciones laterales, la rigidez del tejido intervenir es inferida. La principal diferencia entre SWEI y ARFI es que SWEI es basado en el uso de olas de cizallamiento propagando lateralmente desde el eje de la corriente y creando un mapa de elasticidad a través de la medición de parámetros de propagación de ola de cizallamiento mientras ARFI logra informaciones de elasticidad del eje de la corriente para crear un mapa de rigidez 2-D. A SWEI es implementada en la Supersonic Shear Imaging (SSI), una de las más avanzadas modalidades de elastografia de ecografía.

Supersonic Shear Imaging (SSI)

El SSI da un cuantitativo, en tiempo real, mapa bidimensional de rigidez del tejido. SSI es basado en SWEI: usa fuerza de radiación acústica para inducir un ‘empujón’ dentro del tejido generando olas de cizallamiento y la rigidez del tejido es calculado desde lo rápido que la ola de cizallamiento resultante viaja a través del tejido. Existen dos principales innovaciones implementadas en el SSI. En primer lugar, al utilizar muchos empujes casi simultáneos, el SSI crea una fuente de olas de cizallamiento que es movida a través de medio a una velocidad supersónica. En segundo lugar, la ola de cizallamiento generada es visualizada usando la técnica de imagen ultrarrápida.

SSI es la primera tecnología de imagen ultrasónica capaz de alcanzar más de 10.000 cuadros por segundo de órganos profundamente asentados. SSI suministra un conjunto de parámetros cuantitativos e en vivo que describen las propiedades mecánicas del tejido. Demostró beneficio clínico en la mama, tiroides hígado, próstata e imagen musculoesquelética.

Magnetic Resonance Elastography (MRE) – (Elastografia por resonancia magnética)

La elastografia por resonancia magnética (MRE) fue introducida en la década de 1990, y múltiples aplicaciones clínicas fueron investigadas. En el MRE, un vibrador mecánico es usado en la superficie del cuerpo del paciente. Eso crea olas de cizallamiento que viajan para los tejidos más profundos del paciente. El resultado de una barredura MRE es un mapa cuantitativo 3-D de la rigidez del tejido, bien como una imagen convencional 3-D MRI.

La elastografia por resonancia magnética – MRE – tiene la ventaja de ser más uniforme entre los operadores y menos dependiente de la habilidad del operador de lo que la mayoría de los métodos de elastografia de ecografía.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com 


IMPORTANTE: Los artículos se encuentran en orden cronológico. El avanzo del conocimiento en las pesquisas puede tornar obsoleta cualquier colocación en pocos meses. Encontrando colocaciones diversas que puedan ser consideradas controversias siempre debe se considerar la información más actual, con fecha de publicación más reciente.


Carlos Varaldo y el Grupo Optimismo declaran que no tienen relaciones económicas relevantes con eventuales patrocinadores de las diversas actividades.


Aviso legal: Las informaciones de este texto son meramente informativas y no pueden ser consideradas ni utilizadas como indicación médica.


Es permitida la utilización de las informaciones contenidas en este mensaje si se cita la fuente: WWW.HEPATO.COM


El Grupo Optimismo es afiliado a AIGA – ALIANZA INDEPENDIENTE DE GRUPOS DE APOYO[:]