[:pb]Atrasos na entrega dos medicamentos para hepatite C[:es]Atrasos en la entrega de los medicamentos para hepatitis C en Brasil[:]

1959

[:pb]Estão acontecendo atrasos na distribuição dos tratamentos para hepatite C com os medicamentos sofosbuvir, daclatasvir e ribavirina.  Era previsível que isso poderia vir a acontecer, pois ao se depender de três fornecedores diferentes com a falta de um dos medicamentos não permite a entrega completa dos tratamentos.

Em 16 de julho de 2018 o grupo de associações de pacientes da “AIGA – Aliança Independente dos Grupos de Apoio”, alertava publicamente, com cópia ao então ministro da saúde, sobre o “Retrocesso no Plano de Eliminação da Hepatite C” publicado em https://hepato.com/2018/07/alerta-retroceso-en-el-plano-brasileno-de-eliminacion-de-la-hepatitis-c/

Denunciávamos que um Petit Comitê teria decidido, a portas fechadas, e naturalmente sem a participação do controle social, que os quatro novos medicamentos já aprovados pela Anvisa não serão incorporados ao Protocolo de tratamento da hepatite C e em seu lugar, deverá se conceder aos pacientes apenas uma alternativa ao tratamento, a combinação sofosbuvir / daclatasvir.

A seguir colocávamos que era negativa tal logística de aquisição e entrega por parte de fornecedores diferentes, pois, seria necessária uma coordenação específica e poderia causar problemas na entrega aos pacientes.

Resultado, agora, em fevereiro de 2019 e após manobras difíceis de explicar e após pagar em novembro o absurdo preço de 2.505.- dólares por tratamento de 12 semanas com um sofosbuvir genérico e daclatasvir, o problema alertado em julho veio se confirmar e a entrega dos tratamentos está prejudicada.

E como sempre, são os pacientes os prejudicados que estão aguardando tratamento há meses.

Será que os responsáveis de então, afortunadamente já expulsos do ministério da saúde, serão penalizados?


 

Maviret passa a ser indicado para transplantados

O medicamento Maviret (glecaprevir + pibrentasvir), na forma farmacêutica comprimido revestido, passa ser indicado para pacientes que tenham infecção crônica pelo vírus da hepatite C e que tenham recebido transplante de fígado ou de rim. Esta ampliação de indicação terapêutica, aprovada pela Anvisa, está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18/2).


 

Novo remédio para tratamento de crianças com hepatite C tem taxa de cura de até 99%

O Harvoni (sofosbuvir + ledipasvir), antes aprovado apenas para pacientes adultos, foi liberado neste mês pela Anvisa para o tratamento também em crianças a partir de 12 anos de idade ou com mais de 35 quilos.

A grande vantagem desse tratamento é a eficácia e facilidade. A criança precisa tomar apenas um comprimido por dia durante doze semanas para ter um resultado positivo.

 


 

Desarquivado para dar seguimento o Projeto de Lei Complementar PLP 385/2006 que veda a despedida arbitrária de portadores de Hepatites.

Compreende-se por despedida arbitrária, aquela que não decorre de falta grave, de grave perturbação econômica ou de extinção da empresa.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO[:es]Están aconteciendo atrasos en la distribución de los tratamientos para hepatitis C con los medicamentos sofosbuvir, daclatasvir y ribavirina.  Era previsto que eso podría venir a acontecer, pues al depender de tres proveedores diferentes con la falta de uno de los medicamentos no permite la entrega completa de los tratamientos.

El 16 de julio de 2018 el grupo de asociaciones de pacientes de la “AIGA – Alianza Independiente de los Grupos de Apoyo”, alertaba públicamente, con copia a lo entonces ministro de la salud, sobre el “Retroceso en el Plan de Eliminación de la Hepatitis C” publicado en https://hepato.com/es/2018/07/alerta-retroceso-en-el-plano-brasileno-de-eliminacion-de-la-hepatitis-c/

Denunciábamos que un Petit Comité habría decidido, a puertas cerradas, y naturalmente sin la participación del control social, que los cuatro nuevos medicamentos ya aprobados por la Anvisa no serán incorporados al Consenso de tratamiento de la hepatitis C y en su lugar, deberá se conceder a los pacientes apenas una alternativa al tratamiento, la combinación sofosbuvir / daclatasvir.

A continuación, colocábamos que era negativa tal logística de adquisición y entrega por parte de proveedores diferentes, pues, sería necesaria una coordinación específica y podría causar problemas en la entrega a los pacientes.

Resultado, ahora, en febrero de 2019 y después de maniobras difíciles de explicar y haber pago en noviembre el absurdo de 2.505.- dólares por tratamiento de 12 semanas con un sofosbuvir genérico y daclatasvir, el problema alertado en julio se confirma y la entrega de los tratamientos está perjudicada.

Y como siempre, son los pacientes los perjudicados que están aguardando tratamiento hay meses.

Será qué los responsables de entonces, venturosamente ya expulsados del ministerio de la salud, ¿serán penalizados?


 

Maviret pasa a ser indicado para trasplantados

El medicamento Maviret (glecaprevir + pibrentasvir), en la forma farmacéutica comprimido revestido, pasa ser indicado para pacientes que tengan infección crónica por el virus de la hepatitis C y que hayan recibido trasplante de hígado o de riñón. Esta ampliación de indicación terapéutica, aprobada por la Anvisa, está publicada en el Diario Oficial de la Unión este lunes (18/2).


 

Nuevo medicamento para tratamiento de niños con hepatitis C tiene tasa de cura de hasta 99%

El Harvoni (sofosbuvir + ledipasvir), antes aprobado apenas para pacientes adultos, fue liberado en este mes por la Anvisa para el tratamiento también en niños desde los 12 años de edad o con más de 35 quilos.

La grande ventaja de ese tratamiento es la eficacia y facilidad. El niño necesita tomar apenas una pastilla por día durante doce semanas para tener un resultado positivo.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com 

IMPORTANTE: Los artículos se encuentran en orden cronológico. El avanzo del conocimiento en las pesquisas puede tornar obsoleta cualquier colocación en pocos meses. Encontrando colocaciones diversas que puedan ser consideradas controversias siempre es importante considerar la información más actual, con fecha de publicación más reciente.

Carlos Varaldo y el Grupo Optimismo declaran que no tienen relaciones económicas relevantes con eventuales patrocinadores de las diversas actividades.

Aviso legal: Las informaciones de este texto son meramente informativas y no pueden ser consideradas ni utilizadas como indicación médica.

Es permitida la utilización de las informaciones contenidas en este mensaje si se cita la fuente: WWW.HEPATO.COM

El Grupo Optimismo es afiliado a AIGA – ALIANZA INDEPENDIENTE DE GRUPOS DE APOYO[:]