Texto en Español al final


GRUPO OTIMISMO DE APOIO AO PORTADOR DE HEPATITE
ONG - Registro n°.: 176.655 - RCPJ-RJ - CNPJ: 06.294.240/0001-22 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 9973.6832 - Fax. (21) 2549.8809
e-mail: hepato@hepato.com Internet: www.hepato.com

19/06/2006


Cafezinho contra a cirrose alcoólica


Pois é, um estudo diz que ajuda muito a prevenir

Revista Veja - 21/06/2006 - Paula Neiva

Um estudo que acaba de ser publicado pela revista científica americana Archives of Internal Medicine reforça a teoria de que o café faz bem para a saúde. Segundo o trabalho, a bebida protege o fígado contra a cirrose alcoólica, doença que provoca a degeneração das células hepáticas e pode levar ao câncer e à falência do órgão. O estudo foi coordenado por pesquisadores do Kaiser Permanente, um instituto de saúde sem fins lucrativos, na Califórnia. Eles colheram informações acerca dos hábitos de vida, do consumo de café e de manifestação de doenças hepáticas de cerca de 125.000 pessoas, ao longo de sete anos, e cruzaram os dados. A conclusão é que o efeito protetor varia de acordo com a dose - quanto maior o consumo de café, maior é também a proteção oferecida por ele. Beber entre um e três cafezinhos por dia reduz em 40% os riscos de cirrose, enquanto a ingestão de quatro xícaras diárias diminui em até 80% a possibilidade de aparecimento da doença. "Os indícios de que o café protege o fígado, no entanto, não autorizam o consumo exagerado de bebidas alcoólicas", disse a VEJA o cardiologista Arthur Klatsky, o principal autor do estudo. Os pesquisadores acreditam que os benefícios do café para o fígado não se relacionam à cafeína, já que os riscos de cirrose entre os consumidores de chá, que também contém a substância, não caíram.

Os resultados da nova pesquisa estão de acordo com as conclusões de outros estudos sobre o tema realizados por diferentes universidades nos Estados Unidos e na Itália - nenhum deles, porém, com uma população tão expressiva. Além da ação contra a cirrose, há evidências de que o café protege o fígado de tumores, como mostrou um trabalho divulgado no ano passado pelo Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos. Segundo ele, cinco ou mais xícaras ao dia são suficientes para cortar pela metade os riscos de câncer hepático (mas deve ser de café americano, aquele insuportável "chafé", e não de expresso, mais encorpado). Também existem indícios fortes de que o cafezinho de cada dia ajuda a memória e diminui os riscos de diabetes tipo 2. Alguns trabalhos, no entanto, associaram o consumo da bebida ao aumento da pressão arterial e à maior incidência de câncer de bexiga.

Embora os efeitos do café sobre o organismo sejam objeto de estudo há décadas, existem muitos pontos obscuros a respeito da relação entre seu consumo e a saúde. "Ainda não se identificou com precisão o papel de cada uma das substâncias presentes no café", diz o cardiologista Luiz Antonio Machado César, coordenador do grupo de estudos sobre o café e o coração, do Instituto do Coração de São Paulo. "Há dúvidas também a respeito dos processos químicos responsáveis pelos benefícios já comprovados da bebida." Na falta de respostas exatas, recomenda-se não exagerar. Dois cafezinhos por dia, no máximo - ninguém precisa mais do que isso, não é mesmo?

MEU COMENTÁRIO:

Mais um estudo desmistificando o efeito tóxico do café e demonstrando efeitos positivos sobre as enzimas do fígado quando ingerido sem exageros.

Carlos Varaldo
Grupo Otimismo






GRUPO OPTIMISMO DE AYUDA AL PORTADOR DE HEPATITIS
ONG - Registro n°. 176.655 - RCPJ-RJ - Rio de Janeiro - Brasil
Tel. 55.21 - 9973.6832 - Fax. 55.21 - 2549.8809
e-mail: hepato@hepato.com Internet: www.hepato.com

19/06/2006


El café crea escudo en el hígado contra la cirrosis


De la prensa internacional


Cuatro tazas diarias de la infusión reducen hasta 80% el riesgo de sufrir la enfermedad. Investigadores aún no saben si la cafeína es la que produce ese efecto.

El café puede contrarrestar los tóxicos efectos del alcohol sobre el hígado y ayudar a prevenir la cirrosis, dicen investigadores. En un estudio hecho a más de 125 mil personas, una taza diaria de café redujo el riesgo de cirrosis alcohólica en 20 por ciento. Cuatro tazas diarias redujeron el riesgo en 80 por ciento. El efecto del café se sostuvo para mujeres y hombres de varios orígenes étnicos.

No está claro si es la cafeína u otro ingrediente del café el que proporciona la protección, dijo el coautor del estudio, Arthur Klatsky, de la División Kairser Permanente de Investigación, en Oakland, California.

Claro que hay una forma mejor de evitar la cirrosis alcohólica del hígado, dijo Klatsky. "La manera de evitar enfermarse no está en beber mucho café, sino en cortarle a la tomada" de alcohol, dijo.

Entre los participantes hubo desde abstemios, que fueron 12 por ciento del total, hasta bebedores fuertes, que fueron 8 por ciento. Los investigadores calcularon que las reducciones en el riesgo valen para todo el grupo, no sólo para los bebedores.

No todos los que beben mucho desarrollan cirrosis, una cicatrización irreversible del hígado que merma la capacidad del órgano para filtrar toxinas de la sangre. Klatsky dijo que los nuevos hallazgos pueden ayudar a explicar por qué los hígados de algunas personas sobreviven al consumo intenso de alcohol.

La hepatitis C y algunas enfermedades heredades también pueden causar cirrosis. Pero el estudio encontró que el café no protege al hígado contra esas otras causas de lesión.

El mismo estudio encontró que los bebedores de café tenían resultados más sanos en las pruebas sanguíneas usadas para medir el funcionamiento del hígado, fueran o no grandes bebedores de alcohol. El efecto del café de reducir las enzimas del hígado en la sangre fue más aparente entre los bebedores fuertes del estudio.

De entre todas las causas, la cirrosis hepática mata a mas de 27 mil estadunidenses al año y envía a casi 400 mil al hospital.

Los hallazgos, publicados en los Archivos de Medicina Interna, se agregan a reportes de que el café podría también reducir el riesgo de cáncer de hígado.

Los datos provienen de miembros de un plan de salud del norte de California. Su consumo de café fue anotado al principio del estudio, algo que admiten los investigadores fue una limitación. Se les dio seguimiento un promedio de 14 años.

Los investigadores no hallaron menos riesgo de cirrosis para los bebedores de té. El té tiene menos cafeína que el café y hubo menos bebedores fuertes de té en el estudio, de modo que si la cafeína es el ingrediente protector, puede que no se haya mostrado un efecto para el té en el estudio, dijo Klatsky.

Más que un brebaje

o Con el nombre café se denomina la bebida que se obtiene por infusión a partir de los frutos y semillas del cafeto, que contiene una sustancia estimulante llamada cafeína.

o El café es la segunda materia más comercializada en el mundo, sólo detrás del petróleo. Se produjo un total de 6.7 millones de toneladas de café anualmente entre los años 1998 y 2000, y se espera que se eleve la cifra a 7 millones de toneladas anualmente en 2010.

o El mayor productor es Brasil, especialmente el puerto de Santos en el estado de Sao Paulo, seguido por Colombia y Vietnam (el productor más importante de robusta).

o Estados Unidos representa el mayor mercado mundial de café, seguido por Alemania. Finlandia es el país que consume más café por número de habitantes.

MI COMENTARIO:

Un otro estudio desmitificando el efecto tóxico del café que muestra efectos positivos sobre las enzimas del hígado cuando ingerido sin exagero.

Carlos Varaldo
Grupo Optimismo







Last updated 19.6.2006