Texto en Español al final - Apriete aquí


GRUPO OTIMISMO DE APOIO AO PORTADOR DE HEPATITE
ONG - Registro n°.: 176.655 - RCPJ-RJ - CNPJ: 06.294.240/0001-22
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Telefones: Rio de Janeiro (xx21) 4063.4567 - São Paulo (xx11) 3522.3154 (das 11.00 às 15.00 horas)
e-mail: hepato@hepato.com Internet: www.hepato.com

25/02/2009


Hepatite C, Diabete e consumo de refrigerantes "diet"


A revista "Diabetes Care" publica um estudo comprovando que os refrigerantes "diet" se bebidos diariamente aumentam significativamente o risco de desenvolver a diabetes do tipo 2 (diabete do adulto) ao predispor o organismo para o distúrbio metabólico.

O estudo não pesquisou especificamente os infectados pela hepatite C, mas faço o alerta devido ao fato já conhecido que indivíduos com hepatite C possuem um maior risco de apresentar o distúrbio metabólico e, em conseqüência, os refrigerantes "diet" podem vir a ser um fator a mais no aparecimento do sintoma.

O alerta realizado na Universidade de Ciências da Saúde do Texas, Estados Unidos, e resultado do estudo de coorte longitudinal "Multi-Ethnic Study of Atherosclerosis (MESA)" que demonstra a associação entre o consumo de refrigerantes "diet" e o risco adicional do aparecimento da diabetes tipo 2 entre os consumidores. O estudo realizado entre os anos 2000 e 2007 avaliava o nível de glicose em jejum, considerando a diabete tipo 2 quando encontrado acima de 126 mg/dl.

Comparando os participantes que bebiam diariamente refrigerantes "diet" com aqueles que não faziam uso, o risco de desenvolver diabete tipo 2 foi 67% superior entre os que bebiam refrigerantes "diet". O resultado era independente de outros fatores, como a circunferência da cintura, peso, idade, etc..

O resultado confirma dados relatados em um estudo anterior, o "ARIC - Atherosclerosis Risk in Communities"

Concluem os autores que o consumo diário de refrigerantes "diet" pode levar a alterações metabólicas e o aparecimento da diabete tipo 2.


MEU COMENTÁRIO:

Semana passada o "ovo", sempre declarado como o inimigo número 1 do colesterol foi absolvido da acusação e, agora os refrigerantes"diet" sempre vendidos como mais saudáveis que os que contem açúcar demonstram ser perigosos em relação ao aparecimento do diabetes.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Diabetes Care. Published online January 16, 2009.


Carlos Varaldo
Grupo Otimismo


Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

O Grupo Otimismo e afiliado a AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO - www.aigabrasil.org



GRUPO OPTIMISMO DE AYUDA AL PORTADOR DE HEPATITIS
ONG - Registro n°.: 176.655 - RCPJ-RJ - CNPJ: 06.294.240/0001-22
Rio de Janeiro - Brasil
Teléfonos: Rio de Janeiro (005521) 4063.4567 - São Paulo (005511) 3522.3154 (de 11.00 a las 15.00 horas)
e-mail: hepato@hepato.com Internet: www.hepato.com
25/02/2009


Hepatitis C, Diabetes y consumo de refrescos "diet"


La revista "Diabetes Care" publica un estudio comprobando que los refrescos "diet" si bebidos diariamente aumentan significativamente el riesgo de desarrollar la diabetes del tipo 2 (diabetes del adulto) al predisponer el organismo para el disturbio metabólico.

El estudio no pesquisó específicamente los infectados por la hepatitis C, pero hago el alerta debido al hecho ya conocido que individuos con hepatitis C poseen un mayor riesgo de presentar el disturbio metabólico y, en consecuencia, los refrescos "diet" pueden ser un factor a más en el aparecimiento del síntoma.

El alerta realizado en la Universidad de Ciencias de la Salud de Texas, Estados Unidos, es resultado del estudio de cohorte longitudinal "Multi-Ethnic Study of Atherosclerosis (MESA)" que demuestra la asociación entre el consumo de refrescos "diet" y el riesgo adicional del aparecimiento de la diabetes tipo 2 entre los consumidores. El estudio realizado entre los años 2000 y 2007 evaluaba el nivel de glucosa en ayuno, considerando la diabetes tipo 2 cuando encontrado arriba de 126 mg/dl.

Comparando los participantes que bebían diariamente refrescos "diet" con aquéllos que no hacían uso, el riesgo de desarrollar diabetes tipo 2 fue 67% superior entre los que bebían refrescos "diet". El resultado era independiente de otros factores, como la circunferencia de la cintura, peso, edad, etc...

El resultado confirma datos relatados en un estudio anterior, el "ARIC - Atherosclerosis Risk in Communities"

Concluyen los autores que el consumo diario de refrescos "diet" puede llevar a alteraciones metabólicas y el aparecimiento de la diabetes tipo 2.


MI COMENTARIO:

Semana pasada el "huevo", siempre declarado como el enemigo número 1 del colesterol fue absuelto de la acusación y, ahora los refrescos "diet" siempre vendidos como más saludables que los que contienen azúcar demuestran ser peligrosos con relación al aparecimiento del diabetes.

Este artículo fue redactado con comentarios e interpretación personal de su autor, tomando como base la siguiente fuente:
Diabetes Care. Published online January 16, 2009.


Carlos Varaldo
Grupo Optimismo


Carlos Varaldo y el Grupo Optimismo declaran que no tienen relaciones económicas relevantes con eventuales patrocinadores das diversas actividades.






Last updated 24.2.2009