006_epidemi_port

Estatísticas na hepatite C

17/12/2012

- Aproximadamente entre 75% e 85% das pessoas infectadas com o vírus da hepatite C desenvolvem infecção crônica.

- Após o contagio entre 70% e 80% das pessoas não apresenta qualquer sintoma, dos que apresentam algum sintoma eles aparecem em aproximadamente 6 ou 7 semanas após o contagio.

- 170 milhões de pessoas no mundo estão infectadas com hepatite C. No Brasil é estimado que entre 3 e 3,5 milhões estejam infectados.

- De cada 100 pessoas infectadas com a hepatite C entre 75 e 85 desenvolvem a infecção de forma crônica. Desses entre 5 e 20 pessoas desenvolvem cirrose após duas décadas da infecção e até 5 morrerão pela cirrose, câncer de fígado ou insuficiência hepática, se não tratados.

- A doença hepática crônica, muitas vezes relacionada a hepatite C, é a principal causa de morte entre pessoas com idade entre 45 e 64 anos nos Estados Unidos.

- A maioria das pessoas com hepatite C, por falta de campanhas de diagnostico ainda não sabe que está infectada. No Brasil somente 5% dos infectados estão oficialmente diagnosticados (notificados no ministério da saúde).

- Não existe vacina para hepatite C.

- Com o tratamento existe a cura da hepatite C. Dependendo do genótipo e da progressão da doença, até um máximo de 80% conseguem a cura com o tratamento.

Fonte: Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos - http://www.cdc.gov

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO