curriculo_varaldo_port
GRUPO OTIMISMO DE APOIO AO PORTADOR DE HEPATITE
ONG - Registro n°.: 176.655 - RCPJ-RJ - CNPJ: 06.294.240/0001-22 - Rio de Janeiro - RJ
e-mail: hepato@hepato.com Internet: www.hepato.com



Bem-vindos ao portal das hepatites


Este portal obedecerá às normas, princípios e objetivos do Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite, organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos, objetivando facilitar a troca de informações e possibilitando uma maior discussão do tema nos países de língua portuguesa e espanhola, com o objetivo de estabelecer uma rede efetivamente global.

Este portal é propriedade pessoal de Carlos Varaldo (Agência de Notícias das Hepatites), mantido com recursos privados, cedendo gratuitamente espaço ao Grupo Otimismo. A responsabilidade sobre as informações é exclusiva de seu autor e proprietário, o qual não é um profissional médico.

A informação proporcionada em www.hepato.com é destinada aos infectados com as hepatites, familiares e interessados em geral para apoiar, nunca substituir, a relação que existe entre um paciente/visitante deste sítio Web e seu médico.

Quando apropriado a informação contida neste sítio será apoiada com referências claras às fontes dos dados e, se for possível, estabelecerão-se hipervínculos a esses dados. A data da colocação de cada página estará claramente identificada. Afirmamos o compromisso de atuar com respeito e honestidade publicando informações de fontes cuja veracidade possa ser constatada.

Este sítio é financiado mediante os direitos de autor dos livros "Convivendo com a Hepatite C" e "A Cura da Hepatite C" editados em língua Portuguesa e doações espontâneas de associados ao mailing list de notícias. Os direitos de autor dos livros foram doados por Carlos Varaldo, o qual nada recebe pelo trabalho necessário para a atualização e manutenção da página web.

Para receber atualizações e as últimas noticias sobre as hepatites, faça seu cadastro no formulário encontrado na página. Este site respeita o anonimato dos visitantes e os dados fornecidos pelos portadores. É garantida a privacidade e confidencialidade da informação recebida, sendo assegurada a privacidade do correio eletrônico recebido e o compromisso de não realizar comércio ou intercâmbio de listas de endereços.

Esta pagina esta em operação desde abril de 1999, e conta com mais de 32.000 assinantes associados, sendo reconhecida e indicada pelas maiores instituições internacionais como uma das páginas mais atualizadas do mundo em relação à informação sobre as hepatites virais. Seguimos os princípios éticos para sites de saúde HonCode o qual verifica nosso trabalho e a qualidade da informação colocada.

Em 2007 Carlos Varaldo foi um dos fundadores da World Hepatitis Alliance, da qual foi vice-diretor, movimento que culminou com a decretação do Dia Mundial da Hepatites pela Organização Mundial da Saúde.

O nosso website não possuí qualquer forma de publicidade.

As estatísticas das visitas na página www.hepato.com são controlada por el sistema externo "Webalizer" que realiza as estatísticas dos acessos. Em 2015, até o mês de novembro, a página recebeu um total de 1.314.033 visitantes, representando uma média diária de 3.981 visitantes. Cada visitante permanecendo em média 13 minutos visitando o Site. Em 2014 publicamos no Site um total de 219 matérias em português e 194 em espanhol. A média diária de e-mails respondidos foi de 84 a cada dia de 2014, num total de 30.660 no ano.

Nos últimos 15 anos o Grupo Otimismo coordena as campanhas do Dia Mundial das Hepatites para conscientização das hepatites, incentivando o diagnostico, imprimindo e distribuindo, ate 2013, a cada ano 1 milhão de folhetos, além de cartazes e banners.

Em 2007 Carlos Varaldo foi um dos fundadores da World Hepatitis Alliance, da qual foi vice-diretor, movimento que culminou com a decretação do Dia Mundial da Hepatites pela Organização Mundial da Saúde. No ano de 2009, por discordar dos rumos e novos objetivos da WHA solicitou seu desligamento.

Desde 2014 possuímos uma página no Facebook, em https://www.facebook.com/hepatocom com mais de 41.000 seguidores. Na média, cada Posto publicado está sendo compartilhado entre 300 e 400 vezes pelos seguidores.

O site não hospeda os registros de pacientes ou armazenar quaisquer dados médicos ou pessoais. A informação confidencial, privada ou semi-privada, como endereços de e-mail e conteúdo de e-mails recebidos ou enviados para seus visitantes não se encontram em um banco de dados no site. Todos os contatos são feitos exclusivamente por e-mail. As informações dos e-mails não é usada para estatísticas nem fornecidas a terceiros ou outras empresas. O site não usa cookies.

A nossa política de privacidade honra os requisitos legais para a informação médica / saúde e privacidade de todos os países.

Sites colaborativos:

É autorizada a reprodução dos conteúdos publicados por meios eletrônicos, desde que seja citada a fonte com os seguintes dizeres: FONTE: Carlos Varaldo - www.hepato.com.

Os usuários do site não tem a possibilidade de modificar ou apagar o conteúdo do site.
Para o uso em material impresso, por favor, solicite autorização por escrito enviando um e-mail.

Envie um e-mail com suas sugestões e comentários: hepato@hepato.com

Desculpe os erros de Português, após 43 anos de Brasil ainda falta muito a aprender. Espero que a visita lhe seja útil!

A informação contida nestas páginas não se destina a qualquer tipo de uso médico!




Carlos Norberto Varaldo


- Argentino, radicado no Brasil desde 17/04/1970
- Nascimento: 06/06/1947
- Casado - 1 filha
- Químico (Licenciatura) pela ENET-7 - Rosário - Argentina
- Extensão em Engenharia Econômica - Universidade Santa Úrsula - Rio de Janeiro - RJ
- Residente no Rio de Janeiro
- Fundador e coordenador do Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite - (1999/atualidade)
- Autor do livro "Convivendo com a Hepatite C" (ISBN 85-901566-2-1 - Segunda Edição - 2003)
- Autor do livro"A Cura da Hepatite C" (ISBN 85-901566-3-X - 2003)
- Co-autor (Capitulo 18) no livro HEPATITE C - ASPECTOS CRÍTICOS DE UMA EPIDEMIA SILENCIOSA - Coordenação de Rosangela Teixeira; Olindo Assis Martins Filho e Guilherme Corrêa de Oliveira - COOPMED 2005 (ISBN 85-85002-80-0)
- Co-autor no livro HEPATITE C - Editores Evaldo Stanislau Affonso de Araújo e Antonio Alci Barone - Co-autor do capitulo "Uso da Internet como fonte de informação dos pacientes" - Editora Manole Ltda -2010 - (ISBN 978-85-204-2857-3)
- Co-autor no livro Tratado de Hepatites Virais e Doenças Associadas - 3º Edição - Editor Científico Roberto Focaccia, coordenando 227 colaboradores/autores - Editora Atheneu – 2013 – Autor do Capitulo 107: “A Visão do Paciente”.
- Conselheiro Municipal da Saúde do Rio de Janeiro - 2014/2015
- Membro do Comitê de Ética de Pesquisas em Seres Humanos da FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz - 2003/2012
- Representante dos usuários na Câmara de Saúde Suplementar - CAMSS - da Agencia Nacional de Saúde Suplementar (2011/2013)
- Membro do Comitê Técnico Assessor do Departamento Nacional de DST/AIDS/Hepatites do Ministério da Saúde. (2011/2013)
- Fundador e presidente da AIGA, Rede de ONGs que compõem a Aliança Independente dos Grupos de Apoio que articula ações pelos Direitos Humanos e o Controle Social nas Hepatites - www.aigabrasil.org
- Fundador e Vice-diretor da World Hepatitis Alliance Genebra - Suíça - (2007/2009)
- Vice-presidente da Associação dos Amigos do Planetário da Cidade do Rio de Janeiro (2000/2005)
- Indicado em 2008 por organismo das Nações Unidas para apresentar seu trabalho na "II Conferência Internacional - Inovação para o Terceiro Setor: Sustentabilidade e Impacto Social", evento realizado no mês de agosto pelo Instituto William Davidson da Universidade de Michigan, em parceria com o CNU-Brasil (Programa Conversando com as Nações Unidas).
- Reconhecido em 2009 pela Sociedade Brasileira de Infectologia a qual concedeu um "Prêmio Honorífico" em reconhecimento aos serviços prestados em prol da assistência e prevenção da hepatite C. A placa pode ser vista em http://www.hepato.com/p_otimismo/premio.jpg
- Autor e responsável dos textos da página web WWW.HEPATO.COM desde 1999 até a atualidade.



Incansável portenho - Uma mini biografia de Carlos Varaldo - 08/12/2001 -
http://www.hepato.com/p_filmes/portenho_20011208.html

Para ver algumas reportagens sobre a atuação do Grupo Otimismo que ainda podem ser encontradas na Internet, aperte aqui