014_otimismo_port

OTIMISMO
Pesquisa do Facebook confirma o beneficio das notícias otimistas

02/07/2014

Uma pesquisa realizada pelo Facebook sobre o contagio emocional que as notícias provocam nas pessoas mostra um resultado extremamente importante. A pesquisa estudou a reação de 700.000 usuários do Facebook analisando o comportamento daqueles que recebiam notícias positivas e dos que recebiam noticias negativas.

Descobriram que quem só lia notícia ruim ficava mais abatido, mais deprimido e tendia a repassar ou publicar mensagens mais tristes. Entre os que recebiam notícias positivas aconteceu o inverso.

Fiquei feliz com o resultado, pois 15 anos atrás quando decidimos criar um grupo de apoio o chamamos de OTIMISMO, decidindo que nossa linha de atuação seria aumentar a autoestima e o pensamento positivo dos infectados já que isso fortalece a resposta do organismo no enfrentamento da doença. Acertamos em pleno!

Vejo com muita tristeza grupos ou pessoas que divulgam notícias falando do sofrimento dos infectados, postando somente coisas ruins, alguns até mostrando fotos de crianças deformadas pela doença e que necessitam de um transplante. Seja pelo motivo que for condeno totalmente tal tipo de divulgação, pois afeta grandemente o emocional de quem as recebe. É necessário acreditar na possibilidade da cura e não ficar divulgando que todos os infectados irão morrer com grande sofrimento.

Continuaremos sendo Otimistas, sempre ajudando o paciente infectado e acreditando na cura da hepatite.

Juntos e com otimismo podemos vencer a hepatite!


Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
A pesquisa foi publicada na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America" - Experimental evidence of massive-scale emotional contagion through social networks - Adam D. I. Kramera, Jamie E. Guilloryb, and Jeffrey T. Hancock - Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America - vol. 111 no. 24, 8788-8790, doi: 10.1073/pnas.1320040111.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO