023_otimismo_port

Será que o Programa Nacional de Hepatites poderá acabar?

13/03/2017

Praticamente todos os infectados com fibrose F3 e F4 já diagnosticados estão atendidos, acabando com a longa lista de espera. Portanto, se não se inclui no Protocolo os infectados com hepatite C com fibrose F2, a partir de julho somente os novos diagnosticados com fibrose F3 ou F4 estarão recebendo tratamento, mas esses não passam de 15.000 a cada ano devido as dificuldades para o diagnóstico.

Isso representará, praticamente, o fim do programa nacional de hepatites, o qual é considerado um exemplo para os países em desenvolvimento e, então passaremos vergonha ao reduzir o número de tratamentos de 45.000 realizados em 2016 para míseros 15.000 nos doze meses seguintes ao mês de julho.

Chegou então a hora de incluir no protocolo os pacientes com fibrose F2 e a oportunidade para isso será conseguir a aprovação na Consulta Pública que nos próximos dias será publicada pela CONITEC para contribuições num novo protocolo de tratamento da hepatite C. Não incluir os infectados com fibrose F2 será totalmente incompressível ou falta de sensibilidade política, pois existem medicamentos e orçamentos suficiente para atender os com fibrose F2.

Não podemos ficar calados ou em silencio, devemos lutar para incluir os F2 ou então seremos chamados para à cerimônia fúnebre para enterrar o Programa Nacional de Hepatites por falta de pacientes para tratar.

Assim que abrir a Consulta Pública vamos, todos juntos, lutar para incluir os infectados com fibrose F2.



Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO