025_otimismo_port

O que perguntar na consulta médica?

14/04/2017

Antes de ir à consulta liste por escrito suas principais preocupações, as mudanças que observou na sua saúde e novos hábitos que tenha adotado desde a última consulta. Fale primeiro dos sintomas, como são, etc., etc..

Esse tipo de orientação para o paciente saber como se preparar para uma consulta é o objeto do programa "Sua Saúde" que a Agencia de Saúde Suplementar - ANS - está lançando, não somente para atendimento por médicos de planos de saúde, mas que vale para toda e qualquer consulta, particular ou no SUS. Uma iniciativa a qual temos que bater palmas e estaremos divulgando.

Sua Saúde é um projeto da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para estimular uma participação mais proativa de pacientes e usuários do sistema de saúde em relação à tomada de decisão em saúde. É uma iniciativa focada na informação de qualidade compartilhada com os outros responsáveis pelo seu cuidado (médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde).

Com a iniciativa, a ANS passa a disponibilizar um conjunto de orientações e perguntas importantes para que o paciente realize uma boa consulta com o profissional de saúde e obtenha as informações relevantes relacionadas ao cuidado em saúde.

Paciente bem informado recebe melhor atendimento pelos profissionais da saúde.

Aprenda como ser bem atendido na consulta em http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/projeto-sua-saude



Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO