026_otimismo_port

Atividades do Grupo Otimismo para o Dia Mundial da Hepatite - 2017

19/07/2017

28 de julho é o Dia Mundial da hepatite estabelecido pela Organização Mundial da Saúde, motivo pelo qual como principal atividade do Dia Mundial da Hepatite estamos realizando no Rio de Janeiro entre os dias 21 e 22 de julho de 2017 o "I Workshop Diagnóstico e Acesso ao Tratamento: Coinfecção HIV/HCV na Região Sudeste"

O evento é resultado de um longo trabalho que objetiva encontrar as pessoas vivendo com HIV que possam estar infectadas também com hepatite C e, uma vez diagnosticadas serem tratadas com os novos medicamentos. O objetivo final é eliminar a infecção HIV/HCV no Brasil.

O primeiro e fundamental passo foi modificar a ficha de requisição de medicamentos para tratamento do HIV (SICLOM) a qual desde o mês passado o médico ao realizar a requisição dos medicamentos deve preencher na ficha se o paciente tem hepatite B ou C.

Não existem números sobre quantas pessoas em tratamento de HIV possam estar infectadas com hepatite C, mas os números mostram que o teste da hepatite C não está sendo realizado nessa população. Existem 474.000 pessoas em tratamento do HIV, mas até o mês de abril somente 3.200 tinham sido tratadas para hepatite C com os novos medicamentos orais livres de interferon, É evidente que o teste da hepatite C não está sendo oferecida aos infectados com HIV.

Com a intenção de mudar esse quadro o Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite, com apoio do GADA - Grupo de Amparo ao Doente de Aids está realizando um Workshop no qual médicos, profissionais da saúde e representantes de ONGs discutirão formas de diagnóstico e acesso ao tratamento da co-infecção.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira 21 de julho

08.00 hs. - Credenciamento

09.00 hs. - Abertura - Carlos Varaldo - Julio Caetano

09.15 - Onde está HCV? - Carlos Varaldo

09.30 hs. - Desafios atuais e o futuro na co-infecção. É possível eliminar a co-infecção no Brasil - Dra. Deborah Crespo (PA)

10.00 hs. - Novo PCDT para hepatite C e coinfecções - Dra. Maria Cássia Mendes Correa (SP)

10.30 - 11.00 hs. - Coffee Break

11.00 hs. - Co-infecção e comorbidades - Dr. Evaldo Stanislau Affonso de Araújo (SP).

11.30 hs. - Equipe Multidisciplinar no atendimento ao co-infectado HIV/HCV - Dra. Simone Tenore (SP)

12.00 - 13.30 hs. - Almoço

13.30 hs. - O que pode melhorar, ou não, com cura do HCV no co-infectado? - Dra. Rosângela Teixeira (BH).

14.00 hs. - Estratégias de prevenção e eliminação da hepatite C no Co-infectado: como fazer? Dr. Paulo Abrão Ferreira (SP)

14.30 hs. - Qual a melhor estratégia de tratamento do HCV no co-infectado? - Dr. Marcelo Simão Ferreira - (MG)

15.00 - 15.30 hs. - Coffe Break

15.30 hs. - Experiência da Cidade do Rio de Janeiro para ampliar o diagnóstico da Aids e Hepatites Virais - Dra. Luciane da Fonseca Oscar Manoel (RJ)

16.00 hs. - Panorama das Hepatites Virais no Estado do Rio de Janeiro - Dra. Clarice Gdalecivi Miodownik - (RJ)

16.30 hs. - Efetividade dos novos tratamentos, na vida real, no Brasil - Dr. Claudio de Figueiredo Mendes (RJ)

17.00 hs. - Realizações do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde - Dra. Elisa Catapan (DF)

17.30 hs. - HIV, HCV e Tuberculose - Dr. Jorge Eduardo Pio (RJ)

18.00 hs. - Programa Estadual de HIV do Rio de Janeiro - Dr. Jadir Fagundes Neto (RJ)

18.30 hs. - Encerramento do primeiro dia

Sábado 22 de julho

08.00 hs. - Abertura - Coordenação de Veriano Terto - Abiaids

08.30 hs. - Apresentação das ONGs de HIV e HCV presentes - Como trabalhar em conjunto para eliminar a co-infecção HIV/HCV? -

09.00 hs. - CNAIDS - A importância da CNAIDS na formulação de políticas na saúde - Claudio Pereira, presidente do GIV (HIV) e Anna Maria Gomes Haensel Schmitt (Hepatites)

09.30 hs. - CAMS - Um Movimento Social unido na articulação na política pública. - Jurandir Cosme Teles da Silva (HIV) e Faustina Amorin da Silva (Hepatites)

10.00 - 10.30 hs. - Coffee Break

10.30 hs. -Mesa redonda com a equipe de hepatites do Departamento DST/AIDS/Hepatites Virais - MS - (Elisa Cattapan - Barbara Graner Barbosa - Elton Carlos de Almeida) (DF) em apresentação interativa com a plateia.

11.45 - 12.00 hs. - Encerramento

(O evento, com lugares limitados, não é aberto ao público)



Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO