092_otimismo_port

1- Dia Mundial da Hepatite
2 - Entrega do Abaixo Assinado
3 - Entrevista do Ministro da Saúde com a imprensa

29/07/2014

Aconteceu hoje, 29 de julho em Brasília em entrevista a imprensa a principal atividade no Brasil em comemoração ao Dia Mundial da Hepatite. Com a presença do Ministro da Saúde, Dr. Artur Chioro, do Secretário de Vigilância, Dr. Jarbas Barbosa, do Diretor do Departamento DST-AIDS-HEPATITES, Dr. Fabio Mesquita, do Dr. Evaldo Stanislau Affonso de Araújo e representantes da OPAS, CONAS, CONASEM e Departamento de Imunização do Ministério, coube a mim representar no cerimonial o movimento das hepatites.

O foco foi referente a introdução da vacina da hepatite A no calendário de vacinação das crianças já a partir deste mês disponível em 12 estados, outros 12 em agosto e em todo Brasil em setembro. A vacina em dose única será destinada a crianças com idade entre 12 e 23 meses em 36.000 locais de vacinação, gratuitamente. Uma velha reivindicação do movimento social que agora finalmente foi atendida.

A seguir, no gabinete do Ministro da Saúde, Dr. Artur Chioro, o mesmo recebeu o abaixo assinado com quase 60.000 assinaturas coordenado pelo Grupo Otimismo, assinaturas conseguidas por voluntários e outras ONGs . A entrega contou com a entrega do abaixado assinado virtual coordenado pela ativista Sandra Regina Conde Rocha com outras 26.000 assinaturas (veja o tablet na foto à página da Change.org).

Momento da entrega do abaixo assinado ao Ministro da Saúde

Momento da entrega do abaixo assinado ao Ministro da Saúde

Na ordem: Gerente de Hepatites do Departamento, Dr. Marcelo Naveira - Secretário de Vigilância, Dr. Jarbas Barbosa - Carlos Varaldo, Presidente do Grupo Otimismo - Ministro da Saúde, Dr. Artur Chioro - Sandra Regina Conde Rocha - Diretor do Departamento DST-AIDS-HEPATITES, Dr. Fabio Mesquita - Dr. Evaldo Stanislau Affonso de Araújo - Na frente, o abaixo assinado.

Os dois abaixo assinados com mais de 80.000 assinaturas solicitam ao governo rapidez para o registro dos novos medicamentos e a incorporação no SUS, mas ressaltando que deve ser conseguido um preço justo com os fabricantes, para dessa forma atender todos os infectados.

O abaixo assinado do Grupo Otimismo foi estrategicamente idealizado para coletar assinaturas no papel. Os voluntários deveriam imprimir as folhas e solicitar a família e amigos, em escolas, igrejas, clubes, etc., para assinar. Objetivamos dessa forma tirar o infectado da frente do computador, do anonimato, e passar a ser ativo ao solicitar as assinaturas, deveria dar a cara para assim contribuir para acabar com o estigma. Curiosamente muitos escreveram que as pessoas a que se solicitava para assinar perguntavam o que era a hepatite C e se tinha cura. Somente esse resultado inesperado já foi um sucesso.

O ministro agradeceu o esforço realizado pelos voluntários na coleta de assinaturas informando que a velocidade com que os medicamentos serão aprovados depende em grande parte da colaboração dos fabricantes, os quais deverão oferecer na negociação um preço justo, que objetive poder tratar todos os infectados e ao mesmo tempo que seja compatível com o orçamento da saúde e a sustentabilidade do programa de hepatites e, que o abaixo assinado certamente vai ajudar na negociação.

Agradeço a todos aqueles, voluntários e associações de pacientes, que se envolveram na coleta de assinaturas e, saibam, que o trabalho realizado será certamente de fundamental importância para acelerar, quanto antes, a introdução dos novos medicamentos no Brasil.

Todos juntos podemos vencer as hepatites!


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO