093_otimismo_port

Papa Francisco recebe apelo pelas hepatites do Grupo Otimismo

15/05/2014

Na quarta-feira 14 de maio tive a honra de ser recebido em audiência pelo Santo Padre Francisco durante missa na Praça São Pedro no Vaticano, quando informei o Papa Francisco sobre o grave problema que representam as hepatites no mundo. O Santo Padre ficou verdadeiramente preocupado pela gravidade e dimensão do problema demonstrando sincero interesse em estudar o que a Igreja Católica poderá fazer.

Durante a audiência entreguei a Petição assinada pela WHA - World Hepatitis Alliance; ELPA - European Liver Patients Association; AIGA - Aliança Independente de Grupos de Apoio e, Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite, representando os milhões de infectados e as associações de pacientes do mundo todo.

Momento em que o Papa Francisco recebe a Petição pelas Hepatites

Momento em que o Papa Francisco recebe a Petição pelas Hepatites


Vamos todos rezar para que o Santo Padre Papa Francisco seja iluminado e possa contribuir de forma positiva no alerta e divulgação das hepatites virais.

Considero ser esta a nossa principal atividade no mês de maio, mês da conscientização nas hepatites virais.

O texto original em espanhol com as assinaturas, entregue pessoalmente durante a audiência ao Santo Padre Papa Francisco é encontrado em http://www.hepato.com/apelo_Papa_Francisco.pdf

Altar do Santo Padre na Praça São Pedro. Com minha família aguardando o Papa Francisco na área reservada aos convidados do Papa

Altar do Santo Padre na Praça São Pedro. Com minha família aguardando o Papa Francisco na área reservada aos convidados do Papa






Texto da Petição traduzida ao Português:

Sua Santidade Papa Francisco,

Obrigado pela consideração de me conceder uma audiência para tratar de um assunto tão importante como é a hepatite viral. As Hepatites B e C crônicas afetam um número estimado de 400-500 milhões de pessoas no mundo. Isso significa que, 1 de cada 15 pessoas no mundo está infectada com uma enfermidade geralmente assintomática que destrói lentamente o fígado, tragicamente mais de 90% dos infectados não sabem que a têm. Um de cada quatro deles irá desenvolver câncer de fígado e são propensos a morrer antes que alcancem 60 anos.

O mundo está enfrentando um sério problema de saúde, uma das maiores epidemias da história humana. A Organização Mundial de Saúde estima que por culpa da hepatite viral aconteçam 1,5 milhões de mortes por ano, isto é superior à quantidade de pessoas que morrem do HIV/AIDS. Com o acesso ao tratamento a hepatite C pode ser curada e os programas de vacinação podem prevenir novos casos de hepatite B. Entretanto, muitos governos calam ou deixam de tomar medidas adequadas para combater as hepatites, ocasionando como resultado milhões de mortes, que poderiam ser evitadas.

Uma das missões da Igreja Católica é salvar vidas. Nós humildemente pedimos que você use sua influência como líder da Igreja Católica com o fim de alertar às pessoas da necessidade de fazer o teste, de modo que estando afetadas, encontrem tratamento. Pedimos também, que conclame os governos de ao redor do mundo, para resolver os problemas das hepatites e subministrar acesso ao tratamento para todos.

Então querido Papa Francisco, por favor, medite sobre a hepatite e veja o que a Igreja pode fazer, temos total certeza, que sabiamente e com a ajuda de Deus, vai encontrar a melhor maneira de alertar ao mundo e assim, ajudar a salvar milhões de vidas.

28 de julho é o Dia Mundial da Hepatite. Nós rogamos que com sua palavra mostre o apoio da Igreja Católica para este dia tão importante e, que exorte às pessoas e aos governos para participar da sensibilização para a hepatite viral.

Agradecemos o tempo tão gentilmente concedido a este pedido e estamos certos de que a Igreja Católica em sua sabedoria vai encontrar a melhor forma de subministrar orientação para os milhões de afetados por esta enfermidade global.

Este pedido é do Grupo Otimismo de Ajuda ao Portador de Hepatite e é assinado pelas três principais associações que representam às pessoas infectadas do mundo:

- ELPA - European Liver Patients Association;
- WHA - World Hepatitis Alliance;
- AIGA - Aliança Independente de Grupos de Apoio

Carlos Varaldo
Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite




Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO