022_rvs_port

Quem possui maior possibilidade de curar a hepatite C?

20/09/2010

Interessantes resultados sobre uma pesquisa para determinar os principais fatores que podem favorecer a possibilidade de conseguir a cura da hepatite C com o tratamento com interferon peguilado e ribavirina acaba de ser publicada na edição on-line do Journal of Gastroenterology o qual poderá servir como um modelo simples para poder se avaliar o prognostico de cada paciente.

Participaram 800 pacientes, todos infectados com o genótipo 1b da hepatite C com carga viral acima das 100.000 UI/ml e foram tratados com interferon peguilado (PegIntron) e ribavirina em seis hospitais do Japão.

Os resultados mostram serem os seguintes os fatores preditivos considerados BONS para o paciente conseguir a cura:

1 - Ter idade inferior aos 50 anos;

2 - Ter um valor inferior a 8 ng/ml no resultado da alfafetoproteina - AFP;

3 - Possuir um número de plaquetas acima de 120.000;

4 - Ter um nível da GGT - Gama Glutamil Transaminase abaixo de 40 ui/ml;

5 - Ser mulher.

Os resultados encontrados mostram que pacientes que se enquadram nos cinco fatores conseguiram a cura em 75% dos casos (genótipo 1b, o de menor resposta terapêutica). Pacientes que cumpriam 2 ou 3 dos fatores conseguiram a cura em 44% dos casos tratados e, nos pacientes que não se enquadravam em nenhum dos fatores a cura foi conseguida por somente 23% dos que iniciaram o tratamento.

O modelo poderá ser útil para o médico poder fazer sua estratégia de tratamento, mas não será por não se enquadrar em nenhum dos cinco fatores pesquisados que alguém deve deixar de ser tratado.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Pretreatment prediction of response to peginterferon plus ribavirin therapy in genotype 1 chronic hepatitis C using data mining analysis. - Kurosaki M, Sakamoto N, Iwasaki M, Sakamoto M, Suzuki Y, Hiramatsu N, Sugauchi F, Yatsuhashi H, Izumi N. - Division of Gastroenterology and Hepatology, Musashino Red Cross Hospital, Tokyo, Japan - Journal of Gastroenterology. 2010 Sep 10. PMID: 20830599 -on-line.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO