GRUPO OTIMISMO DE APOIO AO PORTADOR DE HEPATITE
ONG - Registro n°.: 176.655 - RCPJ-RJ - CNPJ: 06.294.240/0001-22
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Telefones: Rio de Janeiro (xx21) 4063.4567 - São Paulo (xx11) 3522.3154 (das 11.00 às 15.00 horas)
e-mail: hepato@hepato.com Internet: www.hepato.com

08/03/2010


Vacinação da gripe A (H1N1) (gripe suina)


Tem inicio nesta segunda-feira, 8 de março, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1), quando serão vacinados os trabalhadores da saúde. A campanha para este grupo de profissionais prossegue até o dia 19.

Entre os profissionais de saúde que serão vacinados estão médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância e outros profissionais que atuam nas unidades que prestam assistência aos pacientes, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica. No caso dos que comparecerem aos locais de vacinação, é necessário que eles apresentem um comprovante de que são profissionais de saúde, como a Carteira de Trabalho ou um crachá de identificação.

Entre os dias 22 de março e 21 de maio, ela será destinadas às gestantes que estejam em qualquer período da gravidez e no caso das mulheres que engravidarem fora deste período, poderão procurar as unidades de saúde até o final da campanha.

No período de 22 de março a 2 de abril serão vacinados os portadores de doenças crônicas e crianças saudáveis de seis meses a menores de dois anos. (Idosos com doenças crônicas serão vacinados em data diferente, durante a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal).

As doenças crônicas nas quais há a indicação para a vacina são obesidade mórbida em qualquer faixa etária; doenças respiratórias crônicas desde a infância; formas graves de asma; doenças pulmonares obstrutivas crônicas e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória; doenças neuromusculares com comprometimento da função respiratória; imunodeprimidos como portadores de AIDS e câncer ou doenças que debilitam o sistema imunológico; diabetes; doenças hepáticas como cirrose; hepatite crônica; doenças renais como insuficiência renal crônica. Em todos esses casos, há necessidade de comprovação do diagnóstico.

A terceira etapa será realizada entre 5 e 23 de abril, quando serão vacinados os adultos saudáveis que tenham entre 20 e 29 anos de idade.

Na quarta etapa, entre 24 de abril e 7 de maio, os idosos portadores de doenças crônicas devem procurar as unidades de saúde e neste período eles também receberão a dose contra a gripe comum, que já é realizada anualmente.

A campanha contra a Gripe A será encerrada com a quinta etapa, entre os dias 10 e 21 de maio, quando serão vacinados os adultos saudáveis que tenham entre 30 e 39 anos.

Os grupos prioritários foram definidos pelo Ministério da Saúde conforme os casos registrados no ano passado e é importante que a população acompanhe com atenção as datas da campanha de vacinação.

PREVENÇÃO: Além da vacinação, a população deve colaborar com a com medidas preventivas que podem impedir a disseminação do vírus H1N1 A, que pode estar em muitos lugares sem que as pessoas o vejam. Elas devem lavar as mãos com água e sabonete, principalmente depois de tossir ou espirrar; ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS

Grupos Prioritários

Data da vacinação

Trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia

08/03 a 19/03

Indígenas

Gestantes
(mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha)

22/03 a 02/04

Doentes crônicos – (Idosos com doenças crônicas serão vacinados em data diferente, durante a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal.)

22/03 a 02/04

Crianças de seis meses a menores de dois anos

22/03 a 02/04

População de 20 a 29 anos

05/04 a 23/04

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO DO IDOSO
Pessoas com mais de 60 anos vacinam-se contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a gripe pandêmica.

24/04 a 07/05

População de 30 a 39 anos

10/05 a 21/05



Carlos Varaldo
Grupo Otimismo






Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal:
As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica. É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte como retiradas de WWW.HEPATO.COM


O Grupo Otimismo e afiliado a AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO - www.aigabrasil.org





Last updated 7.3.2010