[:pb]O que podemos esperar em 2016 nas hepatites? Em 2016 estaremos melhorando o tratamento e atendimento nas hepatites?[:es]¿Lo qué podemos esperar en 2016 en las hepatitis? ¿En 2016 estaremos mejorando el tratamiento y cuidados en las hepatitis? [:]

1893

[:pb]2015 foi um bom ano para a hepatite C

Os novos medicamentos orais livres de interferon que conseguem em 12 semanas de tratamento curar mais de 90% dos infectados foram aprovados em vários países e, lamentavelmente somente em alguns, estão sendo oferecidos de forma gratuita nos sistemas públicos de saúde.

O preço é um problema, mas está caindo de forma vertiginosa. Vários países permitem a importação individual de genéricos os quais pela concorrência também diminuem o preço. Inicialmente a copia indiana do sofosbuvir que custava 900 dólares por tratamento já está sendo oferecida a 400 dólares. Acredito que na assembléia anual da Organização Mundial da Saúde que acontece em maio vamos ter uma nova resolução pela qual permitirá aos países que não possuem recursos para pagar medicamentos originais possam passar a utilizar genéricos alegando se tratar um problema de saúde pública, sem isso significar quebra de patente.

Certamente os fabricantes de produtos originais estarão adaptando os preços a essa nova realidade e a preços relativamente similares a opção pelo medicamento original é sempre a mais segura para o paciente.

Também dois novos medicamentos estarão sendo aprovados pelo FDA e EMEA já nos próximos meses, um da Gilead que combina o sofosbuvir com o velpatasvir (GS-5816) e outro da Merck (MSD) que combina as drogas grazoprevir e elbasvir. Ambos os medicamentos são um avanço importante, pois apresentam possibilidade de cura de aproximadamente 97% dos pacientes e, melhor ainda, servem para tratar todos os genotipos de hepatite C.

Assim, se por um lado os países poderão usar genéricos do sofosbuvir combinado ao daclastavir, àqueles que possuem recursos terão a disposição medicamentos de uma nova geração, de uma pílula ao dia e com maior resposta terapêutica.

O objetivo do Grupo Otimismo em relação ao Brasil em 2016 é trabalhar para aumentar a compra dos atuais 32.000 tratamentos para mais de 45.000. Será muito difícil aumentar o orçamento da saúde diante da crise que vive o Brasil, assim, deveremos convencer os fabricantes a serem parceiros oferecendo uma substancial redução no preço. Lamentavelmente não deveremos ter todas as opções, o que seria o ideal e somente aqueles de menor custo é que permanecerão no sistema público de saúde.

 

2015 foi um ano sem novidades na hepatite B

Na hepatite B não aconteceram novidades, continuando a ser a vacinação a medida mais efetiva. Existem pesquisas de novos medicamentos, mas por enquanto as mais avançadas estão na fase 2. Em 2016 continuaremos acompanhando os estudos e incentivando a vacinação universal da população.

 

2015 foi um excelente ano para a co-infecção HIV/HCV

O ano trouxe a cura de hepatite C nos co-infectados HIV/HCV. A combinação de sofosbuvir com daclastavir consegue em 12 semanas curar a hepatite C de 95% dos tratados. Em 2016 o Grupo Otimismo estará lado a lado com grupos de AIDS para lutar pelo diagnostico da hepatite C nos infectados com HIV/AIDS, para que recebam tratamento e assim enfrentar a doença que mais mata os infectados com HIV/AIDS. A hepatite C mata mais infectados com HIV que a tuberculose ou a sífilis!

 

2015 foi um ano bom para esteato hepatite não alcoólica – NASH

O medicamento injetável Liraglutida (nome comercial Victoza® do laboratório Novo Nordisk), surge como uma esperança para pacientes com excesso de peso com esteato hepatite não alcoólica.
52 pacientes com obesidade e NASH comprovado por biópsia receberam 48 semanas uma vez por dia, injeções subcutâneas de 1,8 mg de Victoza®. 39% dos pacientes resolveram o NASH, sem agravamento da fibrose e 82,6% dos pacientes apresentaram melhora no teor de gordura do fígado. Além disso, foi conseguida uma redução de peso, IMC e glicemia em jejum.

Outros estudos em andamento estarão trazendo boas novidades em 2016 no tratamento do NASH.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.


Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.


Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM


O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO[:es]2015 fue un buen año para la hepatitis C

Los nuevos medicamentos orales libres de interferón que consiguen en 12 semanas de tratamiento curar más del 90% de los infectados fueron aprobados en varios países y, lamentablemente solamente en algunos, están siendo ofrecidos de forma gratuita en los sistemas públicos de salud.

El precio es un problema, pero está se cayendo de forma vertiginosa. Varios países permiten la importación individual de genéricos quiénes por la concurrencia también disminuyen el precio. Inicialmente a copia Indiana del sofosbuvir que costaba 900 dólares por tratamiento ya está siendo ofrecida a 400 dólares. Creo que en la asamblea anual de la Organización Mundial de la Salud que acontece en mayo vamos a tener una nueva resolución por la cual permitirá a los países que no poseen recursos para pagar medicamentos originales puedan pasar a utilizar genéricos alegando se tratar un problema de salud pública, sin eso significar quiebra de patente.

Seguramente los fabricantes de productos originales estarán adaptando los precios a esa nueva realidad y a precios relativamente similares la opción por el medicamento original es siempre la más segura para el paciente.

También dos nuevos medicamentos estarán siendo aprobados por el FDA y EMEA ya en los próximos meses, un de la Gilead que combina el sofosbuvir con el velpatasvir (GS-5816) y otro de la Merck (MSD) que combina las drogas grazoprevir y elbasvir. Ambos los medicamentos son un avance importante, pues presentan posibilidad de cura de aproximadamente 97% de los pacientes y, mejor aún, sirven para tratar todos los genotipos de hepatitis C.

Así, si por un lado los países podrán usar genéricos del sofosbuvir combinado al daclastavir, aquellos que poseen recursos tendrán la disposición medicamentos de una nueva generación, de una píldora al día y con mayor respuesta terapéutica.

El objetivo del Grupo Optimismo en relación a Brasil en 2016 es trabajar para aumentar a compra de los actuales 32.000 tratamientos para más de 45.000. Será muy difícil aumentar el presupuesto de la salud delante de la crisis que vive Brasil, así, deberemos convencer los fabricantes a ser compañeros ofreciendo una sustancial reducción en el precio. Lamentablemente no deberemos tener todas las opciones, lo que sería el ideal y solamente aquéllos de menor costo es que permanecerán en el sistema público de salud.

 

2015 fue un año sin novedades en la hepatitis B

En la hepatitis B no acontecieron novedades, continuando a ser la vacunación la medida más efectiva. Existen estudios de nuevos medicamentos, pero por el momento las más avanzadas están en la fase 2. En 2016 continuaremos acompañando los estudios e incentivando la vacunación universal de la población.

 

2015 fue un excelente año para la co-infección HIV/HCV

El año trajo la cura de hepatitis C en los co-infectados HIV/HCV. La combinación de sofosbuvir con daclastavir logra en 12 semanas curar la hepatitis C en 95% de los tratados. En 2016 el Grupo Optimismo estará lado a lado con grupos de SIDA para luchar por el diagnóstico de la hepatitis C en los infectados con HIV/SIDA, para que reciban tratamiento y así enfrentar la enfermedad que más mata los infectados con HIV/SIDA. ¡La hepatitis C mata más infectados con HIV qué la tisis o la sífilis!

 

2015 fue un buen año para la esteato hepatitis no alcohólica – NASH

El medicamento inyectable Liraglutida (nombre comercial Victoza® del laboratorio Nuevo Nordisk), surge como una esperanza para pacientes con exceso de peso con esteato hepatitis no alcohólica.

52 pacientes con obesidad y NASH comprobado por biopsia recibieron 48 semanas una vez por día, inyecciones subcutáneas de 1,8 mg de Victoza®. 39% de los pacientes resolvieron el NASH, sin agravamiento de la fibrosis y 82,6% de los pacientes presentaron mejora en el tenor de grasa del hígado. Además, fue conseguida una reducción de peso, IMC y glicemia en ayuno.

Otros estudios en realización estarán trayendo buenas novedades en 2016 en el tratamiento del NASH.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Los artículos se encuentran en orden cronológico. El avanzo del conocimiento en las pesquisas puede tornar obsoleta cualquier colocación en pocos meses. Encontrando colocaciones diversas que puedan ser consideradas controversias siempre debe se considerar la información más actual, con fecha de publicación más reciente.


Carlos Varaldo y el Grupo Optimismo declaran que no tienen relaciones económicas relevantes con eventuales patrocinadores de las diversas actividades.


Aviso legal: Las informaciones de este texto son meramente informativas y no pueden ser consideradas ni utilizadas como indicación médica.


Es permitida la utilización de las informaciones contenidas en este mensaje si se cita la fuente: WWW.HEPATO.COM


El Grupo Optimismo es afiliado a AIGA – ALIANZA INDEPENDIENTE DE GRUPOS DE APOYO[:]