Heimar Antonio da Rocha Lopes – Brasil

1685

[:pb]A minha história com a hepatite

-58 anos de idade, natural de Rio Branco-AC, sangue O positivo, fui doador voluntário por um período de quatro anos.

– Descobri ser portador do VÍRUS em 26.03.93, quando fui receber o resultado de um exame no Hemocentro de Rio Branco-AC.

– Possivelmente contrai o vírus através do uso de seringas e agulhas mal esterilizadas, pois nas décadas de 60 e 70, ainda não tínhamos seringas descartáveis e neste período também estive internado por um longo tempo com malária 4 cruzes falsípora.

– Não acreditando no resultado do exame, resolvi repetir o teste em três laboratórios diferentes, inclusive no FLEURY, em São Paulo, onde os resultados foram confirmados integralmente.

– Voltei com a certeza de que realmente era soro positivo para Hepatite C. E AGORA, FAZER O QUE, QUE DOENÇA E ESSA, TÊM CURA, EXISTE TRATAMENTO, QUANTO TEMPO TENHO DE VIDA? fiquei confuso e sem vontade de viver.

– Em seguida, procurei o medico infectologista Sebastião Viana das Neves (TIAO VIANA), que me solicitou os primeiros exames e passou todas as informações sobre as hepatites, principalmente como conviver com esta mazela silenciosa. Agradeço a ele, todo o conhecimento que tenho hoje, sobre o assunto.

– Em 24.08.94, iniciamos o 1° tratamento somente com Interferon ALFA 2-b, por não existir outro medicamento disponível para o momento sendo administrado 3.000.000/ui, 03 vezes por semana. Com 90 dias de tratamento conseguimos negativar o vírus, porem logo em seguida veio a recidiva e o tratamento suspenso em; 25.08.95, com PCR positivo.

– Em 31.07.l996, com essa derrota, iniciamos um novo tratamento. Carga Viral 10 A sétima – TGO – 81 e TGP 100, sendo utilizado somente Ribavirina, 1000mg, dose diária, por um período de 01 ano e 02 meses. Como seja, até 05.09.97, Sem sucesso, porém conseguimos a normalização das transaminases. Como se observa, TGO 32 e TGP 39.

– Com mais essa negativa. Em 20.06.96, realizamos uma biópsia hepática, revelando hepatite crônica ativa acentuada.

– Em 26.11.97, seguimos com o 3° tratamento utilizando a mesma terapêutica do tratamento anterior. Como seja, 1000mg de Ribavirina, dose diária. Até 26.11.98, mais um ano sem sucesso, o que muito conseguimos foi manter as transaminases normalizadas. TGO 42 e TGP 34.

– Mesmo não negativando o Vírus, estes resultados me animavam muito e mantinha a esperança de um dia conseguir um resultado satisfatório.

– Em 26.10.98, realizamos a 3° biópsia hepática, revelando um quadro já mais avançado. Hepatite crônica moderadamente ativa em transformação nodular, videolaparascopia identificou cirrose hepática micro nodular.

– Ainda em l998, apesar de todos os cuidados terapêuticos e transaminases normalizadas, tivemos uma surpresa, exames endoscópios mostraram Varizes Esofágicas de grosso calibre em potencial risco de sangramento.

– Começa ai, um verdadeiro martírio. entrei num programa de escleroterapia e ligadura elástica de varizes, sem sucesso, as varizes não paravam de surgir e a situação cada vez mais se agravava.

– Até, que em setembro de l998, tive a primeira hemorragia digestiva alta (HDA), fui internado as pressas, e a situação controlada provisoriamente.

– Em outubro de l998, tive a 2° hemorragia digestiva alta (HDA) fui para UTI, do Hospital São Camilo, em São Paulo, La realizaram os procedimentos de lavagem estomacal, ligadura elástica de varizes e outros, sempre com acompanhamento do Dr. Tércio, o qual agradeço muito pela presteza e atenção, a mim dispensado.

– Dado a gravidade do problema, em 05.ll.98, me foi solicitado uma ANGIOGRAFIA HEPÁTICA, revelando uma pressão na veia hepática ocluída de 40cm – H20.

– Devido ao alto gradiente entre a pressão portal e na veia hepática, foi indicado o Shunt Portossistemico.

– Em 11.11.1998, fui submetido à anastomose esplenorrenal Distal , apresentando boa evolução com alta em l7.ll.1998. Cirurgia realizada pelo especialista Dr. Tércio Genzini, médico cirurgião da Beneficência Portuguesa, em São Paulo.

– Finalmente com essa intervenção cirúrgica conseguimos eliminar as varizes esofágicas, exames endoscópios revelam o sucesso da cirurgia até a presente data.

– Vencida a etapa das Varizes de esôfago, e ainda com PCR positivo, iniciamos o quarto tratamento desta feita, utilizamos somente ribaverina 500 mg,dose diária (manutensão ), por um período de cinco anos e oito meses,sem conseguirmos a negativação do vírus, porem as transaminases estiveram sempre nomalizadas durante esse período. O tratamento foi suspenso em 02/11/2004.

– Em 03/11/2004, iniciamos o 5° tratamento desta feita, utilizamos peg.180, uma vez por semana e ribaverina 1.250 mg, dose diária, com três meses de tratamento novamente conseguimos a negativação do vírus, logo após veio a recidiva e o tratamento suspenso em 27/04/2005, na ocasião sentia fortes dores nas articulações e intensa fibromialgia.

-Apesar dos insucessos não paramos por ai, carga viral ll7.094ui/ml, TGO, 71 E TGP, 78. Tivemos o início em 05/08/2008, do sexto tratamento, ultrasson revelando fígado com bordas arredondadas e ecotextura homogênea, apresentando atenuação difusa dos feixes sonoros.

– Mantivemos a mesma terapêutica do tratamento anterior, como seja peg180 administrado uma vez por semana e 1250mg de Ribavirina, dose diária. Em 06.092008, as dosagens foram reduzidas para peg90mg e Ribavirina 500mg, pelos fortes efeitos colaterais principalmente neutropenia.

– Já estamos com 01 ano e 08 meses neste sexto tratamento e previsão de seguir por mais oito meses e três PCRS negativos, como seja,
– primeiro, em 04.12.2008
– segundo, em 13.07.2009
– terceiro, em 26.01.2010

– Resumo:

1º tratamento- inicio 24/08/94 a 25/08/95= 1 ano, somente interferon.

2º tratamento- ínicio 31/07/96 a 05/09/97= 1 ano e dois meses, interferon e ribaverina.

3º tratamento- início 26/11/97 a 26/11/98= 1 ano, somente com ribaverina.

4º tratamento- inicio.23/.02/99 a 02/11/2004= 5 anos e 8 meses, somente ribavirina.

5º tratamento -inicio 03/11/2004 a 27/05/2005=6 meses, interferon e ribaverina.

6º tratamento- inicio 05/08/2008 a 20/04/2010= 1 ano e 8 meses, interferon e ribavirina.

– Somente interferon= 1 ano.

– Somente ribaverina= 6 anos e 8 meses.

– interferon e ribavirina= 3 anos e 6 meses.

– Total= 11 anos e 4 meses de tratamento.

– Quero a agradecer a Deus e também a Dra. Cirley Lobato, Dra. Judith Weirich, que me acompanham desde o inicio da minha peregrinação com hepatite C e Sr. Carlos Varaldo, por tudo que tem feito em prol dos hepatopatas. Bem como, ao governador Binho Marques/Senador Tião Viana, pela manutenção dos remédios excepcionais, PCR’S, Suportes Terapêuticos e outros, na rede publica Publica de Saúde, que tem sido de fundamental importância na melhoria da saúde do povo acreano e principalmente dos portadores de hepatite/AC.

– Estou muito otimista com os últimos resultados, tudo indica que a presença do vírus pode esta zerada, apesar de ainda não existir testes ultra-sensíveis que indiquem zero de carga viral. Contudo, PCR negativo e transaminases normalizadas pode ai, esta a cura da doença, o meu temor e com os microorganismos que conseguem se cronificar no organismo e lá, permanecem em latência microbiológicas, por isso a mais das vezes não se manifestam por sinais clínicos e não sabemos quando eles poderão acordar, daí a necessidade do paciente ser acompanhado permanentemente.

– O meu caso, é um caso raro, mas há uma explicação do porque poucos pacientes chegam a isso. O tratamento das hepatites e longo e exige muito sacrifícios as pessoas desistem porque não se sentem bem e o médico, porque nem todos os tratamentos são eficazes. Vejam o meu caso, tivemos a coragem e persistência para iniciar e recombinar vários tipos de tratamento até chegar ao resultado desejado. – Sugiro a todos os hepatopatas, buscarem motivação para enfrentar este vírus assassino, ter Fé e esperança e nunca desistir, um dia você vencera.

Abraços do Heimar

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.


Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.


Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM


O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO[:es]Mi historia con la hepatitis

-58 años de edad, natural de Río Branco-AC, Brasil, sangre O positivo, fui donador voluntario por un período de cuatro años.

– Descubrí ser portador del VIRUS el 26.03.93, cuando fui a recibir el resultado de un examen en el Hemocentro de Río Branco-AC.

– Posiblemente recibí el virus a través del uso de jeringas y agujas mal esterilizadas, pues en las décadas de 60 y 70, aún no teníamos jeringas desechables y en este período también estuve internado por un largo tiempo con paludismo 4 cruces falsípora.

– No creyendo en el resultado del examen, resolví repetir la prueba en tres laboratorios diferentes, incluso en Fleury, en São Paulo, donde los resultados fueron confirmados integralmente.

– Volví con la certeza de qué realmente era positivo para Hepatitis C. ¿Y AHORA, QUE HACER, QUÉ ENFERMEDAD ES ÉSA, TIENE CURA, EXISTE TRATAMIENTO, CUÁNTO TIEMPO TENGO DE VIDA? me quede muy confuso y maldispuesto de vivir.

– Enseguida, procuré el medico infectologo Sebastião Viana Neves (TIAO Viana), que me solicitó los primeros exámenes y pasó todas las informaciones sobre las hepatitis, principalmente como convivir con este mal silencioso. Agradezco a él, todo el conocimiento que tengo hoy, sobre el asunto.

– el 24.08.94, empezamos el 1° tratamiento solamente con Interferón ALFA 2-b, por no existir otro medicamento disponible para el momento siendo administrado 3.000.000/ui, 3 veces por semana. Con 90 días de tratamiento logramos negativar el virus, ponen luego enseguida vino la recidiva y el tratamiento suspendido en 25.08.95, con PCR positivo.

– el 31.07.1996, con ésa derrota, empezamos un nuevo tratamiento. Carga Vírica 10 a la séptima – TGO – 81 y TGP 100, siendo utilizado solamente Ribavirina, 1000mg, dosis diaria, por un período de 01 año y 02 meses. Como fue, hasta 05.09.97, Sin suceso, sin embargo conseguimos la normalización de las transaminasas. Cual se observa en TGO 32 y TGP 39.

– Con más esa negativa. El 20.06.96, realizamos una biopsia hepática, revelando hepatitis crónica activa acentuada.

– el 26.11.97, seguimos con el 3° tratamiento utilizando la misma terapéutica del tratamiento anterior. Como sea, 1000mg de Ribavirina, dosis diaria. Hasta el 26.11.98, más un año sin suceso, solo conseguimos mantener las transaminasas normalizadas. TGO 42 y TGP 34.

– Mismo no negativando el Virus, estos resultados me animaban mucho y mantenía la esperanza de un día conseguir un resultado satisfactorio.

– el 26.10.98, realizamos la 3° biopsia hepática, revelando un cuadro ya más avanzado. Hepatitis crónica moderadamente activa en transformación nodular, videolaparascopia identificó cirrosis hepática micro nodular.

– Todavía en l998, a pesar de todos los cuidados terapéuticos y transaminasas normalizadas, tuvimos una sorpresa, exámenes endoscopios mostraron Varices Esofágicas de grueso calibre en potencial riesgo de sangrar.

– Comienza entonces un verdadero martirio. Entré en un programa de escleroterapia y ligadura elástica de varices, sin suceso, las varices no paraban de surgir y la situación cada vez más se agravaba.

– Hasta, que en septiembre de l998, tuve la primera hemorragia digestiva alta (HDA), fui internado a las prisas, y la situación controlada provisionalmente.

– En octubre de l998, tuve la 2° hemorragia digestiva alta (HDA) fui para UTI, del Hospital San Camilo, en São Paulo, donde realizaron los procedimientos de lavado estomacal, ligadura elástica de varices y otros, siempre con acompañamiento del Dr. Tércio, al cual agradezco mucho por la presteza y atención, a mí dispensado.

– Dada la gravedad del problema, el 05.ll.98, me fue solicitado una ANGIOGRAFÍA HEPÁTICA, revelando una presión en la vena hepática ocluida de 40cm – H20.

– Debido al alto gradiente entre la presión portal y en la vena hepática, fue indicado el Shunt Porto sistémico.

– el 11.11.1998, fui sometido a la anastomose esplenorrenal Distal, presentando buena evolución con alta el l7.ll.1998. Cirugía realizada por el especialista Dr. Tércio Genzini, médico cirujano de la Beneficencia Portuguesa, en São Paulo.

– Finalmente con esa intervención quirúrgica conseguimos eliminar las varices esofágicas, exámenes endoscopios revelan el suceso de la cirugía hasta la presente fecha.

– Vencida la etapa de las Varices de esófago, y aún con PCR positivo, iniciamos el cuarto tratamiento y de esta vez, utilizamos solamente ribavirina 500 mg, dosis diaria (manutención), por un período de cinco años y ocho meses, sin consigamos negativar el virus, pero las transaminasas estuvieron siempre normales durante ese período. El tratamiento fue suspendido el 02/11/2004.

– el 03/11/2004, empezamos el 5° tratamiento de esta vez, utilizamos peg.180, una vez por semana y ribavirina 1.250 mg, dosis diaria, con tres meses de tratamiento nuevamente conseguimos negativar el virus, después nueva recidiva y el tratamiento suspendido el 27/04/2005, en la ocasión sentía fuertes dolores en las articulaciones e intensa fibromialgia.

-A pesar de los problemas no paramos, carga vírica 117.094ui/ml, TGO, 71 Y TGP, 78. Tuvimos el inicio el 05/08/2008, del sexto tratamiento, ecografía revelando hígado con bordas redondeados y eco textura homogénea, presentando atenuación difusa de las haces.

– Mantuvimos la misma terapéutica del tratamiento anterior, como sea peg180 administrado una vez por semana y 1250mg de Ribavirina, dosis diaria. El 06.092008, las dosis fueron reducidas para peg 90mg y Ribavirina 500mg, por fuertes efectos secundarios principalmente neutropenia.

– Ya estamos con 01 año y 08 meses en éste sexto tratamiento y previsión de seguir por más ocho meses y tres PCRs negativos:
– primero, el 04.12.2008
– segundo, el 13.07.2009
– tercero, el 26.01.2010

– Resumen:

1º tratamiento- empiezo 24/08/94 a 25/08/95= 1 año, solamente interferón.

2º tratamiento- empiezo 31/07/96 a 05/09/97= 1 año y dos meses, interferón y ribavirina.

3º tratamiento- empiezo 26/11/97 a 26/11/98= 1 año, solamente con ribavirina.

4º tratamiento- empiezo 23/.02/99 a 02/11/2004= 5 años y 8 meses, solamente ribavirina.

5º tratamiento -empiezo 03/11/2004 a 27/05/2005=6 meses, interferón y ribavirina.

6º tratamiento- empiezo 05/08/2008 a 20/04/2010= 1 año y 8 meses, interferón y ribavirina.

– Solamente interferón= 1 año.

– Solamente ribavirina= 6 años y 8 meses.

– interferón y ribavirina= 3 años y 6 meses.

– Total= 11 años y 4 meses de tratamiento.

– Quiero a agradecer a Dios y también a la Dra. Cirley Lobato, Dra. Judith Weirich, que me acompañan desde el inicio de mi peregrinación con hepatitis C y al Sr. Carlos Varaldo, por todo cuanto ha hecho en prol de los hepatopatas. Bien como, al gobernador Binho Marques/Senador Tião Viana, por la manutención de los remedios necesarios, PCR’S, Soportes Terapéuticos y otros, en la red Publica de Salud, que ha sido de fundamental importancia en la mejoría de la salud del pueblo del Acre y principalmente de los portadores de hepatitis/AC.

– Estoy muy optimista con los últimos resultados, todo indica que la presencia del virus puede estar negativada, a pesar de todavía no existir tests ultra-sensibles que indiquen cero de carga viral. Sin embargo, PCR negativo y transaminasas normalizadas puede en eso estar la cura de la enfermedad, mi temor es con los microorganismos que consiguen se cronificar en el organismo y allá, permanecen en latencia microbiológicas, por eso a más de las veces no se manifiestan por señales clínicas y no sabemos cuando ellos podrán despertar, de allí la necesidad del paciente ser acompañado permanentemente.

– Mi caso, es un caso raro, pero hay una explicación de lo porque pocos pacientes llegan a eso. El tratamiento de las hepatitis es largo y exige muchos sacrificios y las personas desisten porque no se sienten bien y el médico, porque no todos los tratamientos son eficaces. Vean mi caso, tuvimos el coraje y persistencia para empezar y combinar varios tipos desde tratamiento hasta llegar al resultado deseado. – Sugiero a todo los hepatopatas que busquen motivación para enfrentar este virus asesino, tener Fe y esperanza y nunca desistir, un día usted vencerá.

Abrazos de Heimar

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com 


IMPORTANTE: Los artículos se encuentran en orden cronológico. El avanzo del conocimiento en las pesquisas puede tornar obsoleta cualquier colocación en pocos meses. Encontrando colocaciones diversas que puedan ser consideradas controversias siempre debe se considerar la información más actual, con fecha de publicación más reciente.


Carlos Varaldo y el Grupo Optimismo declaran que no tienen relaciones económicas relevantes con eventuales patrocinadores de las diversas actividades.


Aviso legal: Las informaciones de este texto son meramente informativas y no pueden ser consideradas ni utilizadas como indicación médica.


Es permitida la utilización de las informaciones contenidas en este mensaje si se cita la fuente: WWW.HEPATO.COM


El Grupo Optimismo es afiliado a AIGA – ALIANZA INDEPENDIENTE DE GRUPOS DE APOYO[:]