[:pb]O potencial da telemedicina [:es]El potencial de la telemedicina [:]

1357

[:pb]Está em discussão no Conselho Federal de Medicina consulta pública para autorizar a realização de consultas médicas online, tele cirurgias e telediagnóstico, entre outras formas de atendimento médico à distância. O texto estabelece a telemedicina como exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde, podendo ser realizada em tempo real ou offline.

No tratamento da hepatite C isso não é novidade, o Projeto ECHO, que conecta especialistas em centros acadêmicos com médicos de atenção primária em comunidades do interior, adota uma abordagem de “ensino e aprendizagem”, na qual especialistas compartilham seus conhecimentos e habilidades com prestadores de serviços de saúde comunitários. Após os primeiros sucessos no tratamento da hepatite C no Novo México nos Estados Unidos, levando tratamento ao interior do país, o Projeto ECHO já funciona em 34 países que oferecem serviços para uma gama diversa de condições crônicas.

As abordagens digitais de saúde começaram a transformar a maneira como os pacientes e os profissionais de saúde interagem, ajudando os pacientes a assumir um papel mais ativo na gestão de suas doenças por meio de consultas remotas e monitoramento de doenças.

Com a ampla adoção de telefones inteligentes, as chamadas de vídeo de alta qualidade são agora uma realidade e podem ajudar no atendimento à distância.

As vantagens oferecidas pela telemedicina para consultas e monitoramento remoto de doenças podem beneficiar muitos pacientes. Para as pessoas que vivem em áreas remotas ou rurais, por exemplo, receber consultas iniciais ou de acompanhamento via videoconferência provavelmente será mais conveniente e menos dispendioso em termos de custos de viagem reduzidos e tempo fora do trabalho. O monitoramento remoto regular também poderia facilitar o desenvolvimento de estratégias de tratamento mais personalizadas e intervenções mais precoces quando surgirem novos sintomas ou recaídas de doenças, representando potencial economia de custos, por exemplo, fazendo o melhor uso de medicamentos caros e reduzindo internações hospitalares.

No entanto, os serviços de telemedicina só podem ser um complemento às práticas existentes, em vez de um substituto. Testes e tratamentos diagnósticos invasivos obviamente necessitarão de interações face a face. Mas a telemedicina – quando usada de forma eficaz – provavelmente simplificará e melhorará a qualidade do atendimento ao paciente e reduzirá os custos com assistência médica.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO[:es]Está en discusión en el Consejo Federal de Medicina de Brasil consulta pública para autorizar la realización de consultas médicas online, tele cirugías y telediagnóstico, entre otras formas de atención médica a distancia. El texto establece la telemedicina como ejercicio de la medicina mediado por tecnologías para fines de asistencia, educación, investigación, prevención de enfermedades y lesiones y promoción de salud, pudiendo ser realizada en tiempo real o offline.

En el tratamiento de la hepatitis C eso no es novedad, el Proyecto ECHO, que conecta especialistas en centros académicos con médicos de atención primaria en comunidades del interior, adopta un abordaje de “enseñanza y aprendizaje”, en la cual especialistas comparten sus conocimientos y habilidades con prestadores de servicios de salud comunitarios. Despues de los primeros éxitos en el tratamiento de la hepatitis C en el Nuevo México en Estados Unidos, llevando tratamiento al interior del país, el Proyecto ECHO ya funciona en 34 países que ofrecen servicios para una gama diversa de condiciones crónicas.

Los abordajes digitales de salud empezaron a transformar la manera como los pacientes y los profesionales de salude  se relacionan, ayudando los pacientes a asumir un papel más activo en la gestión de sus enfermedades por medio de consultas remotas y seguimiento de enfermedades.

Con la amplia adopción de teléfonos inteligentes, las llamadas de vídeo de alta calidad son ahora una realidad y pueden ayudar en la ateción a la distancia.

Las ventajas ofrecidas por la telemedicina para consultas y seguimiento remoto de enfermedades pueden beneficiar muchos pacientes. Para las personas que viven en áreas remotas o rurales, por ejemplo, recibir consultas iniciales o de acompañamiento por videoconferencia probablemente será más conveniente y menos caro en  costos de viaje reducidos y tiempo fuera del trabajo. El seguimiento remoto regular también podría facilitar el desarrollo de estrategias de tratamiento más personalizadas e intervenciones más precoces cuando surjan nuevos síntomas o recaídas de enfermedades, representando potencial economía de costos, por ejemplo, haciendo el mejor uso de medicamentos caros y reduciendo internaciones hospitalarias.

Sin embargo, los servicios de telemedicina solo pueden ser un complemento a las prácticas existentes, en vez de un substituto. Pruebas y tratamientos diagnósticos invasivos obviamente necesitarán interacciones frente a frente. Pero la telemedicina – cuando usada de forma eficaz – probablemente simplificará y mejorará la calidad de la atención al paciente y reducirá los costos con asistencia médica.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com 

IMPORTANTE: Los artículos se encuentran en orden cronológico. El avanzo del conocimiento en las pesquisas puede tornar obsoleta cualquier colocación en pocos meses. Encontrando colocaciones diversas que puedan ser consideradas controversias siempre es importante considerar la información más actual, con fecha de publicación más reciente.

Carlos Varaldo y el Grupo Optimismo declaran que no tienen relaciones económicas relevantes con eventuales patrocinadores de las diversas actividades.

Aviso legal: Las informaciones de este texto son meramente informativas y no pueden ser consideradas ni utilizadas como indicación médica.

Es permitida la utilización de las informaciones contenidas en este mensaje si se cita la fuente: WWW.HEPATO.COM

El Grupo Optimismo es afiliado a AIGA – ALIANZA INDEPENDIENTE DE GRUPOS DE APOYO

 [:]