Como cada um pode se auto ajudar quando está deprimido

218

Voltar

Os transtornos depressivos fazem que alguém se sinta exausto, inútil, sem esperança e desamparado. Essas maneiras negativas de pensar ou de se sentir fazem que as pessoas queiram se dar por vencidas. É importante ser consciente de que as maneiras negativas de ver as coisas são parte da depressão. Estas são distorções que, pelo geral, não se apóiam em circunstâncias reais. Os pensamentos negativos desaparecem quando o tratamento começa a fazer efeito. Enquanto isso:

1 – Fixe metas realistas, tomando em conta a depressão, e não trate de assumir uma quantidade excessiva de responsabilidades.

2 – Divida as metas em partes pequenas, estabeleça prioridades e faça o que tiver condições quando puder.

3 – Trate de estar acompanhado e de confiar em alguma pessoa; sempre é melhor que estar sozinho e não falar com ninguém.

4 – Tome parte em atividades que ajudem a se sentir melhor.

5 – Faça exercício leve, vá ao cinema, vá a um jogo esportivo, ou participe de atividades recreativas, religiosas, sociais ou de outro tipo. Tudo isso pode ajudar.

6 – Não espere que seu estado de ânimo melhore imediatamente, mas sim gradualmente. Sentir-se melhor leva tempo.

7 – É aconselhável postergar as decisões importantes até que a depressão melhore. Antes de fazer mudanças importantes, como mudar de trabalho, um casamento ou uma separação, consulte antes com pessoas que o conheçam bem e tenham uma visão mais objetiva de sua situação.

8 – A gente rara vez sai de uma depressão de um dia para o outro. Mas é possível se sentir um pouco melhor a cada dia.

9 – Lembre que posicionamentos e pensamentos positivos eventualmente irão substituir os pensamentos negativos que são parte da depressão. Os pensamentos e posicionamentos negativos irão desaparecer tão logo sua depressão responda ao tratamento.

10 – Aceite a ajuda oferecida por familiares e amigos.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.


Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.


Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM


O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar