Calculadora para conhecer a fibrose causada pela gordura no fígado (esteatose)

2802

Voltar

A doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD) (esteatose) é atualmente a principal causa de doença hepática crônica no mundo. Muitos pacientes com NAFLD terão pouca progressão em sua doença, no entanto, alguns irão progredir para fibrose, cirrose e câncer de fígado.

Pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD)  (esteatose)  devem ter seus valores de fibrose seguidos ao longo do tempo para avaliar a progressão ou a estabilização.

Para utilizar a calculadora é necessário ter em mãos alguns dados, como a idade do paciente, o índice de massa corporal (IMC ou BMI), o resultado do índice APRI (Calculadora para conhecer o grau de fibrose utilizando o APRI encontrada em http://www.hepato.com/2018/01/05/calculadora-para-conhecer-o-grau-de-fibrose-utilizando-o-indice-fib-4-e-o-apri/ , o número de plaquetas e o valor da albumina.

A calculadora para obter o grau de fibrose em pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD) (esteatose) é encontrada em:  https://www.mdcalc.com/nafld-non-alcoholic-fatty-liver-disease-fibrosis-score#next-steps

RESULTADOS:

  • Se o resultado for menor que 1.455, o grau de fibrose fica entre nenhuma fibrose (F0), fibrose mínima (F1) ou fibrose moderada  (F2).
  • Se o resultado fica entre 1.455 e 0.675 lamentavelmente indica um resultado indeterminado.
  • Se o resultado ficar acima de  0.675 indica uma fibrose severa (F3) ou cirrose (F4).

A biópsia hepática ou algum método de imagem para determinar a gravidade da fibrose seria necessária em apenas 25% dos pacientes identificados como” indeterminados “

INTERPRETANDO OS GRAUS DE FIBROSE:

Fibrose F0 = indica não existir nenhuma fibrose;

Fibrose F1 = indica fibrose mínima;

Fibrose F2 = indica fibrose moderada;

Fibrose F3 = indica fibrose severa;

Fibrose F4 = indica já existir um quadro de cirrose.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

 

 

 

Compartilhar