Alimentos que são recomendados, permitidos ou limitados para pessoas com diabetes

583

Voltar

Informações encontradas na página da FUNDACIÓN EROSKI de Vizcaya, Espanha, ajudam não somente pessoas com diabetes, pois as recomendações são também validas para uma alimentação saudável para todos.

 

ALIMENTOS RECOMENDADOS:

– Leite e laticínios, leite semidesnatado ou desnatado, dependendo das necessidades individuais, mas, sendo recomendável consumir mais frequentemente iogurtes e outros derivados do leite de baixa gordura, e por logico, sem açúcar. Devem ser utilizados adoçantes. (leia sempre o rotulo).

Carne, peixe, ovos e derivados. Todos são frequentemente recomendados para uma alimentação equilibrada.

– Cereais e batatas: combinados com legumes, batata (amido), arroz, massas e outros cereais, preferindo os integrais (pão, cereais e biscoitos integrais sem açúcar).

– Leguminosas: lentilhas, grão de bico, feijão, ervilhas. Recomenda-se combinar apenas com batatas ou arroz e legumes.

– Legumes crus: todos, de preferência uma ração diária. (salada).

– Frutos: frescos, se possível, com pele e bem lavados, amassados, cozidos sem açúcar, exceto aqueles indicados abaixo em “alimentos limitados”.

– Bebidas: água, caldos e sopas sem gorduras, chás de ervas, sucos naturais e smoothies (misturas de sucos de frutas, verduras, iogurtes, sorvetes e muitos outros ingredientes) com adoçante.

– Gorduras: azeites e sementes (girassol, milho, soja), pouca manteiga, margarinas vegetais e nozes.

 

 

ALIMENTOS PERMITIDOS PARA CONSUMO MODERADO E OCASIONAL:

– Leite e laticínios: sobremesas caseiras feitas com adoçantes não calóricos que resistem ao cozimento como a sucralose.

– Carnes com pouca gordura, fígado, presunto e frango ou peru frios, presunto especial baixo em gordura e, em menor medida, outras salsichas.

– Cereais: pão branco, biscoitos tipo Maria.

– Bebidas: sucos comerciais não adoçados, café, café descafeinado, bebidas ligeiras.

– Produtos especiais para diabéticos: doces, pastelarias normais ou integrais e sorvetes feitos com adoçantes e todos aqueles que carregam frutose (açúcar calórico de frutas e mel) e com moderação.

– Outros produtos: maionese, molhos (melhor com leite semidesnatado ou desnatado).

 

ALIMENTOS LIMITADOS (CONSUMIR ESPORADICAMENTE OU EM PEQUENAS QUANTIDADES):

– Leite e laticínios: limitar os integrais com gordura e evitar todos aqueles que carregam açúcar, compotas, etc., e aqueles que são enriquecidos com creme de leite ou que levam creme.

– Carnes gordurosas: produtos de charcutaria e vísceras, peixe enlatado, cereais salgados ou defumados: bolachas, biscoitos.

– Leguminosas: aqueles que são cozidos com ingredientes gordurosos de origem animal (linguiça, salsicha, bacon, etc.)

– Frutas: frutas em calda, frutas secas, cristalizadas e congeladas.

– Bebidas: sucos adoçados com açúcar, bebidas refrescantes com açúcar (cola, tônica, guaraná), milk-shakes adoçados e bebidas alcoólicas.

– Gorduras: creme de leite, banha, bacon.

– Outros: chocolate e chocolate em pó, mel e compotas convencionais, geleias de frutas com açúcar.

– Edulcorantes: Evitar açúcar comum ou sacarosa.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar