É recomendado pela CONITEC implementar um novo Protocolo para tratamento da Hepatite C

1058

Voltar

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde publicou nesta quinta-feira, dia 15 de março, a portaria que recomenda atualizar o Protocolo Clínico e as Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Hepatite C Crônica e incorpora os medicamentos: elbasvir+grazoprevir e ledispavir+sofosbuvir, duas novas alternativas terapêuticas que auxiliarão no combate à Hepatite.

A partir de agora o Ministério da Saúde tem 180 dias para implementar o Protocolo de Tratamento e os novos medicamentos aprovados, tempo esse necessário para a compra, importação, recebimento e distribuição dos medicamentos.

Assim, num prazo entre quatro e seis meses o Protocolo será aprovado e os professionais de saúde poderão se guiar pelas novas recomendações. Até lá continua valendo o Protocolo de 2017.

O texto completo do novo Protocolo é encontrado em  http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2017/protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-hepatite-c-e-coinfeccoes

Meu agradecimento a todos os que enviaram contribuições na consulta pública. Passaremos a ter o melhor do mundo não somente no tratamento como no acesso aos medicamentos mais modernos e eficazes do mundo.

Outros dois medicamentos, os chamados pan genótipos estão com registro prioritário na ANVISA e assim que aprovados certamente serão incorporados no Protocolo.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO

Compartilhar